Erro ao compilar pelo CMD!

15 respostas
C

Sempre compilei pelo IDE sem problemas. Quando fui usar o cmd, porque programas de console têm aparência melhor no cmd, obtive esse erro:

Como arrumo esse problema?
Como assim, ele não encontrou o main do javac? O jdk não deveria vir com tudo certinho?

Obrigado

15 Respostas

saoj

Dá um google com esse erro. Você consegue executar javac -version ?

C

Todos os que eu encontrei falava que existe arquivos faltando e eu tento que instalar o J2SE completo.
Eu já tinha o completo instalado e re-instalei antes de postar isso no forum. Continuo com o erro.
Outros falam que eu posso copiar os arquivos faltando de uma biblioteca completa e colocar onde está faltando arquivos. Mas se eu não tenho os arquivos fantando, como vou colocar eles?

help! :x

Jose111

As variáveis de ambiente do java estão configuradas corretamente?

andre.santos

Coloca o diretório bin de onde vc instalou o JDK na variável PATH do seu Sistema Operacional. Deve resolver.

[]'s

escaravelho

Pessoal,

Estou com o mesmo problema que o amigo responsável pela criação deste tópico. Instalei o JRE e o JDK, configurei as variáveis de ambiente, e acredito estar tudo certinho.

Consigo visualizar a versão do java, digitando:

java -version

Consigo executar aplicação criada com o eclipse, e isto me coloca uma pulga trás da orelha, pois algo indica que tem algo de errado com as minhas configurações de variáveis de ambiente, mas eu não consigo encontrar, vou listar as minhas configurações abaixo:

Variáveis do sistema:

JAVA_HOME = C:Arquivos de Programas\Java

Path = %JAVA_HOME%\bin

CLASSPATH = "."

Conseguem enxergar o erro?

andre.santos

Não sei se foi erro de digitação, mas faltou uma barra depois do C: na linha

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java

Se não foi erro de “digitamentação” (rs) aí está seu problema.

[]'s

escaravelho

andre.santos:
Não sei se foi erro de digitação, mas faltou uma barra depois do C: na linha

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java

Se não foi erro de “digitamentação” (rs) aí está seu problema.

[]'s

E o pior que não é esse o problema, já estava ficando feliz quando abri e vi que estava certo: C:\Arquivos de programas\Java.

C

Está horrível isso!

Não é só a pasta bin!
Se fosse isso ele não reconheceria o comando javac, mas ele reconhece, mas não encontra o Main!!!

T

Quando isso ocorre, normalmente é o CLASSPATH que está zoado. Eu nunca seto a variável de ambiente CLASSPATH na minha máquina, e na verdade eu sempre a deixo vazia (zerada); sempre que eu preciso de um classpath, eu o seto diretamente no comando (por exemplo, java -cp ou javac -cp).

C

Você está falando para fazer assim?

C:\Blabla>javac Main.java -cp

Eu tentei, e o erro continua!
Como eu posso arrumar o classpath do javac?

E

O que o Thingol quis dizer é que sua variável de ambiente CLASSPATH está zoada. Limpe essa variável antes de usar o javac, talvez com:

SET CLASSPATH=
javac -cp suasBiblioteca1.jar;suaBiblioteca2.jar  seu\pacote\sua\Classe.java
ricardocomp

C

Ainda nada!!!
Estou achando que é problema da última versão!

E

Dica:
a) Desinstale direitinho as duas ou três coisas que aparecem como “java” ou “j2se”.
Deve aparecer até mais coisas; você tem de limpar tudo.

b) Então, instale direitinho o JDK. (Eu prefiro instalar no diretório c:\jdk1.6.0 em vez de aceitar o padrão - é um porre usar aquele diretório cheio de espaços quando você tem de compilar usando linha de comando).

R

[b]Olá! Estava com o mesmo problema do criador deste tópico. Consegui resolver o problema excluindo a CLASSPATH, definitivamente.

Espero ter ajudado, até a próxima.[/b]

Criado 25 de janeiro de 2010
Ultima resposta 13 de dez. de 2010
Respostas 15
Participantes 9