Ola pessoal
Estou desenvolvendo uma aplicação que envia dados pela porta paralela da máquina para um dispositivo. Utilizo windows XP e o pacote javax.comm e estou conseguindo enviar dados, mas não consigo receber dados. Como faço para receber dados?? Será que tem alguma coisa a ver com threads (assim como quando se trabalha com a serial).
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Enviar e receber dados pela paralela
12 Respostas
Olá
Mostre como está tentando receber dados.
- Usa JNI para pegar os bits da porta? Usa algum device driver?
- Tenta colocar a porta paralela em modo bidirecional usando Java?
O modo 1 é o correto. Para 2 a resposta é: os métodos de colocação da porta paralela em modo bi-direcional não funcionam no Windows. Trata-se de um antigo bug do javax.comm que a Sun corrigiu para o Solaris mas já afirmou que não vai corrigir para o Windows.
Para usar a porta paralela com certa maestria veja:
http://www.beyondlogic.org/
http://www.lvr.com/parport.htm
Ao invés do javax.comm você pode tentar usar o rxtx
http://www.rxtx.org/
[]s
Luca
então quer dizer que não é possível receber dados pela paralela usando javax.comm?
Quanto a sua pergunta: estou trabalhando com a segunda opção.
Vc não teria alguma solução pronta ou algo assim? Vou pesquisar nos sites que vc recomendou, mas se vc tiver agradeço.
É claro que se não tiver jeito uso até JNI, mas não gostaria de usar não.
Olá
esqueça javax.comm para isto e concentre seus estudos nos links que passei. Estude também como funciona o Windows (do NT para cá) na questão de processamento user mode e kernel mode. Procure no google por devices drives free e vai encontrar alguma coisa. Este é um assunto bem complexo. reserve bastante tempo.
Agora se seu caso é apenas saber se a impressora responde, procure com o fornecedor da sua impressora o device driver adequado
[]s
Luca
blz luca, obrigado
Ola pessoal
Estou desenvolvendo uma aplicação que envia dados pela porta paralela da máquina para um dispositivo. Utilizo windows XP e o pacote javax.comm e estou conseguindo enviar dados, mas não consigo receber dados. Como faço para receber dados?? Será que tem alguma coisa a ver com threads (assim como quando se trabalha com a serial).
Se alguém puder ajudar, agradeço.
Olá!!
Vc poderia me ajudar com acesso as portas seriais??
Estou tendo um problema na hora de abrir a porta
"Erro ao abrir a porta: COM1 ! STATUS:java.lang.NullPointerException
"
Agradeço desde já!
então robson, tem um tutorial legal sobrev portas serias aqui mesmo no guj. entre em artigos e dê uma olhada!
Eu baixei esse artigo, e estou usando o código dele como base para minha aplicação!!
O que ocorre é que não consigo abrir a porta COM e é apresentado a seguinte mensagem:
Erro ao abrir a porta: COM1 ! STATUS:java.lang.NullPointerException
Puxa… e eu que já estava me animando para mexer nessa API… :x
Só para te consolar!!Eu estava comendo bola na hora de abrir a porta, pois, eu não capturava o Id dela antes de abrir…se vc usar o fonte que encontra-se no pdf de um tutorial aqui no guj, ficará bastante satisfeito.
Boa sorte! :lol:
olha lord, se vc quiser usar essa api só para enviar dados, sem problema nenhum, mas para receber…pelo que eu já vi, esquece
Você indica qual API para a leitura!!!Aceito sugestões.
Não entendo como a SUN não valoriza uma área tão importante. Tenho um irmão que faz Altomação Industrial e já estamos montando umas idéias! Por isso, gostaria de mastigar bem esse assunto.
Mas com essas complicações… :shock:
É como o lance de impressão, sempre foi um pé no saco dos javaneses. Agora é que os doutores estão começando a nos amparar. :-o
Mas a vida continua! :?