Erro ao compilar com o cmd

Oi, estou tentando copilar um aquivo no formato java, mas aparece uma mensagem de erro:
" ‘java’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. ".

Alguém pode ajudar, estou usando o Windows Vista 8.1?

Obrigado!

Olá!

Esta mensagem e porque o Windows não tem uma versão do Java JDK instalada.
Siga este tutorial de instalação da Loiane Groner:

Abs!

Eu digito javac -version e aparece: ‘javac -version’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Fiz tudo que falava no site que você recomendou, mas nada.

Consegui valeu pela ajuda.

Oi, eu faço isso no cmd:
java Teste.java

e aparece:
Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Teste

Porque você não apontou para o seu prompt o diretório onde está a sua classe ou projeto.

Pesquise como navegar nos diretórios do seu computador via DOS e entre no diretório da sua classe ai sim você utiliza os comandos em java.

Então eu coloquei na pasta Java7 no cmd onde esta Teste.java e Teste.class:
C:\Java7 java Test

Alguém pode fazer igual esta em: http://www.loiane.com/2013/02/instalando-e-configurando-o-java-no-windows-8/
???

Alguém sabe como resolver esse erro?

Qual erro?

se esta se referindo a como compilar tente fazer os passos abaixo.

para compilar vc deve navegar ate onde salvou o seu .java no seu casso

cd /d C:\Java7 (enter) --> muda diretorio

javac Teste.java --> compila

java Teste --> executa (ñ é preciso colocar o .class).

[quote=Pixels15]Oi, eu faço isso no cmd:
java Teste.java

e aparece:
Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Teste[/quote]

[quote]Então eu coloquei na pasta Java7 no cmd onde esta Teste.java e Teste.class:
C:\Java7 java Test[/quote]

beto11 olha acima meu problema.

Mostra pra nós como está seu código.

Teste.java

package teste; public class Teste { public static void main(String args []) { char sexo = 'f'; byte idade = 89; short codigo = 256; float nota = 9.4f; int alunos = 100, classes = 10; long habitantes = 9050100; double dolar = 2.62; boolean alternativa = false; System.out.println("\n sexo:" + sexo + " idade:" + idade + " codigo:" + codigo); System.out.println("\n nota:" + nota + " alunos:" + alunos + " classes:" + classes); System.out.println("\n habitantes:" + habitantes + " dolar:" + dolar + "altenativa:" + alternativa); } }

Vc colocou sua classe dentro de um pacote, e para executa-lá desta
forma vc terá que utilizar um comando especifico, para que o Java
encontre corretamente o arquivo da classe compilada.

Por exemplo:

java -classpath C:\Java7 java Teste

Este artigo explica melhor:

Abs!

Segue um link que muito parecido com o seu daqui mesmo do forum da uma olhar q acho q vc vai resolver
deve esta faltando algum detalhe destes q tem nesse topico que eu passei.

http://www.guj.com.br/java/215477-resolvido-problemas-ao-executar-codigo-java-no-prompt

[quote=ThiagoA]Vc colocou sua classe dentro de um pacote, e para executa-lá desta
forma vc terá que utilizar um comando especifico, para que o Java
encontre corretamente o arquivo da classe compilada.

Por exemplo:

java -classpath C:\Java7 java Teste

Este artigo explica melhor:

Abs![/quote]

Fiz o oque disse e nada. mesmo erro.

[quote=beto11]Segue um link que muito parecido com o seu daqui mesmo do forum da uma olhar q acho q vc vai resolver
deve esta faltando algum detalhe destes q tem nesse topico que eu passei.

http://www.guj.com.br/java/215477-resolvido-problemas-ao-executar-codigo-java-no-prompt[/quote]

Não entendi esse tópico no site.

vc ainda não consegui compilar sua classe certo?

então vamos lá.

Para compilar a sua classe pelo prompt vc primeiro deve navegar ate onde vc o salvo no seu caso “C:\Java7” porém a sua classe Teste.java encontra-se dentro do pacote “teste” então vc vai ter que para dentro desta pasta ficando o caminho “C:\Java7\teste” para isso vc pode usar o comando “CD” assim:

CD /d C:\Java7\teste

ao dar esse comando no prompt ele vai direcionar o mesmo para a pasta “C:\Java7\teste” onde se encontra a sua classe Teste.java. Certo?
Agora vc tem que compilar a sua classe para isso usa-se o comando “javac” seguido do nome da classe assim:

javac Teste.java (fique atento para as letras MAIÚSCULAS e MINÚSCULAS pois deve ser igual ao nome do arquivo em disco)

depois de feito isso no diretório “C:\Java7\teste” será criado um novo arquivo o “Teste.class” que é o arquivo que deve ser executado com o comando “java” assim:

java Teste (não e preciso colocar a extensão .class)

ao dar esse comando a saida do seu programa Teste será impressa no prompt.

tente fazer isso para ver se da certo.

[quote=beto11]vc ainda não consegui compilar sua classe certo?

então vamos lá.

Para compilar a sua classe pelo prompt vc primeiro deve navegar ate onde vc o salvo no seu caso “C:\Java7” porém a sua classe Teste.java encontra-se dentro do pacote “teste” então vc vai ter que para dentro desta pasta ficando o caminho “C:\Java7\teste” para isso vc pode usar o comando “CD” assim:

CD /d C:\Java7\teste

ao dar esse comando no prompt ele vai direcionar o mesmo para a pasta “C:\Java7\teste” onde se encontra a sua classe Teste.java. Certo?
Agora vc tem que compilar a sua classe para isso usa-se o comando “javac” seguido do nome da classe assim:

javac Teste.java (fique atento para as letras MAIÚSCULAS e MINÚSCULAS pois deve ser igual ao nome do arquivo em disco)

depois de feito isso no diretório “C:\Java7\teste” será criado um novo arquivo o “Teste.class” que é o arquivo que deve ser executado com o comando “java” assim:

java Teste (não e preciso colocar a extensão .class)

ao dar esse comando a saida do seu programa Teste será impressa no prompt.

tente fazer isso para ver se da certo.[/quote]

Fiz tudo isso e quando chega na parte: java Teste, aparece no cmd:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Teste

OBS: Coloquei no cmd javac -version e aparece:

javac 1.8.0_45

Coloquei no cdm java -version e aparece:

java version "1.8.0_45" java (TM) SE Runtime Environment ...

Significa que esta tudo instalado e configurado. E agora?

Posta como esta configurada as suas variaveis de ambiente JAVA_HOME, CLASSPATH, PATH