Erro ao compilar jasper- [URGENTE]

Bom dia a todos. Criei um relatorio no jasper e adicionei no classpath a pasta onde estavam os .class da minha aplicacao. Dentro desta pasta contem dois arquivos. O Inventario.class e o EmpGeral.class. O método getIdEmpreendimento() retorna um objeto EmpGeral. Antes estava tudo compilando no jasper direitinho. So que tive que formatar meu pc e agora nao funciona. Para a linha abaixo

((Inventario)$P{inventario}).getIdEmpreendimento().getPessoaJuridica().getRazaosocial()

aparece o seguinte erro

net.sf.jasperreports.engine.JRException: Errors were encountered when compiling report expressions class file: 1. The type br.ind.ri.modelo.EmpGeral cannot be resolved. It is indirectly referenced from required .class files                 value = (java.lang.String)(((Inventario)((java.lang.Object)parameter_inventario.getValue())).getIdEmpreendimento().getPessoaJuridica().getRazaosocial());//$JR_EXPR_ID=30$                                            <-------------------------------------------------------------------------------------> 1 errors      at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.compileReport(JRAbstractCompiler.java:193)     at it.businesslogic.ireport.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:591)     at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

Alguem sabe o que pode estar acontecendo???

Obrigado

[quote=mtns]Bom dia a todos. Criei um relatorio no jasper e adicionei no classpath a pasta onde estavam os .class da minha aplicacao. Dentro desta pasta contem dois arquivos. O Inventario.class e o EmpGeral.class. O método getIdEmpreendimento() retorna um objeto EmpGeral. Antes estava tudo compilando no jasper direitinho. So que tive que formatar meu pc e agora nao funciona. Para a linha abaixo

((Inventario)$P{inventario}).getIdEmpreendimento().getPessoaJuridica().getRazaosocial()

aparece o seguinte erro

net.sf.jasperreports.engine.JRException: Errors were encountered when compiling report expressions class file: 1. The type br.ind.ri.modelo.EmpGeral cannot be resolved. It is indirectly referenced from required .class files                 value = (java.lang.String)(((Inventario)((java.lang.Object)parameter_inventario.getValue())).getIdEmpreendimento().getPessoaJuridica().getRazaosocial());//$JR_EXPR_ID=30$                                            <-------------------------------------------------------------------------------------> 1 errors      at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.compileReport(JRAbstractCompiler.java:193)     at it.businesslogic.ireport.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:591)     at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

Alguem sabe o que pode estar acontecendo???

Obrigado[/quote]

Olá.
Duas perguntas:
1.ª - Quando se salva as suas preferências do iReport (inclusive classpath) ele grava isso em um arquivo no diretório do usuário dentro de documents and settings do Windows ou no /home do Linux. As configurações do classpath continuaram depois que você formatou o PC?

2.ª - Já que você formatou o PC, você verificou se na pasta onde estavam os .class continha preenchida?

[]'s
JL

Ola…
Respondendo as suas duas perguntas

1. Não as configurações não ficaram salvas.
  2. As pastas onde estavam os .class eu gero na minha aplicacao. Elas estão preenchidas sim.

Alguma ideia do que pode ser este erro???

Obrigado

Se as configurações de classpath não continuaram como antes da formatação, aconselho você então a refaze-las.
Isso deve resolver seu problema.

[]'s
JL

Então. Eu as refiz. Adicionei a pasta onde estao meus .class no classpath do ireport e mesmo assim continua com o erro. Nao sei mais o que pode ser feito. Nao estou entendendo este erro.

Eu devo estar esquecendo alguma coisa. Eu adiciono a pasta onde estava meus .class no classpath dentro do jasper. Preciso fazer mais alguma coisa?
Minhas tentativas ja se esgotaram. Sempre que procuro por este erro na net ele dizem que é problema de jre, path. Você sabe os passos que eu devo fazer para configurar meu path no jasper?

Obrigado

Voltou a funcionar. Não sei o que eu fiz que agora voltou a funcionar corretamente. Apaguei os campos e os refiz exatamente como era antes e voltou a funcionar. Obrigado pelas dicas

Eu consegui arrumar esse problema aqui, na sala de cima, adicionando o caminhos para todas as classes.

hehehe…valeu