Ola sou novo com o java, por favor me ajdem!!!
Quando eu dou o comando de compilar o fonte salvo em uma unidade A: ele compila e eu consigo executar normalmente,
mas quando salvo o fonte no c: e dou o comando para compilar ele me retorna o seguinte erro: [size=18]error cannot read: AloMundo.java [/size]
Este computador é seu, doméstico? Ou é da empresa?
Num primeiro momento, pensei ser ele da empresa e o administrador de sistemas aplicou diretivas de segurança para impedir que algum usuário salve arquivos no drive C:. Será este o “problema”?
Tente salvar seus fontes em um diretório onde tenha permissão para tal.
Aquele abraço,
diego2005
Como que você está compilando???
Uma opção seria configurar o PATH…
Marcel_Horner
Primeiro tambem pensei que poderia ser algo relacionado a PATH, que talvez houvesse alguma classe ou pacote no disquete que nao tinha sido copiado para o C:, mas caso fosse este o problema a mensagem nao seria essa.
Essa mensagem eh exibida quando tentamos compilar uma classe que nao existe. Certifique-se que a sua classe foi realmente copiada para o C:, que vc esta no diretorio correto e que esta digitando corretamente o nome da sua classe.
V
victorhugomuniz
para apenas rodar o seu aplicativo faz assim oh
java AloMundo
vc deve estar fazendo isso
java AloMundo.java
apos vc ter compilado
javac AloMundo.java
foi criado um arquivo AloMundo.class, este que deve ser chamado pela JVM para a execução, este e o seu bytecode, portavel, robusto , fortemente acoplado é “seguro”
isso é java
Marcel_Horner
Acredito que o problema nao seja ao rodar e sim ao compilar.
Se tentarmos rodar um arquivo .java o seguinte erro eh exibido:
Ola Marcel Horner não sei o porque do problema talvez alguma relacionado ao PATH, eu usei um artigo aqui do guj para configuração do mesmo. Porque quando coloco o fonte no A: e peço para compilar ele compila e depois eu consigo executar normalmente, quando coloco o fonte no C: ai ele não consegue compilar e retorna esse erro!!!
Muito Obrigado pelos toques mas ainda estou com o problema por favor me ajude!!!
G
guelo
diego2005:
Como que você está compilando???
Uma opção seria configurar o PATH…
Assim:
javac AloMundo.java
G
guelo
Ola galera ainda estou com problemas em relação a compilar arquivos a partir do C: por favor me ajudem
Desde ja obrigada!!!
Marcel_Horner
Estranho, o que parece eh que a sua classe nao esta no diretorio onde vc esta rodando o javac.
Vc tem certeza absoluta que esta no diretorio onde esta a sua classe?
Manda um dir e ve se a sua classe eh listada.
Verifique pelo promp o nome da sua classe, certifique-se de que nao eh AloMundo.java.txt, pois se o seu Windows estiver configurado para ocultar extensao de tipos de arquivos conhecidos ira parecer que eh AloMundo.java.
Outra sugestao seria verificar a estrutura de diretorios pois caso a mesma seja muito grande pode ocorrer algum problema. Procure colocar a sua classe direto no C:, ou pelo menos em algum diretorio com o nome curto e sem espacos.
G
guelo
Dei um dir e a classe é listada!!
A extensão esta correta AloMundo.java!!
A estrutura de diretório é curta coloquei direto na raiz c:
A minha comfiguração é a seguinte:
variaveis de usuario
variaveis valor
CLASSPATH .;JAVA_HOME
JAVA_HOME c:\jdk1.5.0
PATH c:\jdk1.5.0\bin
O que vocês acham sera que o erro pode estar aqui?
Favor me ajudem solucionar esse problema!!
agradeço a atenção!!!
Daniel_Quirino_Olive
Você está executando o javac no mesmo diretório onde está o seu arquivo fonte?
G
guelo
Sim coloquei o fonte na raiz c:\ para ficar mais facil de testar mesmo assim da erro, coloquei dentro da pasta bin para testar e da erro ao compilar só não da erro quando coloco o fonte no A:\ ai eu compilo e executo normalmente!!
Obrigada pela atenção!!
Mas ainda to com o problema!!!
Daniel_Quirino_Olive
Só por curiosidade: você já tentou compilar passando o caminho completo para o fonte? Ex.: javac c:\AloMundo.java ??
G
guelo
Tentei ele não retorna nada de ero ao compilar com o caminho completo mas quando executo:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: AloMundo
Daniel_Quirino_Olive
guelo:
Tentei ele não retorna nada de ero ao compilar com o caminho completo mas quando executo:
Tá, então quer dizer que compila Para resolver este outro problema, tente executar seu exemplo com o seguinte comando: java -cp . AloMundo
Reparei que ao dar o comando citado pelo Daniel Quirino
javac c:\AloMundo.java ele me gerou um arquivo CLASS AloMundo
mas quando executo: java AloMundo ele me da erro,
tem outra forma de executar ou eu to errando em alguma coisa
Obrigada!!!
G
guelo
Não deu certo dei o comando java -cp . AloMundo
mas ele não executou
G
guelo
Mudei o CLASSPATH para testar como sugeria o link que o Daniel Quirino indicou. Era assim:.;JAVA_HOME
Mudei para .;.;%CLASSPATH%;C:\fonte;C:\fonte
e criei uma pasta chamada fonte na raiz c:
ai dei o comando: “javac c:\fonte\AloMundo.java” ele compilou
e executei:“java AloMundo” ele rodou normal mas ele só funciona se tiver
o codigo fonte dentro da pasta fonte eu criei uma subpasta dento da pasta fonte e mandei compilar ele compila mas não executa .
´Gostaria de saber se a configuração do CLASSPATH esta correto agora ou eu volto como estava. Não sei o que fazer por favor me ajudem
Obrigada
G
guelo
Daniel Quirino Oliveira:
guelo:
Tá, então quer dizer que compila Para resolver este outro problema, tente executar seu exemplo com o seguinte comando: java -cp . AloMundo