Erro ao abrir iReort 4.7.0

3 respostas
V

Alguém me ajude aí por favoor…

Acabo de instalar o iReport, e ao abrí-lo aparece este erro:

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.commons.logging.LogFactory

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

Caused: java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory

at net.sf.jasperreports.engine.util.JRLoader.(JRLoader.java:65)

at net.sf.jasperreports.engine.JRPropertiesUtil.loadProperties(JRPropertiesUtil.java:99)

at net.sf.jasperreports.engine.DefaultJasperReportsContext.initProperties(DefaultJasperReportsContext.java:95)

at net.sf.jasperreports.engine.DefaultJasperReportsContext.(DefaultJasperReportsContext.java:72)

at net.sf.jasperreports.engine.DefaultJasperReportsContext.(DefaultJasperReportsContext.java:60)

at com.jaspersoft.ireport.designer.IRLocalJasperReportsContext.getInstance(IRLocalJasperR

e por aí vai…

Dou OK nisso e abre o iReport, mas não consigo usá-lo, não dá pra criar os relatórios, aparece novamente este erro…

Como resolvo isso??

3 Respostas

Aldeir

Tive o mesmo problema, e descobri que isso ocorreu depois que eu alterei a versão do java.
Em outra máquina que formatei, instalei uma versão do java e instalei o IReport, funcionou beleza.
Depois atualizei o java (JDK) e ocorreu o erro, para corrigir voltei a versão anterior do java.

Se alguém tiver uma solução mais clara por favor ajuda que eu também gostaria de saber a real causa do problema.

V

Olá Aldeir… vlw a atenção…

e qual é a versão da JDK q vc voltou e conseguiu abrir o iReport?

… estou cm mt pressa, se alguém souber e puder ajudar ficarei mt grato…

Aldeir

Independe da versão, talvez vc tenha que voltar para a versão que você instalou na ultima formatação.
Creio que qualquer versão do java 6 deve funcionar. Mas tem que ser a primeira instalada apos formatação.
Mas como também estou procurando saber uma forma mais correta de resolver, mesmo porque acho que deve ter algum parametro a ser configurado no IReport para buscar a versão do java instalado, também fico no aguardo de mais alguma resposta.

Criado 27 de outubro de 2012
Ultima resposta 29 de out. de 2012
Respostas 3
Participantes 2