Aqui vai o complemento de uma Notícia MUITO RELEVANTE que eu enviei ontem, que ainda não aparece, mas que tb tem a ver com ERP/SaaS.
É sobre o lançamento de um parceria entre Salesforce e Spring/VMWare com objetivo de oferecer um PaaS (Platform-as-a-Service) para desenvolvimento em Java.
Só para o pessoal entende:
ERP = Enterprise Resource Planning, traduzindo “Sistemas Integrados de Gestão Empresarial”.
Acho que o nome diz tudo. Sap não é o ERP e sim a maior fabricante de ERP do mundo.
O ERP é um tipo de programa e pode ser programado com qualquer linguagem, até javascript.
E a respeito de construir um ERP minha opinião é que ja existe bastante ERP no mercado e com isso 90% dos novos ERP vão virar lixos que ninguém compra.
Tente fazer complemento para o ERP do apache.
Esse é o caminho feliz.
Minha opinião é um pouco diferente: existe muito ERP lixo por aí. Então, se vc faz algo que funciona, corre o risco de dar certo e se tornar um tremendo sucesso.
A propósito, vc trabalha com algum desses pacotes vendidos no modelo “on-premisse” (licenciamento), tipo SAP ou TOTVS?
Bom, eu estou neste projeto pela falta de tempo e mão de obra para fazer algo deste tamanho sozinho.
Ja tentei pegar alguns ERP frees que existem por ae, mas nao deu muito certo, a maneira como alguns foram feitos é coisa de loco.
Um coisa que pode ser negativa no ERP da T2Ti, dependendo do ponto de vista, é que a camada de visão será desktop. No caso do java OpenSwing, ele sera implementado em Delphi e agora C# tambem.
Porem, como as camadas serão separadas, a logica de negocios ficara isolada em um webcontainer, então para portar as views para web, acho que não seria tão traumatico.
ainda bem que apenas http://eshbel.wordpress.com/2010/05/03 funciona, porque esse sexy quebrou as pernas :lol: :lol: ficou agarrado la no proxy da empresa :shock:
Eu já pensei em desenvolver, inclusive tinha uma empresa bastante conhecida que estava “des-implantando” um sistema de ERP desses mega-conhecidos e queria algo para substituir, porém é uma empresa que tem bem mais nome do que tamanho real, então não seria possível ela custear sozinha o desenvolvimento.
Eu moro em São Paulo e se você tiver alguma idéia interessante para viabilizar a construção de um ERP eu estou interessado.
Interessante a comparação entre as ações da Salesforce (maior fornecedor de software corporativo SaaS) e SAP (maior fornecedor de software corporativo on-premise) com dados de 2 anos (período pré-crise) até hoje.
[quote]E a respeito de construir um ERP minha opinião é que ja existe bastante ERP no mercado e com isso 90% dos novos ERP vão virar lixos que ninguém compra.
Tente fazer complemento para o ERP do apache.
Esse é o caminho feliz. [/quote]