Enviar valores para Servlet via Ajax

11 respostas
jeovane.reges
Olá a todos, boa noite. Pessoal, tenho uma função que simula um "Map", onde adiciono como "Key" os item do menu e como "Values" os subitens do menu. Essa função pode ser visualizada abaixo ou visualizada e testada nesse link http://jsfiddle.net/Aw927/
// Pega os valores dos subitens dos menus de acordo com o itens que o usuário for clicando.
var key;
var value;
var mapaDeListas = new Array();
$(".conteudoMenu a").click(function(){
    key = $(this).parent(".conteudoMenu").parent("li").find(".itemMenu").attr("id");
    value = $(this).attr("id"); 

Processar();
    // Exibe os valores que foram clicados
    console.log(mapaDeListas);
});

var Processar = function() {
    if (mapaDeListas[key] && $.inArray(value, mapaDeListas[key]) == -1 || mapaDeListas[key] && $.inArray(value, mapaDeListas[key]) != -1) {
        // Verifica se  existe a chave vinda do "key" e se o valor de "value" está presente no array
        if (mapaDeListas[key].indexOf(value) == -1){
            mapaDeListas[key].push(value);
        }
    }
    else {
        // Cria o array de acordo com o valor da "key" e adiciona o valor de "value"
        mapaDeListas[key] = new Array();
    }
}
O que eu gostaria de saber era como que faço para passar os valores dessa função em Ajax para um Servlet e através deles montar um Map em java. Tentei enviar os valores dessa função via Ajax da seguinte maneira abaixo, porém sem sucesso
function loadQuery(){
    if(inputMenu.length > 0){
        $.ajax({
            url: "assembles-query",
            type: "POST",
            data: {
                "mapaDeListas[]" : mapaDeListas
            },
            //dataType: "json",
            error:function(){
                alert("ERRO MENU")
            },
            success:function(responseText){
                $("textarea[id=assembleQuery]").text(responseText);
            }
        });
    }
}
No Servlet, tentei pegar o resultado da seguinte maneira [color=green]String[] mapaDeListas = request.getParameterValues("mapaDeListas[]");[/color] Porém quando mando imprimir o resultado sempre é retornado null .

Alguém saberia me dizer onde que estou errando e o que devo fazer para passar esses valores corretamente?
Desde de já obrigado pela ajuda de todos.

Abaixo tem um print de como os resultado são armazenados.
[img]https://dl.dropbox.com/u/19076387/result-send.png[/img]

11 Respostas

charles.eduardo

jeovane.reges eu posso não estar completamente correto em minha colocação pode haver tambem outras maneiras. Fiz um projeto e utilizei o $.ajax sem o data passando os parametros diretos na url no meu caso deu certo espero que possa ajudar-lhe.

$.ajax({ type: "post", url: "assembles-query?valor="+$(this).val(), success: function(result){ .... } });

jeovane.reges

Olá charles.eduardo, obrigado pela ajuda.
E como que você fez para receber esses valores no [b]Servlet[b]?

É possível obte-los pelo [b]request.getParameterValues()[b]?
Obrigado.

jeovane.reges

Olá charles.eduardo, obrigado pela ajuda.
E como que você fez para receber esses valores no Servlet?

É possível obte-los pelo request.getParameterValues()?
Obrigado.

davidbuzatto

Ao invés de codificar os valores na URL, vc pode usar o atributo “data” da função $.ajax, ainda mais por estar usando “post”. O jQuery vai fazer o que for necessário para enviar os dados.

$.ajax({ type: "post", url: "assembles-query", data: { p1: "aaa", p2: "bbb" }, success: function(result){ .... } });

No servet mapeado em “assembles-query” você obterá os valores de p1 e p2 usando o método getParameter do objeto request. Os nomes p1 e p2 você pode trocar pelo o que quiser.

String v1 = request.getParameter( "p1" ); String v2 = request.getParameter( "p2" ); // v1 contém "aaa" e v2 contém "bbb"

É claro, os valores de p1 e p2 na invocação da função $.ajax você vai definir a partir de algo que precisa, por exemplo, o valor que vem de um campo.

jeovane.reges
Olá davidbuzatto, obrigado pela ajuda.
Ao invés de codificar os valores na URL, vc pode usar o atributo "data" da função $.ajax, ainda mais por estar usando "post". O jQuery vai fazer o que for necessário para enviar os dados.
Já estou fazendo, no entanto, da maneira que estou fazendo não é passado nenhum valor. Tento fazer da seguinte maneira abaixo
function loadQuery(){
    if(inputMenu.length > 0){
        $.ajax({
                "mapaDeListas[]" : $("input[id=mapMenu]").val()
            },
                alert("ERRO MENU")
            },
            }
        });
    }
}
mapaDeListas é um Array que utilizo para armazenar alguns valores que são clicados no menu. Onde, estes por sua vez são adicionados no meu input mapMenu[color=red] [/color] após passarem por algumas regras na minha função Processar(); Essa minha função estar definida abaixo.
// Pega os valores dos subitens dos menus de acordo com o itens que o usuário for clicando.
var key;
var value;
var mapaDeListas = [];
var mapMenu = [];
    key = $(this).parent(".conteudoMenu").parent("li").find(".itemMenu").attr("id");

