Ola forum,
tenho uma classe, de onde vem as label´s e msg´s, que no windows fuciona perfieto, porem no linux da erro.
Ex.
win -> Usuário
linux->Usu?rio
alguem pode me ajudar ?
Ola forum,
tenho uma classe, de onde vem as label´s e msg´s, que no windows fuciona perfieto, porem no linux da erro.
Ex.
win -> Usuário
linux->Usu?rio
alguem pode me ajudar ?
isso num apicativo swing/awt ou no console mesmo?
numa pagina JSP/Servlet
antes de chamar o tomcat, essas variaveis precisam estar setadas:
export LC_ALL=pt_BR
export LANG=pt_BR
isso deve ser o suficiente.
exporta em etc/profile ??? as duas linhas :
export LC_ALL=pt_BR
export LANG=pt_BR
valeu !!
cara, exportando em etc/profile não deu certo, e exportando pelo shell tambem 'não deu certo !
alguem conhece solução ??? HELP !!!
as labels e msg vem de um objeto de uma classe … por isso que esta dando problema…
faca o EXPORT na mao e verifique se ants de vc startar o tomcat, elas estao ok (da um “set”)
nao coemce colocando o profile pq pode ser q alguem esteja overridando as variaveis
exportando na mão não deu certo !
eu já sofri muito com isso.
Já sofri tanto que arrumei sem saber como, e não me arrisquei a voltar pra descobrir o que aconteceu.
Mas eu descobri uma coisa curiosa no javac… Dependendo de onde vc COMPILA, pode dar pau nos acentos ou não…
e normalmente a gente fica procurando na outra máquina…
faz assim: mexe nos exports da sua máquina e tira os acentos. Compila. Roda na outra (a que tá falhando). Inverte os exports. Volta. tenta de novo. Foi assim que eu achei. Mas até hoje tem uma máquina sem acentos que a gente nunca arrumou…
Eu arrisco dizer que na hora que o Javac vai gerar o .class, ele lê o seu texto (em ISO-8859-1) como se fosse em outro encoding, bagunça o UTF, e daí todo mundo começa a ter pau…
faz um equivalente do “cat” em Java e teste no seu próprio source…
Uma outra opção, que deixo a seu cargo, é instalar o Oracle 9 na máquina, depois tirar…
:roll:
Essa, até agora, funcionou 100% das vezes… (1).
[]s!!
Eu estou tendo esse problma aqui também, mas com uma aplicação Java em swing que fiz.
Desenvolvi ela toda em Windows/Eclipse.
Quando abri o eclipse no Linux (Debian), a acentuação toda estava trocada, só aparecia “??” e uns quadradinhos, mas se eu apagar e recolocar a acentuação ela aparece.
Lendo esse fórum, tentei setar as variáveis e não deu certo.
O problema mesmo com tudo isso piorou quando eu usei o caracter § para substituir os ENTERs digitados em uma JTextArea. O Java não reconhece esse caracter, dá um erro de VarBind e todas as operações que tinha com esses campos dão problema. Vou ter que arrumar um jeito de consertar isso.
Será que não existe uma forma de representar os caracteres especiais que funcione para todas as plataformas ???
Abraços,