Estou criando uma página JSF no eclipse, está quase tudo funcionando corretamente, mas quando adiciono o richfaces, a aplicação fica com o seguinte erro.
Este erro aparece quando eu coloco no web.xml as linhas correspondentes a configuração do richfaces. Já adicionei ao projeto os arquivos .jar, tanto como biblioteca no projeto, assim como os arquivos .jar, na pasta /lib do projeto, mas nenhum dos dois metodos resolveu o problema. Os arquivo web.xml e faces-config.xml estão logo abaixo.
Estou criando uma página JSF no eclipse, está quase tudo funcionando corretamente, mas quando adiciono o richfaces, a aplicação fica com o seguinte erro.
Este erro aparece quando eu coloco no web.xml as linhas correspondentes a configuração do richfaces. Já adicionei ao projeto os arquivos .jar, tanto como biblioteca no projeto, assim como os arquivos .jar, na pasta /lib do projeto, mas nenhum dos dois metodos resolveu o problema. Os arquivo web.xml e faces-config.xml estão logo abaixo.
Onde você está colocando as páginas do faces? se estiver dentro do WEB-INF mova para o WebContent do projeto..
[]´s
irado
index.jsp esta dentro da pasta WebContent.
Andre_Fonseca
você adicionou os arquivos .jar em WEB-INF/lib ???
irado
já adicionei, testei e mostrou o mesmo erro.
Andre_Fonseca
Oi,
Este deve estar acontecendo porque o seu web-container não está conseguindo achar a Servlet do Faces.. você consegue chamar uma outra Servlet qualquer?? parece que o faces-config.xml e o web.xml estão certos.. o que pode estar acontecendo é que você está fazendo alguma declaração errado -
como nome de uma classe ou pacote - ou que a estrutura do seu projeto está errada. Essa deve parecida com isso:
WebContent |__ pages |__ css !__ js !__ WEB-INF !__ classes - todas as servlets tem que ser compiladas pra ca.. !__ lib - todos os .jar tem que estar aqui !__ web.xml !__ faces-config.xml
O log do seu servidor está mostrando algo além dessa mensagem? coloque o stack todo aqui pro pessoal dar uma olhada..
[]´s
irado
A pasta de logs esta vazia :(, mas no console do eclipse mostra isso:
05/04/2008 17:33:32 org.apache.tomcat.util.digester.SetPropertiesRule begin
WARNING: [SetPropertiesRule]{Server/Service/Engine/Host/Context} Setting property 'source' to 'org.eclipse.jst.jee.server:SistemaUniv' did not find a matching property.
05/04/2008 17:33:32 org.apache.catalina.core.AprLifecycleListener init
INFO: The APR based Apache Tomcat Native library which allows optimal performance in production environments was not found on the java.library.path: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin;.;C:\WINDOWS\Sun\Java\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin\client;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Ahead\Lib\;C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Ahead\Lib\
05/04/2008 17:33:33 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol init
INFO: Initializing Coyote HTTP/1.1 on http-8080
05/04/2008 17:33:33 org.apache.catalina.startup.Catalina load
INFO: Initialization processed in 1470 ms
05/04/2008 17:33:33 org.apache.catalina.core.StandardService start
INFO: Starting service Catalina
05/04/2008 17:33:33 org.apache.catalina.core.StandardEngine start
INFO: Starting Servlet Engine: Apache Tomcat/6.0.16
05/04/2008 17:33:34 com.sun.faces.config.ConfigureListener contextInitialized
INFO: Initializing Mojarra (1.2_08-b06-FCS) for context '/SistemaUniv'
05/04/2008 17:33:36 org.apache.catalina.core.StandardContext filterStart
SEVERE: Exception starting filter richfaces
java.lang.ClassNotFoundException: org.ajax4jsf.Filter
at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1360)
at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1206)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.getFilter(ApplicationFilterConfig.java:249)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.setFilterDef(ApplicationFilterConfig.java:397)
at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterConfig.<init>(ApplicationFilterConfig.java:108)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.filterStart(StandardContext.java:3709)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.start(StandardContext.java:4356)
at org.apache.catalina.core.ContainerBase.start(ContainerBase.java:1045)
at org.apache.catalina.core.StandardHost.start(StandardHost.java:719)
at org.apache.catalina.core.StandardEngine.start(StandardEngine.java:443)
at org.apache.catalina.core.StandardService.start(StandardService.java:516)
at org.apache.catalina.core.StandardServer.start(StandardServer.java:710)
at org.apache.catalina.startup.Catalina.start(Catalina.java:578)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.start(Bootstrap.java:288)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:413)
05/04/2008 17:33:36 org.apache.catalina.core.StandardContext start
SEVERE: Error filterStart
05/04/2008 17:33:36 org.apache.catalina.core.StandardContext start
SEVERE: Context [/SistemaUniv] startup failed due to previous errors
05/04/2008 17:33:36 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol start
INFO: Starting Coyote HTTP/1.1 on http-8080
05/04/2008 17:33:36 org.apache.jk.common.ChannelSocket init
INFO: JK: ajp13 listening on /0.0.0.0:8009
05/04/2008 17:33:36 org.apache.jk.server.JkMain start
INFO: Jk running ID=0 time=0/181 config=null
05/04/2008 17:33:36 org.apache.catalina.startup.Catalina start
INFO: Server startup in 3890 ms
Agora observando a organização dos diretorios, os arquivos .class não estavam no local correto(esta organização foi feita pelo eclipse). Mas mesmo colocando a pasta classes com os .class onde você indicou, mesmo assim continua mostrando o mesmo erro.
