Envio/Leitura de Xml utilizando vb.NET

Bom dia pessoal.

Eu havia desenvolvido um aplicativo que lia arquivos txt para chamar os web métodos de um web service WCF e então ele ia enviando registro a registro e gravando no banco de dados.
No começo isto havia ficado tranquilo e com uma performance boa apesar de não ser a maneira correta.

Mas comecei a ter problemas primeiro com o ISA e também com o aumento da quantidade de registros ou seja faltou planejamento de escalabilidade rs.

E minha dúvida agora é o seguinte, eu alterei o aplicativo para ao invés de enviar registro a registro, ele lê um arquivo txt e gera um xml.
Agora eu preciso enviar este documento xml para um web service que vai receber o arquivo, ler e gravar os dados no banco.

Acredito que seja o mesmo procedimento utilizado para NFe, mas como não conheço estou tendo dificuldades para fazer este envio e leitura.

Qual seria o correto, eu monto um xml e então eu tenho por exemplo no diretório do aplicativo um arquivo Cliente.xml eu teria que enviar o próprio arquivo ou teria de enviar uma forma de objeto de leitura já carregado do xml?

E dependendo da forma que fosse enviado, como eu faria a leitura no web service para gravar os dados no banco?

Se alguém tiver um exemplo bem simples, iria me ajudar muito. A maioria dos sites e tópicos que encontrei nas buscas, ensinam a ler o xml através do caminho físico.

Obrigado desde já pela atenção.