Epidemia de RH em TI (Ferrando geral)

certo… então se PJ é “ilegal”

eu poderia processar a empresa por isso?
ou vão falar: “Ah vc assinou, então não pode processar”…
ou então se eu não assino e não vou trabalhar tb não vai ter como eu provar q a empresa fazia isso…

não tem saida ?

Eu trabalho como cooperado também.

Uma cooperativa é uma pessoa jurídica também. A diferença pra uma empresa normal é como ela se relaciona com o governo.

Mas para efeito de contrato é uma empresa normal. Se a cooperativa presta serviço para uma empresa e tu vai lá trabalhar a mando do teu chefe, que também é da mesma cooperativa está correto.

Mas se a cooperativa é só pra ti receber, e na verdade teu chefe é da empresa contratada, se tu tem que estar na empresa contratada todo dia, se tu faltar um dia tem que dar explicação pra empresa contratada, então o teu vinculo pessoal é com a empresa contratada, e não com a cooperativa. Ou seja, é contra lei.

[quote=alucardeck]certo… então se PJ é “ilegal”

eu poderia processar a empresa por isso?
ou vão falar: “Ah vc assinou, então não pode processar”…
ou então se eu não assino e não vou trabalhar tb não vai ter como eu provar q a empresa fazia isso…

não tem saida ?[/quote]

É teu direito, e se tu é empregado da empresa e não é CLT eles podem falar o que quizer, mas na frente do Juiz tu vai ganhar.

A questão é que na minha opinião isso não vale a pena.

Eu trabalho como PJ porque eu escolhi, e pra mim ganhar mais e pagar menos imposto. É contra lei? É. Mas eu escolhi assim. E seria no mínimo muita sacanagem depois eu eu ter ganhado uma grana a mais, processar a empresa. E eu nem falo na questão de se queimar no mercado, falo de moral mesmo. Eu escolho assim, então eu arco com as consequencias.

Se eu quiser ficar 100% dentro da lei e pagar todos os impostos que a CLT me obriga tem bastante empresa oferecendo esse “beneficio”. Caso contrario eu tenho que arcar com a possibilidade do meu chefe chegar pra mim na sexta e falar “não precisa mais vir na segunda”, sem me dar explicação e muito menos alguma indenização.

[quote=marcelomartins]É teu direito, e se tu é empregado da empresa e não é CLT eles podem falar o que quizer, mas na frente do Juiz tu vai ganhar.

A questão é que na minha opinião isso não vale a pena.

Eu trabalho como PJ porque eu escolhi, e pra mim ganhar mais e pagar menos imposto. É contra lei? É. Mas eu escolhi assim. E seria no mínimo muita sacanagem depois eu eu ter ganhado uma grana a mais, eu ter essa forma de recebimento, processar a empresa. E eu nem falo na questão de se queimar no mercado, falo de moral mesmo. Eu escolho assim, então eu arco com as consequencias.
[/quote]

certo, faz sentido mesmo.

mas na pratica quais são as desvantagens?
alem de impostos, ferias e 13º?

tem um % exato do valor do seu salario q vai ser comido por impostos?

PJ em questão de imposto não é muito diferente… acho que e ate pior… pois tem empresas que vc tenque trampar como LTDA e não supersimples e isto como uns 15% ou 20% de do que vc ganha como PJ e alem disto vc tenque pagar contador o qual não é nem um pouco barato… acho que como CLT paga ate menos impostos…
não sei… mas o que mata em PJ e que alem de abrir mão das ferias do 13 vc ainda tenque submeter ao contrato da empresa… e nele pode ter muitas sacanagens como sitado pelo kenobi…

[quote=luistiagos][quote]
O esquema de PJ é mais ou menos assim: Ao invés de te contratarem como funcionário, contratam a sua eupresa para prestar serviços. Dessa forma qualquer pessoa da sua eupresa pode trabalhar na consultoria. Em tese isso desmancha a exigência de ser “Trabalho Pessoal”, uma vez que não precisa ser você, mas pode ser qualquer integrante da sua eupresa.
Mas adivinha só!? Quantas pessoas existem na sua eupresa que poderão te substituir?
[/quote]

