Enviar comando para banco oracle através de botão em aplicação gráfica

2 respostas
D

Olá,

Sou novo aqui e estou aprendendo JAVA…
Seguinte, eu criei uma aplicação que realiza a conexão com um banco Oracle, e ela conecta certo.
Queria criar um botão para executar uma query de um jTextField, por exemplo: truncate table gecpte;

MAs eu não faço a mínima idéia de como fazer isso para o banco Oracle, desculpem a ignorância, mas como eu disse sou novo em programação…

Teriam algum exemplo?

Muito obrigado desde já.

2 Respostas

io_Lemes

Olá amigo, também estou começando agora em java, mas ja tive a oportunidade de ver como se faze um insert, espero q lhe ajude
primeiro vc ira precisar criar em uma nova classe os objetos que irão manipular as informações e criar os métodos gets e sets, exemplo vc tem 2 JTextFields, um para nome e outro para endereco, então vc ira criar dois atributos do tipo String e criar os metodos get e set de cada um deles apos isso vc ira criar o seguinte evento no botão gravar:

btGravar.addActionListener(new ActionListener(){
				public void actionPerformed(ActionEvent arg0) {

try{
                                                        Pessoa pessoa = new Pessoa(); //aqui esta instanciando um objeto da classe onde vc criou os metodos get e set

pessoa.setNome(campoNome); //aqui esta inserindo o valor do textefield para o objeto(ou variável)
							pessoa.setEndereco(campoEndereco); //aqui esta fazendo o mesmo no jtextField q recebe o endereço

/*aqui vc cria uma variavel do tipo String onde vc ira colocar o comando
                                                        sql de inserção de dados na tabela, cada "?" corresponde a um valor que 
                                                        será referenciado nos parametros abaixo*/

String sql = "INSERT INTO TESTE (NOME, ENDERECO)VALUES(?,?)"; 
							PreparedStatement ps = conn.prepareStatement(sql);

ps.setString(1, aluno.getNome()); //o numero 1 significa q irá passar o valor p/ o primeiro "?"
							ps.setString(2, aluno.getEndereco());//o getNome e getEndereco, são o metodos q pegam o valor das variáveis

ps.executeUpdate();//executa o comando insert
							conn.commit(); // conclui a transação

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Aluno cadastrado com sucesso");

}
						catch (Exception ex) {
							ex.printStackTrace();
							JOptionPane.showMessageDialog(null, "Falha na conexão: " + ex.getMessage());

}
				}			
			});
D

Amigo,

Muito obrigado, me ajudou muito este exemplo. Código claro e comentado, perfeito.Funcionou meu programa da forma que eu precisava.
Espero que possamos trocar mais idéias no fórum!

Abraço!

Criado 14 de outubro de 2010
Ultima resposta 15 de out. de 2010
Respostas 2
Participantes 2