Enviar email pelo Site

Olá pessoal,

Preciso da ajuda de vocês que estão mais habituados com a linguagem Java. É que na faculdade eu aprendi POO com tal linguagem, mas na prática hoje eu programo em .Net. Portanto, estou meio defasado.
E eu programo apenas Windows App… Nada Web!!

Bom, mas o que eu preciso é extramente simples…
Preciso desenvolver rotina que envie e-mail através de um site… páginas padrões de contato que existem na maioria dos sites de empresas… onde o usuário entra com o nome, endereço de e-mail e depois com a mensagem que deseja enviar.

Então minha idéia é fazer através de JSP, com o NetBeans, já que na época da faculdade eu “desenvolvi” uma aplicação web dessa forma.
No entanto, como não cheguei a publicar na web, tenho dúvida em como funciona.

Eu mandando apenas o JSP pro servidor de hospedagem, não irá funcionar porque ele buscará pelas classes as quais tem objetos instanciados e não as encontrará.

Ah enfim, como podem ver estou totalmente desorientado.

Fico grato se alguém puder me auxiliar.

*E como o que quero é apenas essa parte de envio do email pelo site, se alguém tiver alternativas mais simples, favor reportem-me.

Abraços.

Voce pode enviar email em java utilizando a api Javamail ou o Spring Framework.
Eu particularmente prefiro o Spring, acho mais facil de se trabalhar.

Javamail => http://java.sun.com/products/javamail/
Spring => http://www.springsource.org/

Boa noite rlazoti,

Sim. Mas a minha dúvida é relativa a como os servidores web trabalham.

Por exemplo, eu fiz aqui o Action do meu html invocando minha JSP que por sua vez acessa um objeto da minha classe Java chamada “email”.

Então eu faço upload do meu html, da minha JSP e da minha classe. Mas como o servidor processa isso?

Como o servidor irá trabalhar com JSP e Java, basta eu fazer o upload que o servidor detecta que há necessidade de compilação e já trata isso?
Não é necessário fazer nada de diferente?

Hehe, totalmente noobie nessa parte.

Abraço.

Obrigado pelo auxílio!