Não é só colocar ele dentro do diretório no caso o learning\WEB-INF\classes e utilizar o comando javac???
Vejam a tela das variaveis.
C:\tomcat5\bin>startup
Using CATALINA_BASE: c:\tomcat5
Using CATALINA_HOME: c:\tomcat5
Using CATALINA_TMPDIR: c:\tomcat5\temp
Using JAVA_HOME: c:\j2sdk1.4.2_05
C:\tomcat5\bin>
Se eu não me engano, o J2SDK1.4.x não tem as bibliotecas do servlet. Mas o Tomcat tem elas em:
CATALINA_HOME/common/lib/servlet-api.jar
Adiciona ele no classpath que sem isto é impossivel!
P
PierrePJ
Sim estão OK, eu consigo compilar qualquer tipo de programa JAVA em meu desktop, menos o bendito do Servlet…
O que será que está acontecendo…
R
riqueneilPJ
[color=“darkblue”]Sim, pelo que vejo vc está compilando pelo Javac, ou não??
Se vc estiver compilando por algum outro software com o eclipse, netbeans ou jcreator tem que conferir se os paths de compilação deles estão certos, senão vc nunca vai conseguir compilá-los.
Se vc estiver usando o javac, então fica mais complicado, tente descer ate o diretório e aplicar o javac local: javac arquivo.java
Mas diz pra gente qual o método de compilação que vc está usando!
[]'s [/color]
F
francisbhPJ
abre seu console ai (ou prompt do DOS) e digita isto:
javac HelloWorldExample.java -classpath /<diretorio do tomcat>/common/lib/servlet-api.jar
se estiver usando Win32 inverta as barras “”
P
PierrePJ
Caro Francis é isso ai mesmo a biblioteca servlet-api.jar não está no class path do jdk, utilizei o comando que você passou e funcionou corretamente.
Por enquanto estou compilando meus servlets no DOS mesmo, depois penso em utilizar uma IDE mas avançada.
Mas como eu faço pra colocar o servlet-api.jar no sdk???
Obrigado a todos.
F
francisbhPJ
Copie o servlet-api.jar para o diretorio do SDK em llib. Este não é um bom procedimento, mas vai funcionar sem vc precisar incluir o classpath. Por que não é bom!? Isto esta desrespeitando o padrão do java, de compilar tendo conciencia que esta usando uma biblioteca não padronizada.
Não vale a pena programar sem uma IDE. Existem IDE’s bem simples e sem complicação, pois as muito famosas são bem complicadas para quem não tem muito tempo a dedicar a elas. Eu aconselho usar o jedit (www.jedit.org). Em plugins do mesmo vc pode adicionar o jcompile. Ele é extremamente simples, quase o que vc esta fazendo.
P
PierrePJ
Utilizo o JText para construir minhas classes e servlets, minhas JSP´s utilizo o Dreamweaver, queria integrar tudo em uma só…
Qual me aconselharia???
F
francisbhPJ
Infelizmente não conheço tanto assim. Não uso nem o que vc usa! Utilizo o eclipse 3 sem nenhum plugin do mesmo e o jEdit para editar os arquivos xml. Tentei usar o lomboz (plugin servlet/jsp pro eclipse), mas achei ele avançado demais para o que estou apenas estudando. Aconselho a perguntar isto num novo tópico em IDE’s.
R
riqueneilPJ
[color=“darkblue”]Olá!
Já ouvi falar que o JCreator tem suporte à JSP agora, não sei como deve estar, mas qnd eu usei achei super tranquilo e fácil.
Utilizo O JCreator mas estou migrando para o Eclipse com Lomboz e estou tendo de suar um pouco, mas em compensação ele é muito bom…
Agora Francish, me diz qual é desse jEdit… estou tendo alguns problemas com XML por não conhecer…
Valeu!!![/color]
F
francisbhPJ
Ele não é bom para xml. É um editor multiuso com interface gráfica feito todo em java e com suporte a plugins. Talvez ele tenha algum plugin que possa te ajudar em xml, mas eu desconheço. Fico lhe devendo, eu só o uso pra não ficar enchendo muito o eclipse com arquivos que não estão na pasta padrão e não fazem parte do projeto. Assim não tenho que ficar fazendo marabalismo com os elementos do projeto dentro do eclipse só pra editar um arquivo xml.
P
PierrePJ
Obrigado!!!
Valeu pelas dicas e boa programação…
Pierre
R
riqueneilPJ
[color=“darkblue”]De nadaPierre!!!
Estamos aí pra isso…
francisbh, o eclipse tbm edita XML??
Como se faz isso??[/color]
F
francisbhPJ
Com um projeto aberto, pede para importat um arquivo do system e depois clique nele duas vezes, quando o mesmo estiver aparecendo no seu projeto.