Entrevistas

Ai galera boa tarde,

Ta criando esse topico para discutirmos como são as entrevistas???

Quais as perguntas e tarefas que mas contumamos fazer??? e quais são as mais atípicas???

No meu caso a pergutas mas normais são:

Porque devemos contrato-lo??
Qual o seu pior defeito?? (Essa é chata)

e a tarefa mas atípica foi desenhar??? Ate hoje não sei pra que!!!

Existem dois tipos de entrevistas, uma feita pelo RH e outra feita pelo departamento técnico. Hoje em dia, é comum que o departamento técnico faça uma prova com o candidato, principalmente se for júnior. Eu mesmo sou 100% partidário da provinha. E muitas questões da entrevistas poderão vir com base nessa prova.

As provas técnicas tem como objetivo traçar um perfil, não definir uma nota. Portanto, pode ser que você seja surpreendido com uma prova em que você só saiba responder 30% de tudo que está lá. Relaxe, isso é normal, principalmente se a prova cobrir coisas que a empresa trabalha, mas que a vaga em específico não requisitou. Por exemplo, uma empresa de eletrônicos pode te cobrar coisas de eletrônica digital, mesmo que você esteja se candidatando a uma vaga para Java. Obviamente, a prova também avalia se você tem os conhecimentos mínimos necessários para a vaga. Numa prova para Java, você não saber uma linha de Java, certamente vai pegar mal.

Em entrevistas, procuramos saber o interesse do candidato e ver como ele se avalia. Procure fazer de antemão uma pesquisa sobre a empresa que irá atuar, e se informe com pessoas que trabalham lá (se possível), o quão informal ou formal é o ambiente de trabalho. Ir à uma entrevista do HSBC com uma roupa social, por exemplo, conta pontos, enquanto ir até a Esteio Engenharia de terno e gravata pode ser uma péssima idéia. Algumas empresas, como as de jogos, exigem não só um currículo como também um portifólio, e talvez você precise apresenta-lo na entrevista.

Uma coisa que é considerada pouco profissional hoje em dia, e que não cola, é disfarçar uma qualidade como defeito, na famosa pergunta “Qual é o seu maior defeito”. Procure explicar pq vc considera a característica um defeito e como está trabalhando para melhora-la. E tome cuidado também com perguntas como “Qual é o seu hobby”. Tente procurar um hobby que não revele totalmente sua vida particular, e não dê a entender que seu hobby é realizar sua profissão em casa (por mais geek que você seja).

Em entrevistas com o RH, é uma caixinha de surpresas. Os psicólogos avaliam fatores subjetivos, por testes ainda mais subjetivos. Não sou da área e nunca fiz entrevistas desse tipo, com ninguém. Então não posso te ajudar.

Ah sim, quase esqueço de comentar. Existe uma técnica comum, em entrevistas, que é o entrevistador ficar calado, e adotar uma postura agressiva (de braços cruzados, por exemplo), logo após o candidato terminar de explicar algo. Essa técnica tem por objetivo ver como o candidato reage a pressão.

Aguarde algum sinal por parte do entrevistador, por alguns momentos. Se ele não tiver nenhum, pergunte se houve alguma dúvida. Se não houver, aguarde um pouco e então pergunte se ele precisa de mais algo. Se ele disse nada, aguarde você também instruções.

O que você não pode fazer é se explicar, como se o que você estivesse falado a poucos minutos estivesse errado.

RH é um lixo, odeio…

Po vlw cara suas dicas vão ser úteis.

Normalmente, nos desenhos, eles notam a sua qualidade de percepção e detalhes.

Por exemplo, mandam te desenhar uma casa, com uma árvore ao lado, etc…

Não vão notar o quão bem é o seu desenho, e sim o quanto vc o detalhou. Existem pessoas que não fazem um chão por exemplo, desenham uma casa e uma árvore no “ar”.

Enfim, é só uma forma de avaliação que pode ser útil.

Abraços!

Cara…o que eu realmente acho é que os RH’s das empresas não estão preparados para a área de TI em geral…
Eu participei de algumas entrevistas de emprego ano passado, e somente 1 me deram algo relativo á programação e analise de sistemas…um bloco de código em pseudolinguagem com um laço pra ver qual estava certo ou errado…
Nas demais, tive prova psicotécnico, português, etc…

No DETRAN, para tirar a carteira, pediram para minha irmã desenhar uma árvore no psicotécnico dela.
Ela desenhou uma mais ou menos assim:

Obviamente não foi essa arvore, mas o desenho ficou muito parecido. A psicóloga disse: “Acho que vou pegar esse desenho para mim”.
Fico imaginando o desespero do coitado do banco de trás se resolveu dar uma “espiadinha” nos concorrentes e viu a folha dela.

A menos que você queria ser candidato a piloto de linha área, né?

A menos que você queria ser candidato a piloto de linha área, né?[/quote]

Sim, hehe!

Na verdade, falei relacionado a área de desenvolvimento de software. Para um desenvolverdor normal, não vão notar o quão bem você desenha, e sim o quanto você cuida dos detalhes do desenho.

Alguém tem uma justificativa razoável pra esse tipo de pergunta? Na minha opinião ela não agrega nada no processo de decidir se o candidato está apto ou não e dependendo dos hobbies da pessoa ainda pode alimentar alguns preconceitos que prejudiquem o candidato.

