Boa tarde,
Preciso resolver uma equação linear e outra de 3ºgrau em Java, alguém poderia me mandar um exemplo ?
Boa tarde,
Preciso resolver uma equação linear e outra de 3ºgrau em Java, alguém poderia me mandar um exemplo ?
Você sabe resolver essas equações “manualmente”? Quase sempre esses procedimentos matemáticos são um algoritmo (diria que sempre mesmo, mas não tenho certeza). Basta criar uma representação do problema e manipular os dados exatamente como você faz no papel.
Qual é a dúvida que você tem, em relação ao Java?
Sou iniciante no curso de Sistemas de Informação (1º Fase), mas o professor de matemática solicitou um algoritmo em Java para resolver os problemas citados, caso resolvidos, ajudariam no fechamento da nota. Dai a correria…
Entendi. Vou te ajudar com a representação dos dados. Você pode fazer alguma coisa mais ou menos assim ó:
class TerceiroGrau {
double a, b, c, d;
public TerceiroGrau(double a, double b, double c, double d) {
this.a = a;
...
}
double[] encontrarRaizes() {
// aqui voce manipula as variaveis e retorna um array com os resultados
}
}
Você pode também utilizar as funções da classe Math para calcular raízes e potências.
O problema não é ser em java, a questão é saber resolver as equações propostas.
As equações podem possuir mais de uma abordagem e uma delas usa matrizes e determinantes para equações lineares e a equação de 3º grau depende, mas provavelmente você pode resolver com derivadas.
Sugestão: