Erro ao acessar uma classe

10 respostas
D

Bom dia,

Comecei um curso de Java, então sou bem iniciante ainda… :oops:

Estou colocando tudo que eu aprendi a semana passada em prática, e ta dando erro ao compilar um arquivo com duas classes, o main e uma outra… Já tentei colocar em arquivo separado e de nada adiantou…

OBS.: Utilizo o Eclipse…

O meu código está assim:

class Conta {

double limite;

double saldo;
}

}

class Programa {

public static void main(String[] args) {

Conta minhaConta;

minhaConta = new Conta();
minhaConta.limite = 2000.0;
	minhaConta.saldo = 1000.0;

System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);

System.out.println("Limite: " + minhaConta.limite);

}

}

O erro que aparece é:
[color=red][b]Exception in thread “main” java.lang.Error: Unresolved compilation problem:

at Programa.main(Principal.java:13)[/b][/color]

:cry:

Hum, alguem poderia me dizer onde está o erro? Já mudei tanta coisa… e nada… :?

Muito obrigada e um feliz 2007 a todos…

10 Respostas

ViniGodoy

Qual é a linha 13?

ViniGodoy

Ah sim,

Você está fechando chaves 2 vezes na classe Conta, e era para fechar uma vez só...

Tenta assim:
class Conta {
    double limite;
    double saldo;
}

class Programa {
        Conta minhaConta;

}
}
ViniGodoy

Outra coisa, em algumas versões de Java exigem que a sua classe do main seja pública.

Você pode resolver isso trocando o nome do arquivo para Programa.java e trocando a linha

class Programa {

para

public class Programa {
D

Olá Vinícius,

Mto obrigada pela resposta. Tirei a chave que estava a mais. Conitinuou acusando erro no Eclipse.

[color=red][b]Exception in thread “main” java.lang.Error: Unresolved compilation problem:

at Programa.main(Principal.java:11)[/b][/color]

Eu copiei o código e colei no bloco de notas, e compilei pelo Prompt de Comando… utilizando o javac …
Compilou, mas na hora de rodar aparece o seguinte erro:
[color=red]Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Java[/color]

Tentei colocar public class Programa mas aí acusou erro ao compilar…

O código está assim:

class Conta {

double limite;

double saldo;

}
class Programa {

Conta minhaConta;

}

}

Obrigada, e desculpa qualquer coisa… :oops:

D

Funcionou…!!!

Eu fechei o Eclipse, abri novamente, criei um novo projeto… enfim, rodou…
:shock:

:smiley:

Funcionou no Eclipse, no Prompt… continua com aquele erro…
Mas o importante é que… RODOU NO ECLIPSE!! :smiley: :smiley:

Mto obrigada pela ajuda!!! Obrigada mesmo!!
Até mais!!

LPJava

so uma dica, como vc está bem no inicio dos estudos nao é recomendavel que vc use uma ferramenta que vc entenda cada linha de seu codigo… e nao uma ide tao complexa como o eclipse? e deixa-lo para usar qdo tiver mais madura com a linguaguem?
Usar por exemplo: jedit, notepad etc…

é apenas uma sugestao eu iniciei usando o notepad depois fui par o jedit… e nao me arrependendo… sei que eh horrivel mais vale apena… o resultado nao tem preço…

só uma sugestão… :stuck_out_tongue:

ViniGodoy

Eu não concordo com o Camilo.

Procure prestar atenção nos locais onde o eclipse sublinha em vermelho, geralmente dão uma boa indicação dos problemas no seu código. No seu caso, eu recortei e colei o código que você passou no Eclipse e a chave a mais foi automaticamente sublinhada.

Também procure manter o código endentado. O Eclipse pode formatar o código para você se você pressionar CTRL+SHIFT+F.

Finalmente, procure se informar em como usar o depurador do eclipse. Basicamente, basta dar dois cliques na barrinha a esquerda do seu código e uma bolinha vai aparecer lá. Clique com o botão direito na sua classe com o método main, use a opção Debug as…

O seu código vai parar na linha onde tem a bolinha. Depois pressione F7 para que o eclipse ande um passo de cada vez, entrando dentro de cada função que ele encontrar. A tecla F8 faz a mesma coisa, mas o eclipse executa a função inteira, sem entrar nela.

No depurador, você pode observar o que ele faz passo a passo. Se colocar o mouse sobre uma variável, você poderá ver o valor que ela contém. Acho que é a maneira mais fácil e prática de entender o que seu código faz, linha-a-linha.

Para retirar a bolinha (também chamada de Breakpoint), clique novamente duas vezes sobre ela.

D

Camilo e Vinícius,

Mto obrigada pelas dicas e pela disponibilidade de vcs em ajudar e passar dicas e informações…!

Agradeço de coração!! :smiley:

P

Eu também não concordo com isso de falar que não é certo começar já usando um ide mais complexa, eu quando começei com o java começei pelo eclipse e aprendi muito bem tanto que recomendo a muitas pessoas, quem fala isso não sabe o que está falando…

LPJava

eu nao disse momento nenhum que estava errado iniciar pelo eclipse apenas sugerir que usando o notepad eh uma forma tb de aprender porem muito diferente do usar uma ide complexa como o eclipse. Mas foi apenas uma sugestao… e o fato de usar ide ou nao… depender no nivel da pessoa com linguagens de programação nao afeta se usar uma ide ou nao… isso é relativo, o importante é tentar entender e descobrir quado a ide indicar um erro que as vezes é que vc nao teve atenção la em cima… o fato de ta colorido… ajuda em dizer se algo eh palavra reservada ou nao… por exemplo se vc digitar um codigo no bloco de notas vai ter mais atenção que no eclipse… acho que no bloco de notas ele nao informa se eh palavra-chave ou nao eh… entao reforça a vc aprender corretamente a escrita das palavras reservadas…

bom como falei eh uma SUGESTÃO.

Criado 14 de janeiro de 2007
Ultima resposta 14 de jan. de 2007
Respostas 10
Participantes 4