Enviar foto

9 respostas
G

Estou fazendo um site ae no sistema onde vai ser de divulgação de venda d carro… ae gostaria que o cliente qndo se cadastrar enviar a foto do seu carro pro site…(sem email)…ae no sistema seria criado um novo link pra ele em uma pagina padrao…onde seria divulgado o carro dele com as informações dele e as imagens que ele envio…

resumindo. quero saber como faço pra um usuario enviar uma foto direto do site…eu gravo ela no servido ou no Banco de dados? como eu envio para o Servido a imagem? Quais recursos devo utilizar?

Obrigado pela atenção.

9 Respostas

christianovale

Veja se isso aí te ajuda:

Abraços.

Sucesso.

F

Uma boa prática seria você enviar a foto para pasta no seu servidor e gravar o caminho no banco de dados.

para enviar a foto voce tem varias opções uma que eu gostei bastante e essa biblioteca aqui:
http://www.javazoom.net/jzservlets/uploadbean/uploadbean.html

ou a da jakarta mesmo:
http://commons.apache.org/fileupload/

abraços

pintofree

como seram varios usuarios cada um enviando as fotos do seu carro, acho mais organizado deixar no banco de dados, e serem apagadas assim q o usuario vender o caro, as imagens no servidor podem causar bagunça se vc tiver muitos usuarios, gerando muitos arquivos difucultando a manutenção do site. pra gravar no banco de dados e soh seguir o tutorial de cima ai.

e bom dar a opção do usuario enviar varias fotos tmb

F

Eu discordo pois a foto em banco de dados gera lentidao no seu sitema.

A respeito do usário deletar as imagens quando apagar do banco de dados o registro voce pode apagar do diretorio também sem dificuldade alguma.

pintofree

febeckers:
Eu discordo pois a foto em banco de dados gera lentidao no seu sitema.

A respeito do usário deletar as imagens quando apagar do banco de dados o registro voce pode apagar do diretorio também sem dificuldade alguma.

É mais facil eu ter uma tela onde estao listados todos os caros vendidos que eu possa apagar com 1 clique, ou sair procurando um carro vendindo indo no ftp do site procurando a pasta e esperando apagar a mesma?? sem falar q ftp e lerdo pra caraio.

F

De qualquer foma será atraves de clic o que muda é só programação onde você terá de testar se o arquivo “X” existe no diretório caso exista voce apenas dera que dar um “unlink(arquivo)” no arquivo e pra mandar o arquivo voce tem apenas que fazer um upload…

OBS.: Tudo isso sem FTP.

Abraco

gilmarcand

Do ponto de vista de segurança a melhor opção é gravar em banco. Você terá maior facilidade para backups e corre menos risco de acidentes. O desempenho cai sim, mas você só sente isso se o fluxo for muito grande.
Como relação a desempenho, gravar em diretórios, sem nenhuma sombra de dúvida, é bem mais rápido pois quando precisar fazer qualquer operação com o arquivo já está ali pronto. No meu modo de ver a desvantagem está em ter de se preocupar com o backup deste diretório onde ficarão as imagens e também em tratar a possibilidade de ser gravados no mesmo diretório, arquivos com o mesmo nome.
Creio que você deve avaliar por estes dois pontos de vista para decidir que tipo de armazenamento utilizar.

Bons códigos!:slight_smile:

pintofree

gilmarcand:
Do ponto de vista de segurança a melhor opção é gravar em banco. Você terá maior facilidade para backups e corre menos risco de acidentes. O desempenho cai sim, mas você só sente isso se o fluxo for muito grande.
Como relação a desempenho, gravar em diretórios, sem nenhuma sombra de dúvida, é bem mais rápido pois quando precisar fazer qualquer operação com o arquivo já está ali pronto. No meu modo de ver a desvantagem está em ter de se preocupar com o backup deste diretório onde ficarão as imagens e também em tratar a possibilidade de ser gravados no mesmo diretório, arquivos com o mesmo nome.
Creio que você deve avaliar por estes dois pontos de vista para decidir que tipo de armazenamento utilizar.

Bons códigos!:slight_smile:

Otima resposta, eu sou traumatizado com armazendo de imagens em grandes quantidades no diretorio, por isso hj em dia sempre dou preferencia ao banco, mesmo q possa comprometer um pouco o desempenho, e claro q isso quando a quantidades de diretorios e pequeno em relação a quantidades de fotos do mesmo. o que nao e o caso de seu sistema onde, tera poucas fotos ou ate mesmo nenhuma para cada carro, gerando varios diretorios e poucas fotos. porque por mais que vc use unlink faça proteção de override de imagens, override de diretorios, proteção das pastas sempre da merda e vira zona.
É claro q por exemplo vc fosse criar album com as fotos de festivais automobilisticos seria melhor armazenar no diretorio pois teria inumeras fotos para poucos festivais por ano.

F

Agora sim concordo com os senhores mas nunca esquecenque que seria possivel sim fazer backup dos diretorios via programação sem problemas.

T +

Criado 22 de abril de 2008
Ultima resposta 22 de abr. de 2008
Respostas 9
Participantes 5