Enviar Email Via Socket [RESOLVIDO]

Boa tarde.

Alguém sabe onde posso encontrar um tutorial que explique como enviar email via Socket ?
Já implementei um código que envia email, porém utilizando a biblioteca javax.mail.
Mas quero fazê-lo via Socket mesmo.

Agradeço desde já.
Abraço!

Tem 1 API que chama SendMail, bem útil!

E, de uma olhada nesse artigo.

Pois então “pedroroxd”, eu já havia lido este tutorial.
E em cima dele, fiz a minha implementação do envio de email.
Funcionou perfeitamente.
Porém, não quero utilizar a biblioteca javax.mail.
Quero fazer esta implementação de envio de email, via Socket.
Porém pesquisei e pesquisei para achar um tutorial referente a isto.
Até achei alguns, porém não são esclarecedores.

Por isso que vim ao GUJ.
Mas vou dar uma olhada nesta API SendEmail.

Agradeço a força!

Abraço!

Ae não posso te ajudar, pq nao tenho esse conhecimento…
Mas qual seria a vantagem de utilizar socket, em vez dessa aplicação que vc fez?

A única e exclusiva desvantagem (na minha opinião) em utilizar javax.mail, é a inserção de mais uma biblioteca no meu projeto.
Claro que com javax.mail facilitaria MUITO a implementação, tanto que já consegui fazer desta forma.
Porém há este empecilho.

Não li ainda sobre tal assunto para saber se via Socket seria mais ágil ou algo parecido.
Pretendo estudar a melhor maneira de fazer isto.

Abraço!

[quote=criador]A única e exclusiva desvantagem (na minha opinião) em utilizar javax.mail, é a inserção de mais uma biblioteca no meu projeto.
Claro que com javax.mail facilitaria MUITO a implementação, tanto que já consegui fazer desta forma.
Porém há este empecilho.

Não li ainda sobre tal assunto para saber se via Socket seria mais ágil ou algo parecido.
Pretendo estudar a melhor maneira de fazer isto.

Abraço![/quote]
Blz…
Se vc descubrir que é + rapido, manda uma P.M me avisando…
Pq eu sempre utilizei ou o javax.mail…

• 1 biblioteca no projeto com certeza sempre deve tentar ser evitado…
    Mas facilita bem + a implementação, e quanto a velocidade não tenho certeza…
    Só uso socket para chat’s e coisas do tipo

Revivendo o tópico…

Queria deixar aqui registrado que consegui realizar o envio de email via Socket e deixar algumas referências caso alguém se interesse no futuro.

Então… Seguindo o Protocolo de envio SMTP (http://www.logicengenharia.com.br/mcamara/ALUNOS/smtp.PDF), podemos observar os comandos para envio de emails via Socket.

Para isto, cria-se uma conexão via socket no servidor smtp.cua.terra.com.br e porta 25.
Claro que estou falando do email TERRA, porque é este que utilizo.

Caso queira testar manualmente, dê o seguinte comando no prompt de comando (CMD):

C:\Documents and Settings\User> telnet smtp.cua.terra.com.br 25

Com isso, é só você seguir os passos indicados neste exemplo (há vários exemplos deste fluxo).

Bom, para mais detalhes é só ler os manuais que eles são auto-explicativos.

É interessante criar uma classe própria para envio de email, porque você pode modelá-la da melhor forma para atender as suas necessidades ou de sua empresa.
Por isso o meu interesse em criar esta implementação.

Espero que isto ajude alguém no futuro como me ajudou.

Abraço!