Equações com variávies

Sou estudante de Engenharia Civil e estou procurando uma linguagem de programação para aprender. Gostaria de fazer alguns programas para a ajudar no meu aprendizado. Para isso, de uma ferramenta que vá ao encontro das minhas necessidades. Me disseram que o c# é muito bom, porém já vi muitos exemplos e não estou bem convencido de que ela seja boa. Nestes exemplos foram utilizadas diversas operações aritméticas com os valores já declarados nas linhas de comando. Ex. int x,y; x=7;y=9; soma=x+y. Gostaria de criar uma fórmula e depois que o programa estiver rodando atribuir valores às variáveis. Isto é possível?

Este é um exemplo que eu fiz em pascal.

Program exemplo;

USES CRT;

VAR

B,H,area: REAL;

ch:CHAR;

BEGIN

CLRSCR;

GOTOXY(10,10);

WRITELN('DIGITE O VALOR DA BASE (cm): ');

GOTOXY(10,12);

WRITELN('DIGITE O VALOR DA ALTURA (cm): ');

GOTOXY(39,10);

READLN(B); //A variável B assume o valor digitado

GOTOXY(41,12);

READLN(H); //A variável H assumo o valor digitado

area:=B*H/2; //Cálculo da área

GOTOXY(10,16);

WRITELN(‘A área do triangulo é: ‘,area:6:2,’ (cm²)’); //Expressa o valor da área calculado

GOTOXY(10,20);

WRITELN(‘Pressione uma tela para continuar…’);

ch:=READKEY;

END.

Este é um pequeno exemplo do que eu quero. Após compreender esse processo, os cálculos serão mais difíceis.

Plenamente possível. Aliás, esse recurso é muito básico, qualquer linguagem de programação faz.

O C# é uma linguagem excelente, assim como o C++, C e Java. Em todas elas dá para fazer tudo o que você faz hoje no pascal.

Concerteza é possivel, assim como o ViniGodoy disse: esse recurso é muito básico, qualquer linguagem de programação faz.
Quando conhecer mais dessas linguagem, vai se supreender, com tantas coisa que é possivel fazer.
Java é excelente se contar, que não vai faltar material para estudar. já o caso de C#, C++ e C eu não conheço, mas ouvi falar muito bem delas.

faco das palavras dos colegas acima as minhas palavras… todas as linguagens citadas sao otimas… tendo em vista que vc é iniciante… lembro das duvidas que eu tinha e um dos maiores problemas as vezes eh nao saber por onde começar … particularmente sugiro java pois vc encontra mt material na internet de todos os niveis … iniciante , intermediario e avancado … assim que vc decidir seguir um caminho… tenho certeza que o pessoal do forum vai te auxiliar e tirar suas duvidas… indicar bons conteudos… abrass

[quote=juliomacyel]Sou estudante de Engenharia Civil e estou procurando uma linguagem de programação para aprender. Gostaria de fazer alguns programas para a ajudar no meu aprendizado. Para isso, de uma ferramenta que vá ao encontro das minhas necessidades.
[/quote]

Dica: aprenda várias, cada uma para seu uso específico. Por exemplo, um engenheiro civil deve saber Autocad e sua linguagem de programação, assim como usar o Excel (e suas macros) para fazer controle de custos em uma obra, por exemplo. Para a parte matemática de seu aprendizado, nada melhor que o Matlab. Talvez seja útil saber um pouco de Java ou C# para algumas coisas genéricas (tais como aquelas aulas de programação que o pessoal sempre dá nos cursos de engenharia).