Ae… então expremente pegar e contratar um escraviario por 500 mangos para ir no seu lugar na sua eupresa… um q não saiba nada e faça bastante gambiarra… enquanto isto vc tira umas ferias… vamo ve se a empresa onde vc é funcionario vai deixar o cara sequer passar na porta… e não vai te mandar passar no RH para suas ferias definitivas de la…[/quote]

O contrato de PJ diz que a sua eupresa foi contratada e ponto final. Mas sempre existem regras que não estão em contrato algum. :wink: Se no contrato disser que não é a sua eupresa e sim você, daí caracterizou-se vínculo empregatício.
EDIT: Além de que eles podem simplesmente “rescindir o contrato com a sua empresa” sem dar maiores explicações (mesmo que a causa seja porque você mandou outra pessoa no seu lugar). Pronto, você perdeu um “cliente”.

Ter que se submeter é muito forte. Até onde eu sei ninguém é obrigado a nada no nosso mercado aqui no Brasil.

O que pode acontecer é na vontade do cara querer trabalhar aceitar todas as condições da empresa. Mas mesmo assim esses contratos não tem muito valor perante nossa legislação.

Uma coisa que eu faço é trabalhar com PJ, mas a empresa me da férias, decimo terceiro e plano de saúde. Eu gasto uns 10% como cooperado. Se eu fosse CLT acho que passaria de 25%.

mas a coisa é assim… vc não quer? tem quem queira…
ou seja se não quer passar fome tenque aceitar…

[quote=luistiagos]PJ em questão de imposto não é muito diferente… acho que e ate pior… pois tem empresas que vc tenque trampar como LTDA e não supersimples e isto como uns 15% ou 20% de do que vc ganha como PJ e alem disto vc tenque pagar contador o qual não é nem um pouco barato… acho que como CLT paga ate menos impostos…
não sei… mas o que mata em PJ e que alem de abrir mão das ferias do 13 vc ainda tenque submeter ao contrato da empresa… e nele pode ter muitas sacanagens como sitado pelo kenobi…[/quote]

Já vi o motivo desse negócio de supersimples versus LTDA em algum lugar. Tinha um outro tópico sobre isso. Se não me engano é porque existe alguma legislação que fode o esquema se você for supersimples.

[quote=luistiagos]mas a coisa é assim… vc não quer? tem quem queira…
ou seja se não quer passar fome tenque aceitar…[/quote]
Eu entendo o que é ter que trabalhar para comer, mas não conheço ninguém que tenha conhecimento técnico de informática passando fome em qualquer grande cidade do pais.

Minha esposa me mostrou a zero hora deste domingo com uma vaga para Porto Alegre assim:
Programador Java PLENO. Salario de 5 mil reais + Unimed + Beneficios.

Até ela se espantou porque nunca viu uma vaga com o salario assim na cara. É o desespero das empresas, então dá pra dizer não algumas vezes.

mas PJ normal… sem ser supersimples e qqer outra coisa…

qual o preju ?

15~20% do salario
mais o contador (que sai quanto? não tenho ideia de custo disso)

fora isso, oq sobrar é seu ?

Supersimples é forma de tributação
LTDA é a forma da empresa

Para ter uma LTDA é preciso um sócio. Sem ter um sócio é empresa pessoal com seu nome. Se tu tem uma empresa pessoal com teu nome que presta serviço para uma única empresa, então está claro que você na verdade é funcionário daquela empresa.

A exigência de uma empresa LTDA é justamente para dificultar a prova do vinculo entre o empregador e o empregado. Porque existe uma pessoa a mais que responde também pela empresa. Mas quem trabalha como PJ com LTDA e quiser provar que é empregado, se encaixando nas regras do vinculo, não vai ter muita dificuldade.

[quote=luistiagos]mas a coisa é assim… vc não quer? tem quem queira…
ou seja se não quer passar fome tenque aceitar…[/quote]

ah tá… como se algum programador já tivesse passado fome por falta de emprego…

O que não falta é emprego nesta área, muito menos emprego bom.

Onde isto? SP aposto…

Os contadores mais baratos são entorno de uns 100 ~ 150 conto…

tirando o gasto em transporte e almoço…

Nem todos moram em SP…

[quote=luistiagos][quote]
Minha esposa me mostrou a zero hora deste domingo com uma vaga para Porto Alegre assim:
Programador Java PLENO. Salario de 5 mil reais + Unimed + Beneficios.
[/quote]

Onde isto? SP aposto…
[/quote]
:shock:

certo…
então na pior das hipoteses um PJ que ganhar 5 mil…
paga 20% de imposto - 1 mil
mais uns 200 de contador

ele realmente ganha de salario --> 3.800
o resto são despesas pessoais… isso poderia ter em qualquer emprego…

ouvi por ai q a proporção de salario é CLT 1:1.4 PJ

então o equivalente de 5mil em PJ é ~3.500 CLT

ok… 3500 CLT…
e quais são os impostos q o CLT paga? (fixos)

OBS.: Não, eu não entendo nada disso ainda… hahah vou fazer um tutorial depois =P

Eu que o diga, tô à 1700 km de lá.

[quote=alucardeck]certo…
então na pior das hipoteses um PJ que ganhar 5 mil…
paga 20% de imposto - 1 mil
mais uns 200 de contador

ele realmente ganha de salario --> 3.800
o resto são despesas pessoais… isso poderia ter em qualquer emprego…

ouvi por ai q a proporção de salario é CLT 1:1.4 PJ

então o equivalente de 5mil em PJ é ~3.500 CLT

ok… 3500 CLT…
e quais são os impostos q o CLT paga? (fixos)
[/quote]

O ponto não é o que vc paga, mas o que vc recebe.
A empesa tem , digamos, 7000 reais para dispender com alguem.
Se isso for em CLT os impostos que a empresa paga são na ordem de 50% desse valor (chutado).
Isso significa que o salario do cara pode ser no máximo de 3500. E dai ele tem que pagar imposto de renda ,etc…
Mas a empresa pode dar-lhe os 7000 diretamente e deixar vc pagar todos os impostos.
É ai que entra o esquema PJ. E é por isso que :

1. As empresas perferem PJ porque isso faz marketing na cabeça do pessoal que recebe mais
  2. Os contratados preferem PJ porque recebem mais dinheiro.

Embora, na real, o ideal seria recebe como CLT o que e ganha como PJ isso é irreal enquanto os contratados não souberem que a PJ tal como ela é agora - quarterização ilegal - é uma furada. Mas atenção, é uma furada para as empreas não para o cara. São as empresas que têm tudo a perder nunca o cara.

Além de tudo o que foi falado cumprimento de horário também é uma forma de vinculo.
Portanto, exigencia de cumprimento de horario ou de periodo fixo de trabalho (8 h/ dia) é um vinculo.
A empresa contradora só pode exigir que o trabalho seja feito e não quando nem em que periodo.
Imagine-se algume contratar a microsoft e dizer “vc vai fazer este sistema dedicando 8 h por dia, todos os dias”. É absurdo.
Esse é o mesmo absurdo de exigir o mesmo aos PJ ( que em tese são empresas).

E sim, qualquer contrato que seja contra a constituição ou a lei é inválido. Isso significa que a empresa se ferra, mas vc tb.
O facto de ser inválido não significa que o cara vira CLT automáticamente, mas os direitos do CLT são mais genericos e por isso mesmo sem ter cotnrato CLT os mesmos principios se aplicam ( como quando se prova vinculo: o cara não é CLT ,mas tem o mesmo vinculo, é por ai que pega).

Em justiça do trabalho o emrpegado sempre tem vantagem. É a empresa que tem que demonstrar que fez certo. E isso é impossivel quando ela fez errado…

"

Tendo em vista o cuidado ao escrever as informações no anúncio, vc nem deveria ter ido atrás, pois uma empresa q tem uma analfabeta no RH, não deve ser la essas coisas.

muito esclarecedor o seu post… =)

funçando agora achei uma materia interessante
http://www.profissaoweb.com/2008/03/27/contratacoes-por-clt-ou-pj-qual-e-a-melhor/

bom… tirando as desvantagens de não ter ferias, beneficios e etc…

até que não é tão ruim trabalhar de PJ… jah q vc decide o qto vai pagar no INSS neh?