Fui selecionado para fazer uma entrevista para Programador Java Jr seria a minha primeira entrevista para Java. Me disseram para ir preparado pois terá testes. Estou a 2 meses estudando para certificação. Gostaria de saber cmo quem já passou por isso o que acostuma cair … ???
Bom cara no meu teste para estagiário, caiu implementação de árvore binária segundo padrões JavaBeans, interagir com ela em um modelo MVC com servlets e JSP utilizando design patterns básicos… detalhe: tudo com caneta e papel… rs moral da história, isso é tudo muito relativo, varia de empresa para empresa…
Mas vá tranquilo, algumas empresas levam em conta outros lados do profissional, não somente o técnico. Certa vez um gerente de projetos d euma grande empresa daqui de SP falow: Não quero um cara extremamente técnico… Os técnicos eu contrato a qualquer hora, quero um cara que se destaque no perfil pessoal, etc, tipo aquelas histórias de inteligência emocional…
Relaxa filho, pra java Jr. provavelmente o cara só vai querer saber se você não tá lá de perdidão.
Mostra que você tem potencial de aprendizado e corre pro abraço.
Cara, fica frio, relax. Esses testes são muito normais, e como você já está estudando, nem se preocupa com isso. Caso não dê certo dessa vez, terão outras oportunidades.
Cara, isso me deixa indignado. Os caras exigem requisitos absurdos. A idéia do estágio é justamente a aprendizagem. Muitas empresas querem mão de obra barata em vez de estagiários, assim os coitados viram “escravos”.
[quote=kikoblues]
Bom cara no meu teste para estagiário, caiu implementação de árvore binária segundo padrões JavaBeans, interagir com ela em um modelo MVC com servlets e JSP utilizando design patterns básicos... detalhe: tudo com caneta e papel... rs moral da história, isso é tudo muito relativo, varia de empresa para empresa...
Cara, isso me deixa indignado. Os caras exigem requisitos absurdos. A idéia do estágio é justamente a aprendizagem. Muitas empresas querem mão de obra barata em vez de estagiários, assim os coitados viram “escravos”.
abraço![/quote]
É verdade! Porém foi somente a prova, no dia a dia depois de contratado a coisa ficou mais no estudo mesmo… O bom do estágio é receber para estudar… rs Em compensação, fiz testes em outras empresas de maior porte que não pediram sequer algo prático. Eram entrevistas em inglês do tipo discussão sobre arquitetura X, Usar ou não usar determinado framework ou pattern, e nada de teste técnico. Mais ainda, duas empresas onde realizei o processo seletivo nem sequer tocaram em qualquer assunto técnico. Lógico que para essas empresas a vaga não era de estagiário… Em summa, As empresas estão diversificando seus conceitos sobre o que esperar de um profissional. Ou de como analisá-lo em um primeiro contato. Isso é bom, ao meu ver…
[quote=kikoblues]
Bom cara no meu teste para estagiário, caiu implementação de árvore binária segundo padrões JavaBeans, interagir com ela em um modelo MVC com servlets e JSP utilizando design patterns básicos... detalhe: tudo com caneta e papel... rs moral da história, isso é tudo muito relativo, varia de empresa para empresa...
abraço![/quote]
É verdade! Porém foi somente a prova, no dia a dia depois de contratado a coisa ficou mais no estudo mesmo… O bom do estágio é receber para estudar… rs Em compensação, fiz testes em outras empresas de maior porte que não pediram sequer algo prático. Eram entrevistas em inglês do tipo discussão sobre arquitetura X, Usar ou não usar determinado framework ou pattern, e nada de teste técnico. Mais ainda, duas empresas onde realizei o processo seletivo nem sequer tocaram em qualquer assunto técnico. Lógico que para essas empresas a vaga não era de estagiário… Em summa, As empresas estão diversificando seus conceitos sobre o que esperar de um profissional. Ou de como analisá-lo em um primeiro contato. Isso é bom, ao meu ver…
[quote=Tecnoage][quote=kikoblues]
abraço![/quote]
É verdade! Porém foi somente a prova, no dia a dia depois de contratado a coisa ficou mais no estudo mesmo… O bom do estágio é receber para estudar… rs Em compensação, fiz testes em outras empresas de maior porte que não pediram sequer algo prático. Eram entrevistas em inglês do tipo discussão sobre arquitetura X, Usar ou não usar determinado framework ou pattern, e nada de teste técnico. Mais ainda, duas empresas onde realizei o processo seletivo nem sequer tocaram em qualquer assunto técnico. Lógico que para essas empresas a vaga não era de estagiário… Em summa, As empresas estão diversificando seus conceitos sobre o que esperar de um profissional. Ou de como analisá-lo em um primeiro contato. Isso é bom, ao meu ver…[/quote]
Muitas vezes estes tipos de testes são mais para ver como vc reage do que se você sabe ou consegue fazer aquilo. Em várias entrevista já usei algo parecido para medir a reação da pessoa perante pressão ou perante uma situação inesperada.
Quando eu aplico testes, o meu objetivo não é saber se o cara sabe exatamente tudo o que eu peço. Eu quero saber se ele não está lá de paraquedista*, sua lógica, estrutura, etc.
Quando o cara não tem conhecimento, ele não passa de menus para chamar telas.
Ainda estamos começando no Java (estamos estudando a tecnologia para a migração de sistema). Mas pelo menos no Delphi, estes paraquedistas são 80% dos entrevistados. No Delphi, por exemplo, tem uns componentes de uso fácil e completamente visual, sem necessidade de código(DbEdit, DbGrid, etc). Não utilizamos este tipo de componentes na empresa por motivos técnicos. Qdo vc tira isso da maioria dos programadores Delphi, vira aquela bagaceira. Mas pelo menos até onde eu sei, pro cara fazer alguma coisa no Java ele tem que saber pelo menos um pouco.
*paraquedista = pessoa que aparece na sua frente sem conhecimento ou motivo plausível.
No teste de estagio que eu fiz comversei com o cara 5 minutos.
nada mais só bati um papo legal com ele ,falei o que sabia e o que não sabia não pediu para fazer teste nehum, e fui chamado
Sinceramente acho que o que vale é você ser sincero e nunca nunca mesmo fale mentira pq se naum depois vc se queima sozinho.