Dae galera,
alguem sabe se existe uma função, biblioteca java na qual auxilia para descobrir qual a equação de uma reta (de um grafico)
estou trabalhando com o jfreechart e so tenho os pontos de entrada e tenho que descobrir qual a equação…
Se uma reta passa por dois pontos, x0,y0 e x1, y1, você precisa então achar a equação dessa reta.
Você provavelmente quer algo como y = ax + b; no caso em que x0 != x1 (ou seja, a reta não é vertical), então a = ____, b = ____. (acho que é fácil para você resolver a equação; só não a estou resolvendo agora porque eu queria saber se você quer realmente a equação, ou você na verdade quer outra coisa, e eu não entendi direito o que você quer.).
No caso em que x0 = x1, então a equação da reta é simplesmente x = x0.
Se uma reta passa por dois pontos, x0,y0 e x1, y1, você precisa então achar a equação dessa reta.
Você provavelmente quer algo como y = ax + b; no caso em que x0 != x1 (ou seja, a reta não é vertical), então a = ____, b = ____. (acho que é fácil para você resolver a equação; só não a estou resolvendo agora porque eu queria saber se você quer realmente a equação, ou você na verdade quer outra coisa, e eu não entendi direito o que você quer.).
No caso em que x0 = x1, então a equação da reta é simplesmente x = x0.
é o seguinte, eu crio um grafico do tipo XYsplinerender (do jfreechart) ele traça uma reta pelos pontos, dependendo dos pontos, cria um reta, parabola, enfim qualquer caso, a unica coisa que eu tenho de entrada nesse grafico são os pontos, preciso encontrar a equação dessa reta (ou no caso um polinomio, tanto faz), pelo fato do jfreechart traçar a reta eu preciso encontrar o menor ponto por onde a reta passa, não encontrei nenhuma função do jfreechart que faça isso, então preciso encontrar atravez da equação.
mas valeu pela ajuda. abraço
Tchello
Sempre vai ser uma reta?
E quando não for?
Por que ai você poderia usar interpolação pra descobrir a equação.
Do mais procure em livros de Cálculo Numérico, lá existem alternativas iterativas pra se executar muitas das funções matemáticas, como integrais e tudo mais, quem sabe há algo para interpolação.
tiagomumbach
normalmente não sera uma reta, sera uma parabola, sera alguma equação do 2º ou 3º grau,
pelo que pesquisei existe uma formula que atravez da deriava eu consiga, vlw galera
Tchello
tiagomumbach:
normalmente não sera uma reta, sera uma parabola, sera alguma equação do 2º ou 3º grau,
pelo que pesquisei existe uma formula que atravez da deriava eu consiga, vlw galera
Beleza cara, agora pra calcular a derivada há métodos descritos em livros de Cálculo Numérico!
Depois dizem que faculdade não serve pra nada =P
Só percebi o quão interessante cálculo foi bom pro meu curso (nossa, tive umas 5 disciplinas+ de calc >.<) quando caí em situações mais complexas(ou nem tanto) que exigiam esses conhecimentos.
peczenyj
vc quer ajustar uma reta? acho que basta implementar um metodo numerico para isto, uma reta deve ser muito facil, mas desconheço framework q faça isso.
marcelo.bellissimo
Bem… Eu sei fazer o cálculo, mas se alguem souber de algum framework pra isso, também gostaria de saber… :roll: