Saudações,
Estou usando o JavaMail para enviar e-mails no meu sistema, gostaria de saber se existe algum tipo de validação que eu possa estar fazendo se o endereço de e-mail que vou enviar é valido e existe.
Estou tendo um problema hoje que tenho uma lista de e-mail mas alguns deles nao existem mais e retornam como Invalidos…Gostaria de fazer esta verificação…existe alguma forma???
Grato
Endereço de email cuja sintaxe é válida é uma coisa (por exemplo, abc!def%ghi@bc.info é um endereço cuja sintaxe é válida.)
Se ele existe é outra coisa; só é possível fazer isso daquele jeito que o pessoal faz com cadastramento (ou seja, você se cadastra em um determinado site e ele solicita um endereço de email. Mas o cadastro só fica confirmado quando você receber o email na sua caixa postal e então chamar uma outra página que completa o cadastramento.)
No começo da Internet era possível verificar se um usuário existia em um determinado domínio (ou seja, você podia consultar o servidor SMTP para saber se um determinado usuário de email era válido, sem mandar um email para ele. )
Hoje em dia isso não funciona mais, para evitar spam.
Na verdade não funciona mais nem mandar um email para um endereço inexistente mas com domínio válido, que o servidor aceita sem pestanejar, em vez de rejeitar a mensagem logo de cara.
Imagine se você usasse esse recurso hoje em dia; você poderia simplesmente gerar um monte de endereços potencialmente válidos (como luis1@uol.com.br, luis2@uol.com.br, … luis10000@uol.com.br) e ver qual deles existe. Se existirem pelo menos alguns deles, e o servidor de email da UOL dissesse que existia o tal endereço, o spammer iria conseguir um endereço “bom” virtualmente de graça.
Muito obrigado pela explicação thingol, entendi perfeitamente…acho que seria ideal validar se o email é valido na sua sintaxe mesmo…
grato…
Thingol, aproveitando.
Estou tentando encontrar um meio de acessar uma pasta do servidor de e-mail…a pasta de mensagens enviadas…Estou dando uma estudada no protocolo IMAP que eu acho que faz este função… Estou correto no que estou dizendo??
Voce tem algum tutorial ou exemplo para me passar de como posso acessar uma determinada pasta?/
grato
Boa pergunta, acho que depende um pouco de como está configurado seu servidor IMAP.
Normalmente os emails enviados não ficam automaticamente em nenhum folder do IMAP.
Talvez o nome padrão desse folder seja “Sent” ou “Sent Items”; é preciso ver a configuração.