Enviado e-mail e salvando o mesmo no banco de dados

6 respostas
afamorim

Galera preciso fazer uma tela aonde o cliente possa enviar e-mail pelo sistema, ate ai tudo bem, o problema, é que ele quer que o mesmo seja salvo para consulta futuras e quando baixado do sistema ele possa ser reconhecido pelo outlook, alguem tem alguma ideia de como fazer isso?
valeu.

6 Respostas

afamorim

Ninguem passou por isso?

fsquadro

afamorim,

Você já tem as informações, ao enviar o email (mensagem, destinatário e assunto).
Após enviar o email, ou antes, como preferir, chame um método que insere esses dados em uma tabela do seu banco de dados, é simples.

afamorim

Mais o que eu quero é um pouco mais complexo, quero gerar um arquivo que vai ser salvo no banco e caso alguem acesse, apos o download a pessoa possa abrir com o outlook, ou outro programa de email qualquer.

L

Mas tem que ser em formato de programa de e-mail tipo .msg do outlook mesmo?

Você não pode salvar em html mesmo? Se sim, vc gera um arquivo .html e salva em um campo blob, ou até mais fácil, vc cria uma tabela q vai ter todos os dados do seu e-mail e depois qdo a pessoa quiser ela pode gerar o arquivo em html buscando os dados do banco.

Qual a intenção em salvar em formato de programa gerenciador de e-mail?
Pq dependendo do motivo não vale a pena, pq só vai fazer com que se usuário fique dependente do programa para abrir os e-mails…

otaviofcs

Cara, tá querendo inventar a roda. Não faz isso não!

Usa um login para cada e-mail e ao enviar o mesmo salva nos itens enviados do cara. Assim você pode acessar o e-mail através da sua aplicação e o cara pode acessar a pasta do e-mail no OutloCO ou qualquer outra porcaria (até um webmail) através de IMAP.

Pense bem: armazenar arquivos grandes no banco de dados. Gerenciar os e-mail’s, ser acessado pelo Outlook. você vai implementar uma api no seu sistema compatível com os protocolos de e-mail como pop e imap? E se o cara acessando pelo outlook quiser encaminhar a mensagem? Vai criar uma api para smtp? E se a mensagem deu erro de entrega, vai voltar como pro seu servidor? Nem imagino.

Isso é viagem de cliente e desenvolvedor que quer agradar. Servidor de e-mail existe pra isso e vai funcionar melhor que qualquer porcaria que você inventar.

otaviofcs

afamorim,

Acho que exagerei. Na boa, vê o javadoc do javaMail. Vai servir pra interfacear você com o servidor de e-mail, e isso é a melhor coisa que você faz (criar um cliente mail ao invés de um servidor mail). Além de tudo tem uma grande vantagem: é fácil de fazer.

abraços e boa sorte,

otávio

Criado 19 de maio de 2007
Ultima resposta 1 de jun. de 2007
Respostas 6
Participantes 4