Em qual modo o ERP é melhor?? Em Java web ou desktop(delphi)???
Obrigado pela atenção!!!
Em qual modo o ERP é melhor?? Em Java web ou desktop(delphi)???
Obrigado pela atenção!!!
Isso depende de como cada um é desenvolvido.
A vantagem do ERP Web é que você não precisa ficar espalhando .exe pela empresa, e a implantação é centralizada. Por outro lado, você vai precisar de uma framework RIA como o Flex ou o Silverlight para obter a mesma experiência de interface com o usuário que você obtém com aplicações desktop.
Outra vantagem de ERP Web é que é mais fácil para integrar com outros serviços, como NF-e por exemplo.
O melhor é aquele que você domine e que atenda o seu cliente. Tudo depende dos requisitos apurados… se você puder expô-los para a gente talvez possamos ajudar melhor
Em desktop se vc usar o netbeans vai desenhar as telas bem rapido e fica muito funcional, se precisar distribuir vc pode usar o java web start
que quando abre o sistema no cliente pega todas as atualizações do servidor, e acho que a aparencia do erp em desktop é mais profissional.
Faça usando o pattern Model View Control então voce faz uma View desktop e uma view Web e tira vantagen das 2, pode cobrar até mais por isto.
Em uma rápida pesquisada pela net, vc consegue ver o quanto um sistema web pode ser melhor que um desktop.
A arquitetura de um sistema web dá margem para um grande crescimento do sistema.
Eu já vi um ERP desktop, que por sinal era muito bom, mas o pessoal do desenvolvimento com crtz teve um trabalho muito grande para que ele tivesse muitas das vantagens de um sistema web (coisas q um sistema web já é pronto).
Acho que um ERP Web leva um pouco de vantagem com relação ao Desktop, já trabalhei em uma empresa onde desenvolviamos um ERP Web, os clientes gostavam bastante, inclusive alguns clientes estavam insatisfeitos com o desktop e optando por um modelo baseado na Web.
Com relação a atualização do software Desktop existem a possibilidade de utilizar ferramentas para automatizar as atualizações, como por exemplo Java Web Start.
Falou.
Como eu disse, sistemas para Desktop necessitam de várias coisas para burlar muitas das funcionalidades da Web.
Imagina pelo Web Start ter q baixar mais de 100Mb do ERP toda vez antes de iniciar o programa ?
Continua tendo q ficar esperando baixar todo seu sistema quando tem atualizações ou quando ainda não o tem!
edit: Nada mais é do que uma gambiarra para fazer o q um sistema WEB faz automaticamente sem precisar de baixar quase nada.
Outros benefícios da WEB: Tudo o que precisa é de algum dispositivo que suporte HTML. Todos os smartphones funcionam hj em dia. Daí pode acessar o sistema de qualquer lugar do mundo.
Bom nem vou continuar dizendo aqui todos os benefícios…
Quando há atualizações não precisa baixar todo o sistema, apenas os JARs atualizados.
No mais concordo contigo, web têm vários benefícios.
Mas se fosse responder a pergunta inicial diria: depende.
Bem isso pode depender muito de suas especificações e requisitos.
Se considerarmos apenas a interface com o usuário, então interfaces web tem a vantagem de poder usar serviços mais facilmente, por exemplo usando a api do google maps para localizar lojas e fazer alguma interação no seu ERP, ou usar o flick para pesquisar imagens (eu sei não deve ser comum em ERPs, mas é um exemplo :lol: ). Em suma uma plataforma web tem mais vantagens em dois aspectos que considero principais:
1 - Serviços - Utilização de serviços de terceiros como o google maps.
2 - Distribuição - A web é um ambiente naturalmente distribuído, se projetar um ERP pensando nisso então uma interface web terá suas vantagens. (Centenas de clientes acessando, segurança centralizada no servidor de aplicação, etc…)
Por outro lado se não pensa em usar nenhuma dessas duas coisas uma interface desktop pode ter suas vantagens, que é uma maior integração com sistema operacional hospedeiro (notificações na área de trabalho, performance etc…)
Mas como disse isso depende da forma que os clientes irão acessar o ERP o do tipo de tarefas que farão no mesmo. Hoje em dia é quase indispensável pensar em desenvolvimento em camadas como disso o amigo Diabo Loiro e acrescento dizendo que separar a lógica de negócio da de apresentação tem vantagens até mesmo se você tiver apenas uma forma de apresentação.
Podem haver momento em que você precise trabalhar nas duas formas tirando proveito das vantagens e superando as limitações das duas.
Mas sempre tenha em mente que:
Como eu disse acima ERP Web tem várias vantagens com relação ao Desktop.
Agora falando do Java Web Start, ele uma alternativa para automatizar o processo de atualização de softwares Desktop, ele verificar a se existe uma atualização caso sim baixa os pacotes, senão o programa inicia não é necessário ficar baixando toda vez que iniciar o software.
Bem respondido giovannicandido, tirando a parte de performance para o desktop, já q a performance está limitada ao desempenho do PC. E jamais um PC vai ser mais performático que um servidor.
Por exemplo: o que ficaria mais barato? Comprar vários computadores de última geração para usar o sistema, e ficar limitado a eles, ou um servidor e vários clientes enchutos e baratos apenas para acesso a web por um navegador?
Web é melhor se vc precisar acessar de qualquer lugar.
Delphi é mais rápido de programar, tem menos chance de dar pau com frameworks (java web tem muuuuita coisa rodando junto, hibernate, JSF que vira JSP que vira Servlet que vira HTTP)
Fora isso web tem a questão de ajustes para cada navegador e tem apis de front tb como JQuery e Prototype.
Eu curto web, mas se for só vc desenvolver e não houver necessidade do ganho proporcionado pela web, vá de desktop.
ps: tem que pensar a longo praso pra não se arrepender depois, mas se achar que será só local, manda bala
Isso tudo são algumas das vantagens do sistema ser Web.
na minha opinião uma ERP não deveria ficar na web, e sim rodar na intranet da empresa, em caso de filias criar uma ATM. Mas o desenvolvimento deveria ser web (EX. JSF.HIBERNATE ETC…). programar desktop em 2011 é voltar ao tempo, a não ser que você queira implementa por exemplo um (PDV) frente de caixa que se comunica com impressora fiscal que usa a porta serial que não seria possivel essa comunição via cabeçalho http, ai sim o java desktop seria uma boa opção fora isso faz voltado para web e com padrões de projeto. (Boa sorte !!!)
[quote=aluisiodsv]Bem respondido giovannicandido, tirando a parte de performance para o desktop, já q a performance está limitada ao desempenho do PC. E jamais um PC vai ser mais performático que um servidor.
Por exemplo: o que ficaria mais barato? Comprar vários computadores de última geração para usar o sistema, e ficar limitado a eles, ou um servidor e vários clientes enchutos e baratos apenas para acesso a web por um navegador?[/quote]
Muito Bem observado.
Mas me refiro a performance quando o processamento do lado cliente é pesado, por exemplo processamento gráfico, o que dificilmente senão nunca aconteceria em um ERP, que processa regras de negócio mas pode ser o caso de outros softwares, e dependendo do escopo do ERP que pode estar integrado com outras aplicações clientes.
Em todos os casos uma solução multi-camadas é imprescindível. Um ERP pode crescer a proporções astronômicas e ser integrado aos mais diversos dispositivos.
a