Este projeto executava sem problemas no NetBeans(só estou aproveitando os fontes do projeto do NetBeans), mas estou querendo mudar para o eclipse devido ao fato que o Netbeans 6.0, esta muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito pesado.
Agradeço a sua ajuda, mas ate agora o erro persiste, o que mais falta fazer?
Obrigado por vc estar me ajudando, mas o erro persiste, baixei o arquivo .jar e fiz o que vc me falou, mas o erro continua. Olha ele executava normal antes, só depois que coloquei essas linhas no web.xml é que começaram os erros.
org.richfaces.SKIN
blueSky
RichFaces Filter
richfaces
org.ajax4jsf.Filter
richfaces
Faces Servlet
REQUEST
FORWARD
INCLUDE
E são essas linhas que pedem para adicionar no site do richfaces. Eu estou usando o apache Tomcat 6.0.
Verifique se o faces-config.xml e web.xml estão de acordo com os links no final da pagina…
[]´s
Andre_Fonseca
irado,
Conseguiu resolver o problema??
irado
Demorei responder pq estava tentando resolver, mas sem solução, e continua mostrando a mesma mensagem de erro. O problema não esta no JSF, esta no richfaces, a pagina funciona sem problemas, quando eu programo sem o JSF, retirando as linhas do web.xml post anterior.
Obrigado pela insistencia em me ajudar e no site com a lista de vários .jars, realmente muito bom link.
07/04/2008 22:44:58 org.apache.tomcat.util.digester.SetPropertiesRule begin
WARNING: [SetPropertiesRule]{Server/Service/Engine/Host/Context} Setting property 'source' to 'org.eclipse.jst.jee.server:SistemaUniv' did not find a matching property.
07/04/2008 22:44:58 org.apache.catalina.core.AprLifecycleListener init
INFO: The APR based Apache Tomcat Native library which allows optimal performance in production environments was not found on the java.library.path: C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin;.;C:\WINDOWS\Sun\Java\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin\client;C:\Arquivos de programas\Java\jre1.6.0_05\bin;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Ahead\Lib\
07/04/2008 22:44:58 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol init
INFO: Initializing Coyote HTTP/1.1 on http-8080
07/04/2008 22:44:58 org.apache.catalina.startup.Catalina load
INFO: Initialization processed in 1536 ms
07/04/2008 22:44:58 org.apache.catalina.core.StandardService start
INFO: Starting service Catalina
07/04/2008 22:44:58 org.apache.catalina.core.StandardEngine start
INFO: Starting Servlet Engine: Apache Tomcat/6.0.16
07/04/2008 22:44:59 com.sun.faces.config.ConfigureListener contextInitialized
INFO: Initializing Mojarra (1.2_08-b06-FCS) for context '/SistemaUniv'
07/04/2008 22:45:02 org.apache.catalina.core.StandardContext listenerStart
SEVERE: Exception sending context initialized event to listener instance of class com.sun.faces.config.ConfigureListener
java.lang.NoClassDefFoundError: javax/faces/lifecycle/LifecycleFactory
at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)
at java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source)
at java.net.URLClassLoader.defineClass(Unknown Source)
at java.net.URLClassLoader.access$000(Unknown Source)
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1347)
at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1206)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Unknown Source)
at javax.faces.FactoryFinder.getImplGivenPreviousImpl(FactoryFinder.java:555)
at javax.faces.FactoryFinder.getImplementationInstance(FactoryFinder.java:459)
at javax.faces.FactoryFinder.getFactory(FactoryFinder.java:260)
at com.sun.faces.config.processor.FactoryConfigProcessor.verifyFactoriesExist(FactoryConfigProcessor.java:186)
at com.sun.faces.config.processor.FactoryConfigProcessor.process(FactoryConfigProcessor.java:131)
