Enviar comando para banco oracle através de botão em aplicação gráfica
2 respostas
D
douglasagertt
Olá,
Sou novo aqui e estou aprendendo JAVA…
Seguinte, eu criei uma aplicação que realiza a conexão com um banco Oracle, e ela conecta certo.
Queria criar um botão para executar uma query de um jTextField, por exemplo: truncate table gecpte;
MAs eu não faço a mínima idéia de como fazer isso para o banco Oracle, desculpem a ignorância, mas como eu disse sou novo em programação…
Olá amigo, também estou começando agora em java, mas ja tive a oportunidade de ver como se faze um insert, espero q lhe ajude
primeiro vc ira precisar criar em uma nova classe os objetos que irão manipular as informações e criar os métodos gets e sets, exemplo vc tem 2 JTextFields, um para nome e outro para endereco, então vc ira criar dois atributos do tipo String e criar os metodos get e set de cada um deles apos isso vc ira criar o seguinte evento no botão gravar:
btGravar.addActionListener(newActionListener(){publicvoidactionPerformed(ActionEventarg0){try{Pessoapessoa=newPessoa();//aqui esta instanciando um objeto da classe onde vc criou os metodos get e setpessoa.setNome(campoNome);//aqui esta inserindo o valor do textefield para o objeto(ou variável)pessoa.setEndereco(campoEndereco);//aqui esta fazendo o mesmo no jtextField q recebe o endereço/*aqui vc cria uma variavel do tipo String onde vc ira colocar o comando sql de inserção de dados na tabela, cada "?" corresponde a um valor que será referenciado nos parametros abaixo*/Stringsql="INSERT INTO TESTE (NOME, ENDERECO)VALUES(?,?)";PreparedStatementps=conn.prepareStatement(sql);ps.setString(1,aluno.getNome());//o numero 1 significa q irá passar o valor p/ o primeiro "?"ps.setString(2,aluno.getEndereco());//o getNome e getEndereco, são o metodos q pegam o valor das variáveisps.executeUpdate();//executa o comando insertconn.commit();// conclui a transaçãoJOptionPane.showMessageDialog(null,"Aluno cadastrado com sucesso");}catch(Exceptionex){ex.printStackTrace();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Falha na conexão: "+ex.getMessage());}}});
D
douglasagertt
Amigo,
Muito obrigado, me ajudou muito este exemplo. Código claro e comentado, perfeito.Funcionou meu programa da forma que eu precisava.
Espero que possamos trocar mais idéias no fórum!