Processar();
    // Criei um input onde vou armazenando os valores que são passado para o mapaDeListas
    mapMenu.push($("form[name=valueArrays] input[id=mapMenu]").val(mapaDeListas));
    // Chamo a função que envia os dados via Ajaz
    loadQuery()
});

var Processar = function() {
    if (mapaDeListas[key] && $.inArray(value, mapaDeListas[key]) == -1 || mapaDeListas[key] && $.inArray(value, mapaDeListas[key]) != -1) {
        // Verifica se  existe a chave vinda do "key" e se o valor de "value" está presente no array
        }
    }
    else {
    }
}
No entanto, da maneira que meu código se apresenta quando chamo o valor da variável mapaDeListas[] ele imprime apenas algo vazio/branco. Faço a chamada no servlet da seguinte maneira abaixo
String[] mapaDeListas = request.getParameterValues("mapaDeListas[]");
Abaixo tem uma saída do console.log(mapaDeListas). [img]https://dl.dropbox.com/u/19076387/result-send.png[/img]

Como pode ser visto na imagem do console para cada item do menu tenho alguns subitens atrelados aos mesmo.
O que eu gostaria era de passar esses valores para o Servlet da seguinte maneira {Disease:["name"], Drug:["name", "metabolism"], Ingrediente:["name"]}

Só que não estou conseguindo :(
Sabe me dizer o que devo fazer para alcançar esse meu objetivo?
Obrigado.

davidbuzatto

Para falar que algo é um array, os colchetes vão depois, não antes. Algo como:

data: { mapaDeListas: [ "elemento1", "elemento2", "elemento3" ] }
Você provavelmente precisará de uma função que será invocada, gerando o array, algo assim:

data: { mapaDeListas: fundaoQueGeraArray() } ... function funcaoQueGeraArray() { return [ "elemento1", "elemento2", "elemento3" ]; }

jeovane.reges

Olá davidbuzatto, bom dia.
Sabe me dizer o que devo alterar em minha função pra alcançar isso que você falou?

Já tem uns três dias que bato cabeça com esse problema e não consigo sair do local onde estou :frowning:
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

davidbuzatto

Na função você vai pegar os valores que quer, colocar num array e retornar.
O retorno será usado como valor do parâmetro data da função $.ajax

jeovane.reges
davidbuzatto:
Na função você vai pegar os valores que quer, colocar num array e retornar. O retorno será usado como valor do parâmetro data da função $.ajax
Olá davidbuzatto. Fiz algumas alterações no código, creio que essas que você citou. Porém, ainda continua não dando certo. A função para gerar os Arrays encontra-se da seguinte maneira.
var mapaDeListas = new Array();
function generatingFunctionArray() {
        }
    }
    else {
    }
    return mapaDeListas;
}
O local onde pego os cliques no menu estar da seguinte maneira abaixo.
var key,
value,
mapMenu = new Array();

mapMenu = generatingFunctionArray();
    // Função que envia os dados via .$ajax
    loadQuery();
});
Já a função que envia os dados para o Servlet, estar da seguinte maneira abaixo.
function loadQuery(){
    $.ajax({
            "mapaDeListas[]" : mapMenu
        },
            console.log("ERRO MENU");
        },
        }
    });
}
Para pegar os dados no Servlet estou fazendo da seguinte maneira abaixo.
String[] mapaDeListas = request.getParameterValues("mapaDeListas[]");
Quando mando percorrer esse Array no Servlet sempre é retornado no console java.lang.NullPointerException Sei que erro ocorre porque nada estar sendo passado.
for (int i = 0; i < mapaDeListas.length; i++) {
   System.out.println(mapaDeListas[i]);
}
Então, o que estar errado agora? Mais uma vez, obrigado pela ajuda. :)
jeovane.reges

Olá davidbuzatto, boa tarde.
Fazendo uns testes aqui notei que caso eu passe o valor da Key na função data do Ajax ele envia os valores.

data: { mapaDeListas1 : mapMenu["Disease"] },
No entanto, isso não faria muito sentindo uma vez que não tem como setar todos os valores.
Tô pra enlouquecer com isso Kkk…
Então, alguma dica sobre o que devo fazer pra dar mais um passo em busca dessa minha solução?
Obrigado.

jeovane.reges
Olá davidbuzatto, boa tarde. Fiz algumas alterações em minha função que gera os Array's e consigo com a mesma enviar valores para o Servlet. Minha função encontra-se da seguinte maneira agora.
var mapaDeListas = {};
var values = [];
function generatingFunctionArray() {
            values.push(value);
            mapaDeListas[key] = values;
        }
    }
    else {
        mapaDeListas[key] = {};
        values = [];
        values.push(value);
        mapaDeListas[key] = values;
    }
    return mapaDeListas;
}
Para pegar os valores da key e value estou usando a função abaixo, onde além disso, também transformo o retorno da minha função que gera os Arrays em Json
var key,
value,
mapList;

mapList = JSON.stringify(generatingFunctionArray());
});
Para enviar os valores para o Servlet via Ajax faço o seguinte abaixo
data: { mapaDeListas1 : mapList }
Para receber os dados no Servlet faço o seguinte abaixo.
String[] mapList = request.getParameterValues("mapaDeListas1");
Quando mando percorrer os valores contidos em mapList como abaixo..
for (int i = 0; i < mapList.length; i++) {
    System.out.println(mapList[i]);
    String[] string = mapList[i].split(",");
    //System.out.println(string[i]);
}
Tenho uma saída igual à apresentada abaixo.
{"Disease":["name","class"],"Ingredient":["name"]}
O que eu gostaria de saber agora, é se é possível pegar essa saída e manipula-la de tal maneira que eu possa transformar os valores fora dos colchetes [ ] [color=red](Disease por exemplo)[/color] em Key e os valores dentro dos colchetes pertentes a cada "Key" em um Array e com isso construir um Map da seguinte maneira abaixo.
Map<String, Set<String>> mapAjax = new LinkedHashMap<String, Set<String>>();
Desde de já, mais uma vez obrigado pela ajuda.
Criado 11 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 12 de fev. de 2013
Respostas 11
Participantes 3