Epidemia de RH em TI (Ferrando geral)

Ouvi falar que técnico em informática tá em falta em Marte. Mandaram uns equipamentos pra lá, mas falta gente pra soprar a poeira e dar o boot nas máquinas. Em compensação, o chefe tá a milhões de quilômetros de distância.[/quote]

hauhauahuahuaha…ixi vou me mudar para la o mais breve possivel…ja vou comprar as passagens, vc manja o valor delas mais ou menos?[/quote]

Bem, pela bagatela de 90 bilhões de dólares na promoção você consegue uma passagem de ida.
Se você quiser uma passagem de volta também, aí o valor já sobe para uns 400 bilhões de dólares.

Ontem em uma entrevista, onde a entrevistadora era mais falsa e mais cínica que nota de 200, onde me botaram para fazer uma miniprova de java perguntando o que era um construtor, depois de tudo isso, o seguinte diálogo com a entrevistadora:
Ela: Com que linguagem voce trabalha?
Eu: - Trabalho com Java.
Ela: - Nós estamos mundando o banco de Dados para Oracle, e então precisamos de alguém para cuidar desse banco de dados. O candidato deve ter conhecimentos em (puxa um papelzinho e lê solenemente) Oracle, OracleForms, configuração e administração do banco Oracle, migração completa do banco de dados. Nós não vamos utilizar nenhuma linguagem de programação agora. É só pra mexer no Banco de dados.
Eu: Mas a vaga que foi anunciada era de programador, não de DBA.
Ela: DBA? como assim?
Eu: DBA, Administrador de banco de dados. Basicamente ele é o responsável por cuidar de tudo isso que voce está falando, não o programador.
Ela: Ah sim, não conhecia… Pois é, como eu ia dizendo - a vaga é para DBA. Você conhece Oracle?
Eu: Não, mas trabalho há muito tempo com MySQL.
Ela: Mas MySQL não serve, é um banco primário demais para o trabalho.
Eu (com vontade de rir): Técnicamente ele é um excelente banco de dados. Mas enfim, a vaga que voce me chamou para entrevista era de programador.
Ela: Não, era de DBA. Mas faça o seguinte, ligue aqui depois das 4h e eu vejo se voce foi aprovado para o cargo.

A-ham, Já tô ligando.
PS: Eles estão montando um minidatacenter pra instituição agora. rs
rsrsrsrs.

e tem aquele tipo também:

RH: "Olá fulano de tal, achamos seu curriculo não sei aonde, e estamos justamente precisando de alguém com o seu perfil… "
programador: “Mas é que …”
RH: “Qual sua pretensão salarial ?!”

:shock:

pior q isso só telemarketing…

Tel: Fulano, Parabens! Por sua otima relação com o Banco XXXXX, nós estaremos te presenteando com uma
assinatura de cartão de credito…
Eu: Não obrig…
Tel: (me cortando)… sem taxa nos primeiros 2 meses, incluindo seguro de vida em casos de Terremotos e Furacões, plano odontologico e diversos…
Eu: não quero nã…
Tel: (novamente) …outros beneficios por apenas R$49,99 mensal!
Eu: não quero…
Tel: Mas vc não teria interesse?
Eu: não
Tel: Nós tambem fornecemos um seguro de imoveis, por apenas uma taxa de R$19,90.
Eu: não quero
Tel: Vc não teria interesse no nosso plano PLUS ADVANCED EXTRA BIG KETCHUP, que com apenas R$39,90 na assinatura do cartão XXXXXX vc ganha inteiramente gratis um MP3…
Eu: (desligo o telefone, e cancelo as proximas 5 ligações em menos de 10 minutos)

e pior ainda é aquelas mulheres q ficam te seguindo na rua pra fazer cartão de credito… tipo IBI…
ou de escolhinha de informatica…

A revista da Pepsi Twinst encartada na Superinteressante desse mês dá idéias bacanas de como responder ao telemarketing…

Fale que você está indo para um retiro no Tibet e está se livrando de todas as coisas materiais…

kakakakakakakakakaka

Tá, agora voltamos ao tópico.

Ouvi falar que técnico em informática tá em falta em Marte. Mandaram uns equipamentos pra lá, mas falta gente pra soprar a poeira e dar o boot nas máquinas. Em compensação, o chefe tá a milhões de quilômetros de distância.[/quote]

hauhauahuahuaha…ixi vou me mudar para la o mais breve possivel…ja vou comprar as passagens, vc manja o valor delas mais ou menos?[/quote]

Bem, pela bagatela de 90 bilhões de dólares na promoção você consegue uma passagem de ida.
Se você quiser uma passagem de volta também, aí o valor já sobe para uns 400 bilhões de dólares.[/quote]

hauhauahuahuahauah…boa…

acho q vou ficar por aki msm então… :smiley:

Fui em uma entrevista que a mulher pediu para eu deixar a mochila em uma sala, para fazer uma prova em outra.
Falei que não. Que estava com o notebook dentro da mochila e gostaria de ver onde ele estava.
Acho que ela ficou ofendida, com isso. E por isso me deu uma prova ridicula de estagiário para fazer.
ahuhuaahuahuauh.
Fiz a prova ridicula falei que não tinha mais interesse em trabalhar ali.

Ridiculo, não confia em voce (Achando que vai colar). Mas quer que confie nela (Deixando meu notebook e pertences pessoais fora de vista).

Bom, eu faço parte do “outro lado” sou profissional de RH e quase enlouqueço com as “siglas” que vejo nos currículos de vocês… rs
É complicado entender e conhecer tudo sobre a área de vocês, mesmo através de leituras e pesquisas.
Geralmente quem encaminha a requisição de uma vaga é o próprio coordenador do setor e nós do Rh fazemos apenas a captação dos currículos baseada nos requisitos exigidos previamente.

Já passei por algumas “saias justas” quando um candidato liga e faz algumas perguntas técnicas que infelizmente, não tenho conhecimento para responder.

[quote=tathyanne]Bom, eu faço parte do “outro lado” sou profissional de RH e quase enlouqueço com as “siglas” que vejo nos currículos de vocês… rs
É complicado entender e conhecer tudo sobre a área de vocês, mesmo através de leituras e pesquisas.
Geralmente quem encaminha a requisição de uma vaga é o próprio coordenador do setor e nós do Rh fazemos apenas a captação dos currículos baseada nos requisitos exigidos previamente.

Já passei por algumas “saias justas” quando um candidato liga e faz algumas perguntas técnicas que infelizmente, não tenho conhecimento para responder.
[/quote]

Fale mais.
Já enfrentou alguma vaga onde pediam 10 anos de experiência em algo que só existe a 5 anos?
Já enfrentou alguma vaga onde pediam um estagiário por um salário mínimo, mas solicitavam o conhecimento de um mestre Jedi sênior?
Já enfrentou alguma vaga para um perfil X onde todos os requisitos especificados eram para um perfil completamente diferente Y?
Já enfrentou alguma vaga que tem como requisito conhecimento em algo que nem existe?
Já enfrentou alguma vaga que pede coisas do tipo estagiário com 5 anos de experiência?
Já enfrentou alguma vaga que pedia coisas do tipo “estagiário sênior”, “desenvolvedor de software formado em ciências sociais” ou “gerente junior”?
Quais são os piores tipos de candidatos que você já viu?
Solta o verbo aí.
:lol:

A coisa tá podre mesmo!

Hoje, só farei entrevista com a área técnica da empresa. Até hoje não encontrei nenhum RH que realmente pudesse me avaliar profissionalmente. É tudo uma fachada de pretensão salarial.

Eu acho uma humilhação passar por RH, porque: Se você errar qualquer coisa eles vão cair matando. Mas quando eles te chamam para a entrevista, eles não sabem o que vc faz de fato!

Como não tenho conhecimento dessas sopa de letrinhas que geralmente encontro nos currículos, costumo fazer entrevista em conjunto com a área técnica onde eu avalio aspectos comportamentais, os aspectos técnicos deixo para eles!

Hoje, acredito que essa é uma boa saída.

Quanto aos requisitos, realmente é difícil para alguém de Rh avaliar, sem saber do que se trata!

Cada área tem suas especificidades.

Creio que seja por ai mesmo, o RH deve se propor a fazer o que pode fazer.

Uma grande falta dos RH’s: você faz uma boa entrevista hoje, te qualificam pra cima, e amanhã eles não se lembram de você. Então, o processo de entrevistar e entrevistar é quase que cíclico, venerado. Um bom fundamento do RH é manter uma boa base de Recursos Humanos.

Um anúncio famoso é o J2EE, quando você chega na empresa para trabalhar, descobre que lá o costume é scriptlets na página mesmo, uma arquitetura ruim, um banco sem integridade referencial, sujo. Um sistema que pede manutenção o tempo inteiro. Porque por ali, passou um Analista Cawboy de pretensão baixa.

Pretensão X Qualidade, é o que falta! IMHO.

Isso e normal.

Também se fosse fácil, não teriamos valor.

Não se deve exigir tecnologia (conhecer o framework X, Y ou o IDE Z), tem que saber o conceito.

[quote=vitu]Isso e normal.

Também se fosse fácil, não teriamos valor.

