Enviar email com anexo na máquina cliente

Boa tarde, estou com a seguinte dúvida.

Na empresa aqui, temos um sistema web com servlets, onde você emite um pedido e o sistema grava no servidor um PDF, e automaticamente manda um e-mail contendo este PDF em anexo para alguns emails configurados… Até ai tudo bem.

De qualquer forma, não foi eu quem fez está parte… e agora estou desenvolvendo um modulo de mala direta, onde poderá ser anexado arquivos. Mas já me informaram que não poderia enviar o anexo diretamente, eu teria que upar ele para o nosso servidor e após isto anexá-lo ao e-mail.

Não me explicaram o porque, e pelo o que eu pesquisei na internet não encontrei uma razão para isto, e por isso não entendo…Eu envio uma String como mensagem, mas guardo ela na memória… não salvo ela em nenhum lugar no servidor para depois enviar… porque eu teria que gravar o arquivo então? Não posso apenas pegar o arquivo no cliente, e ao invés de upar guardar o arquivo na memória?

Alguém pode me explicar isto? quem está certo?

Atenciosamente, Clarel.

Pense bem. Os dados têm de passar pelo servidor de qualquer maneira, já que é ele que tem de preparar o email para ser enviado.

Acontece que ele não pode acessar sua máquina diretamente (muito provavelmente sua máquina não está “compartilhada” na rede); você precisa fazer o upload do arquivo de qualquer maneira.

O que o pessoal lhe pediu é o certo. Tire a bunda da cadeira e vá fazer de acordo com o que eles pediram :slight_smile: