E ae galera.. Bom, pessoal estou quase terminando um sisteminha do qual fui incumbido a fazer.. mas ainda há um problema.. seguinte, quero mostrar uma msg na página principal após o usuário inserir, alterar ou excluir algum registro.. Por exemplo, na página principal(Index,jsp) há uma tabela, que lista todos os registros com seus devidos campos e cada registro tem a opção de alterar ou excluir, além da função inserir que se localiza em outro canto da página.. Pois bem, quero que qdo o usuário clicar em alterar, ou excluir, ou qdo inserir outro registro, apareça uma msg na tela informando a ação efetuada pelo usuário, além da tabela atualizada. A tabela está saindo blz, mas não estou conseguindo por as mensagens.. Aí vão meus códigos:
Arquivo mensagem.jsp
<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=UTF-8"
pageEncoding="UTF-8"%>
<%@ page import="java.sql.*"%>
<%@ page import="java.util.*"%>
<%
int codigo=0;
switch(codigo){
case 1: out.println("Não foi possível se conectar com o banco de dados!!!"); break;
case 2: out.println("Não foi possível se conectar com a tabela!!!"); break;
case 3: out.println("Inserção realizada com sucesso!!!"); break;
case 4: out.println("Alteração realizada com sucesso!!!"); break;
case 5: out.println("Exclusão realizada com sucesso!!!"); break;
}
%>
insert.jsp
pageEncoding="UTF-8"%>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<%@ page import = "java.sql.*, java.util.*"%>
<%@ include file = "conexao.jsp" %>
<%@ include file = "mensagem.jsp" %> //VEJAM, AQUI EU INCLUI O ARQUIVO MENSAGEM.JSP, QUE INCLUI TODAS AS MENSAGENS, DE MODO QUE O SISTEMA FIQUE MAIS ORGANIZADO
<%
String nome = request.getParameter("nome_alu");
String turno = request.getParameter("turno_alu");
int res = stm.executeUpdate("INSERT into alunos VALUES ('0', '"+nome+"', '"+turno+"')");
response.sendRedirect("Index.jsp?codigo=3"); // ESTA É A LINHA QUE TRANSFERE (OU DEVERIA RS) A MENSAGEM DE CODIGO 3 LÁ DO ARQ. MENSAGEM.JSP
%>
Arquivo index.jsp
pageEncoding="UTF-8"%>
<%@ page import="java.sql.*"%>
<%@ page import="java.util.*"%>
<%@ include file="conexao.jsp" %>
<% String cod = request.getParameter("codigo");
int codig = Integer.parseInt(cod); %> // AQUI EU CRIO A VARIAVEL CODIG PRA RECEBER A VARIAVEL CODIGO=3 LÁ DO ARQUIVO INSERT.JSP
<%@ include file="mensagem.jsp" %> // AQUI EU INCLUO O ARQUIVO MENSAGEM.JSP. ESTA LINHA DEVERIA MOSTRAR A MSG "Inserção realizada com sucesso!!!" MAS NÃO MOSTRA NADA
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8">
<title>Listagem, Inserção, Alteração e Exclusão de dados usando JSP</title>
</head>
<body>
<% out.println("<br><br>"); %>
<u>Dados dos alunos </u><p>
<table border = "1">
<tr>
<td align = "center"> Id de matrícula </td>
<td align = "center"> Nome </td>
<td align = "center"> Turno </td>
<td align = "center"> Alterar </td>
<td align = "center"> Excluir </td>
</tr>
etc..
etc..
Por favor galera, alguém ae poderia dar uma ajuda? Fiz isso no PHP e deu certo.. mas no JSP não ta querendo aparecer a msg no começo da página. Onde estou errando? Grato!!