at com.sun.faces.config.ConfigManager.initialize(ConfigManager.java:202)
at com.sun.faces.config.ConfigureListener.contextInitialized(ConfigureListener.java:174)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.listenerStart(StandardContext.java:3843)
at org.apache.catalina.core.StandardContext.start(StandardContext.java:4350)
at org.apache.catalina.core.StandardHost.start(StandardHost.java:719)
at org.apache.catalina.core.StandardEngine.start(StandardEngine.java:443)
at org.apache.catalina.core.StandardService.start(StandardService.java:516)
at org.apache.catalina.core.StandardServer.start(StandardServer.java:710)
at org.apache.catalina.startup.Catalina.start(Catalina.java:578)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(Unknown Source)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Unknown Source)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.start(Bootstrap.java:288)
at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:413)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: javax.faces.lifecycle.LifecycleFactory
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
... 37 more
07/04/2008 22:45:02 org.apache.catalina.core.StandardContext start
SEVERE: Error listenerStart
07/04/2008 22:45:02 org.apache.catalina.core.StandardContext start
SEVERE: Context [/SistemaUniv] startup failed due to previous errors
07/04/2008 22:45:02 org.apache.coyote.http11.Http11Protocol start
INFO: Starting Coyote HTTP/1.1 on http-8080
07/04/2008 22:45:03 org.apache.jk.common.ChannelSocket init
INFO: JK: ajp13 listening on /0.0.0.0:8009
07/04/2008 22:45:04 org.apache.jk.server.JkMain start
INFO: Jk running ID=0 time=0/862 config=null
07/04/2008 22:45:04 org.apache.catalina.startup.Catalina start
INFO: Server startup in 5869 ms
espero que ajude
Andre_Fonseca
Opa,
Então, esse erro ai parece que ta faltando algo do myfaces, voltando ao jarfinder
O Hello World JSF eu consegui rodar aqui na minha maquina usando Windows e Tomcat 6
[]´s
irado
Mas nem MySpace eu estou utilizando, pelo menos que eu saiba nao. Agora o que eu acho incrivel, é como isso funcionava no NetBeans sem problema nenhum, e no Eclipse é esse trabalho todo.
Andre_Fonseca
Entao, quando esta começando a ficar complicado - e no seu caso você tá migrando um projeto de IDE o que nem sempre é facil - eu acho que vale a pena tentar fazer um projeto simples que funcione - o Hello World - e depois você vai incrementando ele… eu pelo menos sou a favor da técnica de ir colocando de tijolo em tijolo para diminuir a complexidade… é como dar um passo pra tras e depois dois pra frente… :shock:
Tente fazer o exemplo http://www.java2s.com/Code/Java/J2EE/HelloWorldJSF.htm diretamente no Eclipse criando um novo Dynamic Web Project para o target runtime do Tomcat… Nesse link você pode baixar o código fonte junto com os .jar
Depois que você tiver o ambiente montado no Eclipse você coloca as suas classes e páginas conforme for precisando… acho mais facil…
O exemplo funcionou pra mim aqui usando Windows XP, Eclipse, Tomcat 6 e JDK 1.5
O Netbeans deve possuir algumas configurações próprias dele, em projetos Desktop usando Swing por exemplo é praticamente um parto migrar um projeto feito no layout do Netbeans para o Eclipse, eu já passei por isso hehe
[]´s
irado
Eu sei como é isso também, quando mudei do Code::blocks para o Visual C++ usando a Ogre3D, tambem tive alguns problemas.
Mas no caso do NetBeans para o Eclipse, eu estou usando só o conteudo dos arquivos, não estou usando as configurações do NetBeans. O projeto do NetBeans no Eclipse, funciona tudo perfeitamente bem até eu adicionar o RichFaces, quando eu adiciono o RichFaces ao projeto começam os problemas já citados nos posts.
t+
Psycopata
Olha, eu tô com um problema parecido. Porém, estou no netbenas: