Fala povo!
Alguem aqui ja fez entrevista e a prova do UOL de java pleno?
Vou fazer hj e queria algumas dicas sobre a prova e a entrevista… o que perguntam mais ou menos? o que geralmente cai na prova? e tals…
valeu!
Fala povo!
Alguem aqui ja fez entrevista e a prova do UOL de java pleno?
Vou fazer hj e queria algumas dicas sobre a prova e a entrevista… o que perguntam mais ou menos? o que geralmente cai na prova? e tals…
valeu!
Já te adianto…é uma das provas mais difíceis do mercado. Envolve conceitos de UML e problemas envolvendo lógica de programação. Cai uma questão sobre array onde você terá de utilizar recursividade para verificar valores de um array dentro de outro. É “punk”.
Posteriormente, poste suas impressões.
a alguns meses atrás eu fiz acho que entre 2 ou 3 entrevistas no uol num periodo de acho que um pouco menos de 2 meses… era um não fala que sim nem que não que demorou esse tempo todo, ai marcaram uma nova entrevista para um dia depois do dia que estaria começando em outra empresa e ai eu recusei e disse que não tinha mais interesse…
apesar disso achei que as entrevistas eram de certa forma bem feitas, perguntavam alguma coisa sobre padrões, arquitetura, perguntavam como resolver problemas bem relacionados a escalabilidade… achei interessante, não é mais uma provinha cheia de perguntas da scjp (sim, para pleno, é o que mais tem por ai…).
O que mais vocês podem me falar sobre teste para entrar no UOL.
Vou participar de uma seleção no UOL e vou realizar o teste e gostaria de saber o que eles costumam por no teste>
Obrigado
Reginaldo
http://www.regifelix.com/
Eu fiz e passei (fui até o final, mas não passei na entrevista pessoal - não entendí até hoje porquê). Foi bem chatinha, caiu um pouco de notação O (‘O’ grande), um pouco de estatística, um pouco de conhecimento de algoritmos, um pouco de UML, além de questões práticas (resolução de problemas, mesmo).
Te aconselho a rever bem a parte de notação O e estatística, pois foi a parte mais chata (minha opinião).
[]'s
nunca ouvi falar bem deste lugar pra trabalhar. pelos anos que morei em SP esse era um lugar pra ser evitado. geralmente as vagas tem alta rotatividade e pode pedir a partir dde 55 hora pois o negocio lá é bravo. nego tem hora pra entrar e nao tem pra sair, geralmente vira noite até terminar no regime da chibata.
obvio que confio no relato de meus amigos mas tem quem goste deste regime de escravidão. :lol:
Fiz um teste 2 semanas atrás e caiu uma pergunta igual essa. Tinha que “codificar” no papel e caneta mesmo, nada de computador.
Alguém poderia demonstrar como seria a resolução de uma questão igual essa?
Voltando o teste que eu fiz, foram 10 questões e consegui lembrar de todas as questões(tenho uma memória fora do normal.rsrs) para refazer o teste em casa, se alguém tiver curiosidade posso repassar mais ou menos como foi esse teste.
Geralmente esses testes são feitos no papel mesmo? Digo, nas questões do testes que vc tem que codar.
Fiz um teste 2 semanas atrás e caiu uma pergunta igual essa. Tinha que “codificar” no papel e caneta mesmo, nada de computador.
Alguém poderia demonstrar como seria a resolução de uma questão igual essa?
Voltando o teste que eu fiz, foram 10 questões e consegui lembrar de todas as questões(tenho uma memória fora do normal.rsrs) para refazer o teste em casa, se alguém tiver curiosidade posso repassar mais ou menos como foi esse teste.
Geralmente esses testes são feitos no papel mesmo? Digo, nas questões do testes que vc tem que codar.[/quote]
Quando eu fiz (uns 4 meses atrás), era misto. Tinha duas questões de resolver no papel (as duas de projeto + código) e duas de resolver com código real.
[quote=Alexandre Saudate]Eu fiz e passei (fui até o final, mas não passei na entrevista pessoal - não entendí até hoje porquê). Foi bem chatinha, caiu um pouco de notação O (‘O’ grande), um pouco de estatística, um pouco de conhecimento de algoritmos, um pouco de UML, além de questões práticas (resolução de problemas, mesmo).
Te aconselho a rever bem a parte de notação O e estatística, pois foi a parte mais chata (minha opinião).
[]'s[/quote]
Também fiz uma teste no UOL há uns seis meses, e foi nessa pegada que você descreveu. Estatística, algoritmos, UML, questões sobre escalabilidade…tava bem desagradável preencher aquele teste, não que os assuntos não sejam interessantes mas duvido muito que sejam pertinentes no dia a dia do desenvolvimento. :lol:
Na entrevista algo que a moça lá disse e me chateou um pouco foi quando ela estava comentando acerca da dificuldade do teste e comentou que “aqui vem muitas pessoas que não são formadas em universidades de ponta, que pagam faculdades mais baratas e não tem os conhecimentos pra trabalhar no UOL”, foi uma frase extremamente infeliz da menina do RH porque pensar que alguém que fez uma “universidade mais barata não serve pra trabalhar no UOL” é simplesmente um absurdo.
Passados quinze dias me ligaram informando a aprovação nesse teste (ainda seriam necessárias duas entrevistas), mas depois do que relatei acima me desinteressei e recusei. Mas imagino que seja interessante trabalhar lá.
[quote=alias]
Na entrevista algo que a moça lá disse e me chateou um pouco foi quando ela estava comentando acerca da dificuldade do teste e comentou que “aqui vem muitas pessoas que não são formadas em universidades de ponta, que pagam faculdades mais baratas e não tem os conhecimentos pra trabalhar no UOL”, foi uma frase extremamente infeliz da menina do RH porque pensar que alguém que fez uma “universidade mais barata não serve pra trabalhar no UOL” é simplesmente um absurdo…[/quote]
Comentário infeliz e preconceituoso. Então ela deveria explicar pq um grande site do UOL onde os desenvolvedores formados em universidades de ponta esqueceram de fechar a conexão com o banco de dados causando uma lentidão extrema que se estendeu por meses.
[quote=norbAns][quote]
Na entrevista algo que a moça lá disse e me chateou um pouco foi quando ela estava comentando acerca da dificuldade do teste e comentou que “aqui vem muitas pessoas que não são formadas em universidades de ponta, que pagam faculdades mais baratas e não tem os conhecimentos pra trabalhar no UOL”, foi uma frase extremamente infeliz da menina do RH porque pensar que alguém que fez uma “universidade mais barata não serve pra trabalhar no UOL” é simplesmente um absurdo…[/quote]
Comentário infeliz e preconceituoso. Então ela deveria explicar pq um grande site do UOL onde os desenvolvedores formados em universidades de ponta esqueceram de fechar a conexão com o banco de dados causando uma lentidão extrema que se estendeu por meses.[/quote]
Faz um favor? Coloca o quote certo, porque eu não disse nada disso… :roll:
Bom vou realizar o teste agora de manha,
a tarde posto aqui como foi, espero que de tudo certo, pelo que vocês me relataram aqui e pelo que um amigo que trabalha la me falou é um prova teórica que cai algum conteúdo geral da área, algorítimos, UML, herança, alguma questão de recursividade, alguma questão de EJB. Pelo que este amigo me falou é uma prova apenas para filtrar, depois tem a entrevista que realmente é o que conta.
Bom espero que de tudo certo, depois a tarde posto aqui como foi.
Obrigado
Já fiz vários testes lá. Conheço também pessoas que trabalharam lá.
Vou falar das minhas experiências:
Fui chamado para fazer uma entrevista em uma consultoria. Fiz uma prova técnica, muito bem elaborada. Englobava inúmeros conceitos, desde algorítimos até UML.
Após algums semanas, fui chamado para fazer uma prova na UOL. A prova tinha os moldes da primeira prova, só que mais difícil e em inglês.
Fui muito bem na prova.
Agora vinha a parte mais dfícil: a entrevista técnica.
Vieram dois caras, o coordenador e um lider.
Pelo visto conheciam muito, mas pude reparar um coisa: queriam mostrar que sabiam mais do que realmente sabiam.
Não falo isso, só porque não fui aprovado. Respondi todas suas perguntas se maneira mais fluente possível. Mas parece que inventavam coisas para fazer me contrariar.
Coisas realmente absurdas tipo: e se você o JBOSS cache e ele não der conta. Se você usar o hadoop e ele falhar.
Perguntavam como se não conhecem as ferramentas. Conduziam a entrevista como se estivessem lendo um roteiro, tivessem decorado.
Outro ponto negativo que eles falaram foi justamente o ponto que nosso amigo disse: a fato da disponibilidade de horário. Fui muito sincero nesse ponto, e me conttou pontos negativos na entrevista. Eu acho que mais pesou.
Percebi também que ambiente tem um boa infraestrutura e um excelente lugar para aprender. O salário pode chegar a um nível bom.
Mas também tive a impressão que ninguém fica lá e a rotatividade é alta. Sempre recebo as mesmas vagas a anos de lá depois da entrevista.
Certamente para quem está começando e está disposto a encarar de tudo é um ótimo lugar.
Mas existem lugares bem melhores de se trabalhar.
[quote=Alexandre Saudate]
Faz um favor? Coloca o quote certo, porque eu não disse nada disso… :roll: [/quote]
Pronto! Me atrapalhei na hora de postar, foi mal.
[quote=regifelix]Bom vou realizar o teste agora de manha,
a tarde posto aqui como foi, espero que de tudo certo, pelo que vocês me relataram aqui e pelo que um amigo que trabalha la me falou é um prova teórica que cai algum conteúdo geral da área, algorítimos, UML, herança, alguma questão de recursividade, alguma questão de EJB. Pelo que este amigo me falou é uma prova apenas para filtrar, depois tem a entrevista que realmente é o que conta.
Bom espero que de tudo certo, depois a tarde posto aqui como foi.
Obrigado
http://www.regifelix.com/[/quote]
é na host? ou em alguma empresa no grupo UOL ? trabalho pro grupo porém tenho minha carteira assinada pela UOL SA.
descordo, a UOL tem n projetos, tem projetos legado como toda empresa grande porém tem muito projeto legal.
alta rotatividade existe de fato, porém descordo novamente quando diz o negócio é bravo, o que eu mais curto é resolver problemas que muitos não resolvem.
[quote=Sparcx86]nego tem hora pra entrar e nao tem pra sair, geralmente vira noite até terminar no regime da chibata.
obvio que confio no relato de meus amigos mas tem quem goste deste regime de escravidão. :lol: [/quote]
Não é permitido a não ser com ordem da gerência ficar trabalhando depois do horário, para isto tem planejamento de horas de desenvolvimento e métodologias de desenvolvimento aplicada, não é necessário ficar pós horário pois se faz tudo no tempo normal, salvo exceções.
Quando fico após o horário fico por gosto nunca por obrigação, acho a UOL uma ótima empresa sim e como falei com muitos projetos legais e não estou aqui para vender o peixe de ninguem :), abraços.
acabei de fazer o teste, realmente 12 questoes bastante tecnicas depois posto mais agora to postando do cel
uma coisa curiosa (sei que postei antigamente em relação a isso mas já que reviveram o tópico…), estava conversando com um colega meu a algum tempo atrás sobre entrevista nesse mesmo lugar, ele me contou que na entrevista ficavam perguntando coisas de rede (mais voltadas a rede mesmo, que não diz respeito a desenvolvimento de software) como configurações de roteador, coisas específicas disso, eu me lembrei que quando fui entrevistado la, depois de perguntar coisas de desenvolvimento, no meu caso depois de coisas específicas de java (como faria x ou y em relação a desempenho), perguntaram sobre banco, como deixaria a parte do banco mais rápido, não estavam satisfeitos com uma resposta falando na análise para se criar um index e se pesquisar por ela e paginar os resultados, queriam que pudesse exibir quantidades altas de resultados nas telas, o que eu poderia fazer para rápido assim mesmo, sugeri talvez a criação de cluster para esse banco, perguntaram como deveria ser feito eu disse que isso eu passaria a solicitação para algum dba responsável e ele quis saber como “eu” faria, não aceitou muito bem a resposta de que eu não saberia fazer aquilo, que mesmo sendo desenvolvedor eu deveria saber… também achei isso meio infeliz…
Reportando como foi o teste, bem cheguei no prédio da UOL no horário combinado, um prédio de 6 andares na Av. Faria Lima, observei que em cada os andares não são separados em salas, é um salão grande, separado em conjuntos de baias com acho que 4 ou 5 funcionários por baia, e as baias não tem divisórias. A analista de recursos humanos que me atendeu me passou um teste para realizar de 12 questões, e mais uma folha para preencher com dados cadastrais, salário no último emprego, remuneração pretendida etc.
Fiquei sozinho numa sala de reuniões, e tive 60 minutos para realizar a prova, as questões foram todas teóricas e com escessão de algumas que achei fáceis pois eram parecidas com o que havia caído na prova de certificação.
Caiu umas 3 questões de Orientação a Objeto, explicar a diferença entre Interface e Classe Abstrata, um trecho de código onde deveria marcar qual das alternativas de código poderia ser colocado na linha tal sem problemas. Uma questão com o trecho Integer i = Integer.valueOf(“10”); perguntando qual design pattern se referia o trecho. Mais outra questão envolvendo design pattern e EJb. Um questão pediu para escolher uma opção( RUP, Scrum, TDD e etc) e descrever com suas palavras, perguntou sobre os pros e contras do TDD,
tive que fazer um diagrama de banco de tabelas de uma faculdade, umas 3 questões de EJB, um questão sobre um sistema antigo em JSP com paginas conectando diretamente com o banco e como eu faria para melhorar esses sistema para descrever com minhas palavras.
Pediu para explicar por que é melhor trabalhar com propriedades de objetos e uma questão sobre recursividade.
Bom foi isso,
Apesar de um pouco difícil achei a prova pertinente,
e também percebi que vale realmente a pena estudar para certificação pois acho que me deu bases boas.
Um abraço a todos
http://www.regifelix.com/