[quote=elciok][quote=ViniGodoy]
E tome cuidado também com perguntas como “Qual é o seu hobby”. Tente procurar um hobby que não revele totalmente sua vida particular, e não dê a entender que seu hobby é realizar sua profissão em casa (por mais geek que você seja).
[/quote]

Alguém tem uma justificativa razoável pra esse tipo de pergunta? Na minha opinião ela não agrega nada no processo de decidir se o candidato está apto ou não e dependendo dos hobbies da pessoa ainda pode alimentar alguns preconceitos que prejudiquem o candidato.[/quote]

Eh verdade, eu acho essa pergunta totalmente sem nocao.

Ja perguntaram pra mim qual era o meu hobby e eu respondi “toco bateria numa banda de rock e ando de skate”, a pessoa que tava me entrevistando achou legal que eu tocava bateria mas por outro lado, se vc pega uma pessoa que tem certos preconceitos embutidos na cabeca pode pensar, “pow, musico? Deve user drogas. Provalvemente tem tatuagem, se tem tatuagem, eh ex-presidiario” :smiley: hehehehe

Acho que nao agrega em nada na entrevista, eu pouco me importo o que as pessoas do meu trabalho fazem quando elas estao fora do escritorio e acho que ng e nem meu chefe se importa com que eu faco tb desde que eu esteja aqui 8 da manha todos os dias e faca meu trabalho direito. :slight_smile:

Como ja falaram acima, Rh eh uma merda. Acho que so no Brasil que os candidatos tem que passar por entrevista com psicologos.

//Daniel

Bom dia!

São perguntas comuns, mas é a partir dessas perguntas aparentemente sem noção que os entrevistadores conseguem traçar o perfil do candidato à vaga e determinar se esta apto ou não a ocupar a determinada vaga, o que falta pro setor de RH realmente funcionar hj em dia é aprimorar a Administração de Recursos Humanos nas empresas, pena que poucas empresas, acho que só as grandes, adotaram essa evolução em termos de RH.

Att.

Antigamente … quando comecei…faz tempo rs , era perguntado o hobby pra entender se você tinha ‘vida social’. Tinha-se a imagem que os hobby de caras de exatas era mais exatas, tipo, o cara fala ‘meu hobby é fazer software’ ai já era eliminado sumariamente.

Era só pra ver o grau de bitolagem. Mas nos rhs mais modernos a pergunta é incomum.

Lógico que tem gente que pergunta por inércia e nem sabe pq.

Mas de qualquer forma, todas as perguntas não técnicas tem receitas…é só procurar artigos no catho e do max geringher vc já tem uma boa noçaõ do que o rh espera de resposta.

Concordo, quando a vaga é por agencia de emprego, é pior!
Quem ta entrevistando, nem sabe o que ta dizendo!!!
:lol:

Fui uma das pessoas que foram demitidas por conta da crise e fui para várias entrevistas no ano passado.

A maior parte dos processos seletivos que participei começaram com uma provinha aplicada pelo RH. Essa provinha, de conhecimento técnico, vinha acompanhada com um teste psicológico ou com uma folha em branco para que eu escrevesse uma redação. O assunto da redação sempre era: eu.

Nesta primeira etapa a pessoa do RH me perguntava algumas coisas e falava um pouco da empresa.

Descobri algo que me impressionou muito: nesta primeira etapa essa conversinha com o pessoal do RH tem muito peso… as pessoas que não foram tão bem na prova mas que se desenrolaram bem na conversinha e se venderam bem na redação passaram para a segunda etapa. Obviamente que ter uma nota péssima na prova não vai ajudar em nada, mas se o sujeito gabaritar na prova e for tímido, fechado, eles não passam ele para frente mesmo…

Esse pessoal do RH é treinado para isso, nesta conversinha eles avaliam se a pessoa tem o perfil necessário para trabalhar em equipe e para lidar com o cliente, se for o caso.

Essa redação eu acho a parte mais chata porque minha letra é horrorosa. Se pelo menos pudesse digitar a redação! Quem escreve a mão hoje em dia??? :smiley: Sempre começo com uma letra e termino com outra… então fico pensando que vão inventar algo do tipo: se ela não tem letra definida então ela não tem personalidade definida, ou qualquer outra meleca do tipo…

ja tive essas mesmas impreções também, e achei incrivel, na verdade bastante triste, quando reparei que grande parte destes “formularios de RH” perguntam a sua religião, ou coisas ainda piores… perguntar o hobbie não é nada perto de umas outras perguntas que tive no meio do ano passado quanto tava procurando emprego também…

Só para retomar o topico:

Hoje sou estudante focado em JAVA.
Porem já vi varias entrevistas, de todo o tipo.

Mas o que queria saber mesmo para uma vaga de Trainee ou Jr. o que cai normalmente no teste?
Alguem tem algum teste deste tipo para ir estudando e focar os estudos no que as empresas solicitam de conhecimento?
Principalmente para conseguir entrar no mercado e poder me dedicar 100% a programação java!

tirado de http://vidadeprogramador.com.br

galera ja que se se refere a entrevistas,vcs sabem se na nossa area é afetada a tatuagem mesmo que tenha todos os requisitos para se candidatar-se à vaga?não sei se alguem aqui tem tambem?Se na hora da entrevista perguntem isso a vcs?

abrxx valeu!