Envio de email usando java

3 respostas
M

olá pessoal
estou criando um programa para envio de e-mail
estou usando o javamail par ao envio
já consegui enviar email com texto no corpo do email
gostaria de saber se posso mandar figuras no corpo do email, mas não em anexo
obrigado

3 Respostas

T

Para mandar figuras no corpo do email, é necessário criá-lo em HTML, e anexar as figuras ou então indicar uma URL onde elas podem ser encontradas.

Como isso é meio difícil (referenciar as figuras que foram anexadas), você precisa usar algum encapsulamento da JavaMail, como o Commons-Email ( http://commons.apache.org/email/ ). Use o HtmlEmail.

M

ola
eu fiz um programa onde o usuário digita o link ( por exemplo http://www.guj.com.br/imagem/figura1.jpg ), dae ele tem que mandar tambem a altura e largura da figura, montei um html puro pra dai mandar o email

se o link estiver certo, a figura vai correta no email
mas dae o usuario tem que acessar o ftp do site e fazer um upload da figura na pasta correta tambem
o que já inviabilizou o programa, porque dar acesso ao ftp do site para o usuario, vixiiii
entao to pensando em fazer algo igual ao do outlook, quando voce escreve uma nova mensagem, pode adicionar uma figura no corpo do email sem ser anexo, dae envia normalmente a figura, creio que seja melhor do que liberar acesso ao ftp …

peguei um email desse tipo, o codigo fonte dele é + ou - assim :

--------------Boundary-00=_0BR6SPT1VA4000000000
Content-Type: image/jpeg;  name="NOVO_LOGOTIPO.jpg"
Content-Transfer-Encoding: base64
Content-ID: <8B5121A2-B7A6-480F-93E8-008103801397>

/9j/4AAQSkZJRgABAgEASABIAAD/4QvnRXhpZgAATU0AKgAAAAgABwESAAMAAAABAAEAAAEaAAUA
AAABAAAAYgEbAAUAAAABAAAAagEoAAMAAAABAAIAAAExAAIAAAAbAAAAcgEyAAIAAAAUAAAAjYdp
AAQAAAABAAAApAAAANAAAABIAAAAAQAAAEgAAAABQWRvYmUgUGhvdG9zaG9wIENTIFdpbmRvd3MA
.........
Ldeq98FUdKADW1OnTBWruoqoYOGpR8B2b/cMoTCsgpZLVjAOwcCsd4asweAS/yStd/Z+T5VP2Cpl
t6oH1tqtYiYPwzdLnyquiHILehgPTIWuL8YLYPFPjNij7uoqoRipfXAEIQAAOw==

--------------Boundary-00=_0BR6SPT1VA4000000000--

dessa maneira parece que ele converte a figura para uma base64, sei lá
vou ter que fazer algo desse tipo ???

obrigado

T

O que o Outlook faz é o seguinte: ele anexa as figuras, mas usa uns links especiais (< img src="cid:blablabla" />) que começam por "cid".
Isso o Commons-Email faz por você, e faz todo esse processo de converter para Base-64, acertar os links etc. (Eu já fiz isso no braço, e sei que é chato, bem chato. Use o Commons-Email, e não reinvente a roda…)

Criado 26 de março de 2009
Ultima resposta 26 de mar. de 2009
Respostas 3
Participantes 2