Não se deve exigir tecnologia (conhecer o framework X, Y ou o IDE Z), tem que saber o conceito.
[/quote]

Se você sabe conceito, tem uma boa lógica o resto acaba apreendendo.

Já vi cada coisa horrível.
O que mais me irrita é entrevista que tenha APENAS alguém de RH e ficam com aquelas coisas absurdamente abstratas como “o que tem no seu coração?” (R: ódio de RH).
O ideal, creio, é o sugerido pela Tahyana (acertei o nome?) onde a entrevista pode ser dirigida por alguém do RH acompanhado de alguém do setor técnico onde o profissional concorre a vaga.

Já vi um anúncia escrito da seguinte forma:

Raros são os casos onde “o cara” do RH tem um sólido conhecimento das tecnologias que a empresa trabalha, só conheci um até hoje assim e não era fraco (na verdade era do RH de uma multi nacional digamos grandinha, conhecida pela sigla MS =) o assunto com ele foi tão legal que deu até vontade de trabalhar lá.

[quote=tathyanne]Como não tenho conhecimento dessas sopa de letrinhas que geralmente encontro nos currículos, costumo fazer entrevista em conjunto com a área técnica onde eu avalio aspectos comportamentais, os aspectos técnicos deixo para eles!

Hoje, acredito que essa é uma boa saída.

Quanto aos requisitos, realmente é difícil para alguém de Rh avaliar, sem saber do que se trata!

Cada área tem suas especificidades.
[/quote]

O problema é que é complicado para o RH fazer a seleção. O ideal é o RH só chamar o pessoal pra entrevista técnica e pronto. Se tu está fazendo trabalho de perguntar coisas técnicas ou se o candidato sabe algo que está sendo requerido, então o teu superior está mandando você fazer coisas que não deveria.

RH tem que ligar, falar da vaga e perguntar se o cara está interessado. Se estiver, vai pra entrevista técnica e pronto.

A não ser que o RH tenha que fazer aquelas coisas inúteis de pedir pro candidato escrever um texto sobre “qualquer tema”, falar de “quais as minhas qualidades, e os meus defeitos?” essas coisas que, pelamor, é uma tristeza.

Não nos levem a mal, acreditamos que as profissionais de RH fazem isso só porque são mandadas, porque senão elas mesmo perceberiam como esse trabalho (de textos e afins) é um saco.

[quote=victorwss]
Fale mais.
Já enfrentou alguma vaga onde pediam 10 anos de experiência em algo que só existe a 5 anos?
Já enfrentou alguma vaga onde pediam um estagiário por um salário mínimo, mas solicitavam o conhecimento de um mestre Jedi sênior?
Já enfrentou alguma vaga para um perfil X onde todos os requisitos especificados eram para um perfil completamente diferente Y?
Já enfrentou alguma vaga que tem como requisito conhecimento em algo que nem existe?
Já enfrentou alguma vaga que pede coisas do tipo estagiário com 5 anos de experiência?
Já enfrentou alguma vaga que pedia coisas do tipo “estagiário sênior”, “desenvolvedor de software formado em ciências sociais” ou “gerente junior”?
Quais são os piores tipos de candidatos que você já viu?
Solta o verbo aí.
:lol: [/quote]

Também tem aquelas:

Estamos procurando um desenvolvendo “pleno indo pra sênior” (ou seja: queremos um sênior mas vamos pagar como pleno ou menos) rs

Os “Analistas” de RH não sabem absolutamente nada sobre o perfil necessário para ocupar o cargo anunciado pela empresa. Já ví anuncios de oportunidades que pediam um estagiário com 3 anos de experiência em JEE. Absurdos são o que não faltam. :wink:

pre entrevista por telefone.

sabe framework x,z,y?
svn?
tomcat?
banco de dados…XX

• trabalho mais com YY SQL
  • nos tbm trabalhamos com SQL

haha, o cara do rh so espera o candidato perfeito, o tem o maior numero de siglas no cv q batem com ‘perfil’ da vaga…

fora aquelas perguntas cretinas…
vc trabalha bem sob pressão?

• não. grande chance de ser eliminado.
  • sim… sabe sou aquele tipo de pessoa q so trabalha sob pressão. [vagabundo detected!] ou a resposta idela. rs

[quote=tathyanne]Bom, eu faço parte do “outro lado” sou profissional de RH e quase enlouqueço com as “siglas” que vejo nos currículos de vocês… rs

[/quote]
Acontece que em assuntos referentes a contratação de prof para desenvolvimento, jamais um cara do rh deveria fazer a seleção. Como de um dia para o outro vai assimilar uns 3 anos de informação? Quem pode ver isso é um eventual bom profssional da empresa que defato sabe do que está falando.