Pessoal, teve uma vez que corrigi uma empresa de RH que havia escrito errado uma das tecnologias. Eu consegui a vaga pois o pre-requisito era ver se o cara conhecia mesmo a tecnologia. E sábia explicar o que ela faz, lembrando que fiz uma prova depois e tirei 90% dela.
E estou aqui nesta empresa até hoje comecei como estágiario e ja estou fixado.
[quote=Kenobi][quote=alucardeck]todo mundo fala que está mal distribuido…
mas ninguem fala onde… e muito menos o custo de vida do lugar (pq nao adianta ganhar bem, se vc vai pagar caro pra morar lah)
onde vc ganha bem e tem custo de vida baixo ?[/quote]
Cara não existe no país uma variação acima de 20% de custo de vida - fonte Dieese. Em SP mesmo você pode optar em morar num bairro mais afastado e pagar 500 reais de aluguel ou menos ou morar no Itaim e com a mesma metragem pagar 2.500 reais.
Acho que a diferença das grandes capitais está na possibilidade. Você pode almoçar num Parigi e gastar 400 mangos, ou comer no “Mosca Frita” e pagar 10 reais coma até morrer.
O que vejo é que fora do eixo SP-RJ-DF a coisa vai mal pela total falta de capacidade dos profissionais de se reunirem e formatar um valor hora justo. Mas esses mesmos caras vêm pra Sampa com a metalidade de 50 reais hora e se impõe, isso ajuda todo mundo. Hoje uma consultoria em SP não consegue contrar por menos de um valor mínimo, isso pq todos sabem o quanto as consultorias ganham em cima.
Falta o espírito de união e todos começarem a cobrar de forma decente. [/quote]
Mas uma diferença, é que se numa cidade menor você optar por morar num local mais barato você não gastará 5x mais de combustivel ou transporte (tempo e dinheiro) como em São Paulo.
Aqui em Ribeirão Preto, com 2500 reais vc aluga um apartamento grande na melhor localização de Ribeirao.
[quote=luistiagos][quote]
Bom, gostaria de deixar um alerta pra galerinha que está começando :
Pior que a descrição das vagas é o contrato imposto por algumas consultorias. Tomem muitíssimo cuidado antes de sair assinando. Preferencialmente, tente levar o contrato e discuta com um advogado especializado, pode tomar um pouco de tempo, mas garanto que evitará futuras dores de cabeça.
Tem um caso real de uma consultoria que está enfiando goela abaixo do pessoal um contrato muitísismo malicioso, sendo este obrigado a arcar com multas pesadíssimas ( 30 mil reais no meu caso) se parar de trabalhar. Entretanto a consultoria poderá deixar de pagá-lo por até 6 meses e você tem que continuar trabalhando sem interromper os serviços.
[/quote]
este tipo de contrato não é ilegal? um contrato não pode passar por cima da lei creio eu ou pode??? algo que gostaria de saber… assinando um contrato malicioso não a nenhuma lei que invalide este contrato provando que o mesmo é ilegal???[/quote]
Contrato Leonino é difícil de se provar entre empresas jurídicas, tendo o sócio formação superior ainda. O juiz irá perguntar , você leu ? Não entendeu, poderia contratar um advogado, ou se entendeu, concordou.
A coisa é complicada, poucos casos de abuso são revertidos.
[quote=Kenobi][quote=luistiagos][quote]
Pior que a descrição das vagas é o contrato imposto por algumas consultorias. Tomem muitíssimo cuidado antes de sair assinando. Preferencialmente, tente levar o contrato e discuta com um advogado especializado, pode tomar um pouco de tempo, mas garanto que evitará futuras dores de cabeça.
Tem um caso real de uma consultoria que está enfiando goela abaixo do pessoal um contrato muitísismo malicioso, sendo este obrigado a arcar com multas pesadíssimas ( 30 mil reais no meu caso) se parar de trabalhar. Entretanto a consultoria poderá deixar de pagá-lo por até 6 meses e você tem que continuar trabalhando sem interromper os serviços.
[/quote]
este tipo de contrato não é ilegal? um contrato não pode passar por cima da lei creio eu ou pode??? algo que gostaria de saber… assinando um contrato malicioso não a nenhuma lei que invalide este contrato provando que o mesmo é ilegal???[/quote]
Contrato Leonino é difícil de se provar entre empresas jurídicas, tendo o sócio formação superior ainda. O juiz irá perguntar , você leu ? Não entendeu, poderia contratar um advogado, ou se entendeu, concordou.
A coisa é complicada, poucos casos de abuso são revertidos. [/quote]
Mas mesmo sendo um contrato de pessoas juridicas, ainda é possivel provar vinculo empregaticio.
Ainda tem a questão de que é proibido por lei terceirizar o objetivo principal da empresa.
[quote=flaleite]Mas uma diferença, é que se numa cidade menor você optar por morar num local mais barato você não gastará 5x mais de combustivel ou transporte (tempo e dinheiro) como em São Paulo.
Aqui em Ribeirão Preto, com 2500 reais vc aluga um apartamento grande na melhor localização de Ribeirao.[/quote]
Mas compare o empregos de Ribeirão. O salário sênior mais top aí não é nem perto dos sêniors que estão em Sampa.
O salário compensa em muito o custo de vida da cidade.
[quote=eric_jf][quote=Kenobi][quote=luistiagos][quote]
[/quote]
A coisa é complicada, poucos casos de abuso são revertidos. [/quote]
Mas mesmo sendo um contrato de pessoas juridicas, ainda é possivel provar vinculo empregaticio.
Ainda tem a questão de que é proibido por lei terceirizar o objetivo principal da empresa.
[/quote]
Isso não é bem assim, se você tiver uma empresa Ltda, ou seja, com sócio, fica praticamente impossível essa abordagem, pois a empresa está contratando a sua para prestar um serviço. Empresa individual é realmente simples comprovar.
Mas terceirizar o objetivo principal da empresa é proibido por lei, o que acontece em todas as fabricas e na maioria dos casos de empregos disfarçados de terceirização.
Será que não é possivel tanto cancelar como comprovar o vinculo empregaticio?
[quote=luistiagos][quote]
[/quote]
A lei é máxima. Nenhum contrato e ninguém está acima dela. E de acordo com que o Kenobi falou, parece que ele é ilegal mesmo, praticamente trabalho escravo.
[quote=Bruno Laturner]
A lei é máxima. Nenhum contrato e ninguém está acima dela. E de acordo com que o Kenobi falou, parece que ele é ilegal mesmo, praticamente trabalho escravo.[/quote]
Até porq vc não pode ser responsabilizar por um contrato de terceiros, se a empresa que vc trabalha fez o contrato com outra empresa para desenvolver, vc não participou disso, logo não pode ser responsabilizar.
E existe, é a CLT. Unica forma de trabalho que existe no Brasil.
Para se caracterizar uma relação de empregador-empresário basta:
:arrow: Trabalho Pessoal: Tem que ser você, não pode mandar outra pessoa
:arrow: Trabalho com Subordinação: quem diz o que você tem que fazer, e você tem que dar explicações
:arrow: Trabalho não eventual: Ta todo dia lá
:arrow: Trabalho remunerado: Você recebe pelo trabalho.
PRONTO. É estabelecida o vinculo de emprego-empregador.
E tem mais uma coisinha. A CLT é baseada em vários principios. Um deles diz mais ou menos assim:
:arrow: Não é permitido ao empregado abrir mão de seus direitos: se por exemplo, você assinou um contrato dizendo que não quer ganhar ferias, nem FGTS, esse documento não vale de nada. É nulo. Para uma relação de trabalho onde o empregador não precisa cumprir todos os deveres que constam na CLT só com um tratato na frente do JUIZ.
Eu sabia que a faculdade de administração iria servir para alguma coisa
bom eu prefiro ganhar 10x e gastar no máximo 3x mais em SP do que no sul do Brasil (com exceção de Porto Alegre, que o mercado é “quase” compatível com o de SP)
[quote=luistiagos]Se isto existe mesmo então pq existe o PJ???
então PJ é ilegal??? então a grande maioria das grandes empresas são ilegais?[/quote]
Descobriu o ouro!!!
E não é SE. No Brasil a única forma de trabalho é a CLT. O resto é contra lei.
Diferente de prestação de serviços. Que é o que não se encaixa nas regras que eu coloquei ali em cima. Um exemplo de prestação de serviços é tu poder mandar outra pessoa no teu lugar, afinal, tu não é empregado está apenas prestando um serviço em um contrato de serviços entre empresas.
[quote=luistiagos][quote=“marcelomartins”]
E existe, é a CLT. Unica forma de trabalho que existe no Brasil.
Para se caracterizar uma relação de empregador-empresário basta:
Trabalho Pessoal: Tem que ser você, não pode mandar outra pessoa
Trabalho com Subordinação: quem diz o que você tem que fazer, e você tem que dar explicações
Trabalho não eventual: Ta todo dia lá
Trabalho remunerado: Você recebe pelo trabalho.
PRONTO. É estabelecida o vinculo de emprego-empregador.
E tem mais uma coisinha. A CLT é baseada em vários principios. Um deles diz mais ou menos assim:
Não é permitido ao empregado abrir mão de seus direitos: se por exemplo, você assinou um contrato dizendo que não quer ganhar ferias, nem FGTS, esse documento não vale de nada. É nulo. Para uma relação de trabalho onde o empregador não precisa cumprir todos os deveres que constam na CLT só com um tratato na frente do JUIZ.
Eu sabia que a faculdade de administração iria servir para alguma coisa
[/quote]
Se isto existe mesmo então pq existe o PJ???
então PJ é ilegal??? então a grande maioria das grandes empresas são ilegais?[/quote]
O esquema de PJ é mais ou menos assim: Ao invés de te contratarem como funcionário, contratam a sua eupresa para prestar serviços. Dessa forma qualquer pessoa da sua eupresa pode trabalhar na consultoria. Em tese isso desmancha a exigência de ser “Trabalho Pessoal”, uma vez que não precisa ser você, mas pode ser qualquer integrante da sua eupresa.
Mas adivinha só!? Quantas pessoas existem na sua eupresa que poderão te substituir?
[quote=marcelomartins][quote=luistiagos]Se isto existe mesmo então pq existe o PJ???
Descobriu o ouro!!!
E não é SE. No Brasil a única forma de trabalho é a CLT. O resto é contra lei.
Diferente de prestação de serviços. Que é o que não se encaixa nas regras que eu coloquei ali em cima. Um exemplo de prestação de serviços é tu poder mandar outra pessoa no teu lugar, afinal, tu não é empregado está apenas prestando um serviço em um contrato de serviços entre empresas.[/quote]
E para quem trabalha como cooperado? (que é algo parecido mas não igual, ao meu ver…), apesar de ter assinado que não iria receber férias/FGTS, a pessoa tem como receber isso? Se for levar em juízo, precisaria de testemunhas que confirmassem que a pessoa estava diariamente na empresa, cumpria horário, era subordinada, etc, caracterizando assim vinculo?
Ae… então expremente pegar e contratar um escraviario por 500 mangos para ir no seu lugar na sua eupresa… um q não saiba nada e faça bastante gambiarra… enquanto isto vc tira umas ferias… vamo ve se a empresa onde vc é funcionario vai deixar o cara sequer passar na porta… e não vai te mandar passar no RH para suas ferias definitivas de la…