mas meu código não compila…
seu eu colocar este mesmo código entro de um método ele compila…
alguém sabe o por que desse comportamento?
obrigado…
Porque você está fazendo errado… o correto é
Classe, Atributos, Métodos
Não é permitido colocar código fora de métodos, apenas declaração de variáveis, e no máximo inicilizá-las na declaração, tipo:
String teste; // sem inicializar
String teste = "teste"; // inicializando
Essas duas linhas estão sendo tratadas como código por não obedecer a sintaxe de declaração de variáveis (colocando o tipo da mesma no inicio):
extensao[0] = 4;
extensao[1] = 5;
Sacou?
N
nykel
saquei…
valeu mesmo…
nunca vou esquecer disso, rs…
pelo que eu entendi eu estava tentando programar sem ser orientado a objetos
muito obrigado
vou tomar como lição isso…
pra pensar mais orientado a objetos
marcelo.bellissimo
nykel:
saquei…
valeu mesmo…
muito obrigado
Normal, acontece quando migramos de uma linguagem pra outra e levamos alguns vícios… aliás, você está programando por onde? Se não estiver usando uma IDE tipo o Eclipse pra programar, já é um ótimo ponto de partida começar á usar uma… problemas como esse são raros de ocorrer quando usamos uma boa IDE, e nesse caso você seria alertado na hora, seu código estaria todo marcado de vermelho, rs!
douglaskd
bom se quiser fazer o que esta tentando…rs
pode usar um construtor
public class GravaDados
{
String arquivo1 = "sucesso";
int[] extensao = new int[2];
GravaDados(){
extensao[0] = 4;
extensao[1] = 5;
}
}
ai ele vai ser chamado na criação da classe quando você fizer
GravaDados grav = new GravaDados();
mais é muito mais simples fazer:
public class GravaDados
{
String arquivo1 = "sucesso";
int[] extensao = {4,5}; // declara e inicializa
}
N
nykel
legal entendi o ponto…
na verdade eu tenho um certo conhecimento teórico e até mesmo prático…
porém, onde eu trabalho e prograno em visual foxpro e java, e ultimamente
para fins de estudo deixei o eclipse, que gosto bastante para programar com texpad, mas é só pra estudo mesmo…
talvez no eclipse eu resolveria esse problema sem nem mesmo pensar sobre…
muito obrigado pela atenção…
exemplos bem exclarecedores
adriano_si
nykel:
saquei…
valeu mesmo…
muito obrigado
Fala cara, o fato de colocar as inicializações dentro de um método comum ou método construtor, não quer dizer que você está programando Orientado a Objetos, quer dizer somente que você está respeitando as regras da sintaxe Java para execução de linhas de códigos…
POO vai muito além de obedecer a sintaxe da Linguagem, POO tá mais relacionado com Estrutura, Arquitetura e é independente de Linguagem de Programação…
Abs e bos estudos
N
nykel
corrijam me se estiver errado…
um objeto pode ter atributos e métodos…
e fazer operações, ou seja ações do objeto, fora de um método não seria uma caracteristica de linguagens mais procedurais?
tenho um pouco de conhecimento sobre OOP, mas programar orientado a objetos para mim realmente é mais profundo que ter conhecimentos sobre OOP.
obrigado…
adriano_si
nykel:
corrijam me se estiver errado…
um objeto pode ter atributos e métodos…
e fazer operações, ou seja ações do objeto, fora de um método não seria uma caracteristica de linguagens mais procedurais?
tenho um pouco de conhecimento sobre OOP, mas programar orientado a objetos para mim realmente é mais profundo que ter conhecimentos sobre OOP.
obrigado…
Perfeito, o alerta é somente pra não confudir OO como se fosse algo tão simples assim… Pois mesmo colocando tudo em métodos e Classes ainda assim podemos programar de forma Procedural…
Posso criar uma classe Main.java e fazer meu Sistema rodar todinho dentro dela… Isso não é Orientação a Objetos, mesmo que minhas instruções estejam dentro de uma classe cada uma em seu método específico…
Abs []
N
nykel
valeu mesmo
muito obrigado pelos esclarecimentos…
sucesso a todos…