Erro ao compilar

Olá, sou iniciante em java, bem iniciante mesmo.

Bom estou com um problema, instalei o J2Sdk1.4.2 com netbeans, porem quando eu faço um programa simples como esse:

public class teste
{
public static void main(String[] args)
{
System.out.println(“Teste”);
}
}

Ocorre o seguinte erro:

java.lang.NoClassDefFoundError: teste
Exception in thread “main”

Acredito que a instalação esteja incorreta porem veja minhas variaveis de sistema:

JAVA_HOME = c:\j2sdk1.4.2_04
CLASSPATH = c:\j2sdk1.4.2_04\lib;c:\j2sdk1.4.2_04\lib\tools.jar
PATH = c:\j2sdk1.4.2_04\bin

Gostaria da ajuda de vcs se fosse possivel

Valeu

Dá uma olhadinha se o local de onde vc está executando o programa corresponde ao diretório onde ele está armazenado… :wink:

Bom o Código Teste.java e o outro arquivo Teste.class estão os dois na unidade C:\

Por isso acho q estou chamando corretamente

irreal tu ta compilando ele pelo netbeans ou pelo console?

o erro parece ser do compilador. ele diz que nao enontrou a classe Teste
e no seu trecho de codigo esta teste…

java e case sensitive.

see ya :twisted:

Olha e certeza sim, sempe qdo falamos de classe falamos em letra maiuscula!!!

:razz:

Ta certo errei quando escrevi aqui, mas a classe e a chamada de teste é tudo em minuscula.

Bom, quandi eu compilo pelo console funciona blz.

c:>javac teste.class
c:>java teste
teste
c:>

Mas pelo NetBeans não funciona, da aquele erro lá, eu to achando que é pq o netbeans não tá gerando o arquivo .class, ele só faz o .java, dai o q cs acham?

Irmao… e pq a sua classe ta com o nome de teste e tem q ser Teste!

BLZ??

Ratinho…

Coloquei o nome da classe como Teste e o arquivo fonte como Teste tb só q continua dando o mesmo erro…

aff…

Cara, vá no link abaixo

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=9607&sid=7d938a62f10583402898a2acad887495

E configure seu sdk, depois, salve seu arquivo como: Teste.java
COMO JAVA MESMO, depois, vá no DOS e digite JAVAC Teste.java
DEPOIS digite java Teste

ok? :wink:

Aquele Abraço!

Eu sei…

Assim funciona…

Mas porque o netbeans não ta mostrando os resultados da compilação e o programa rodando?

Compilando e execuntando pelo console funciona tranquilamente, mas eu queria que o netbeans fizesse o negocio.

Só que por ele acontece esse erro ai, dai não sei como fazer.

Você pode fazer o seguinte, use o netbeans, e nele, existe uma seta verde, que serve para rodar os aplicativos (esta seta está lá em cima)! Veja se tá rodando o compilador do NetBeans, se num tiver, olha o teu código fonte, pra ver se o bixo tá rodando certinho, ok?

Lembre-se:

O NOME DA CLASSE COMEÇA COM A 1° letra maiúscula, e o resto em minúsculo!

E O NOME DO ARQUIVO DEVE CONTER A 1° LETRA MAIÚSCULA, E O RESTO MINÚSCULO!

EX:

Teste.java

//soft

public class Teste {
public static void main( String args[] )
{
System.out.printIn( “Teste” );
}
}

Zabula, funciona sim, o programa compila direitinho, so que da erro na execução.

O arquivo fonte Teste.java ta lá, eu compilo e compila sem nenhum erro, o problema é que após compilar ele não roda aparece o erro na Janela de I/O, o o programa não executa, porem se chamar pelo console (java Teste) ele roda direitinho.

Gostaria de saber porque o netbeans compila, mas não roda o programa.

Agradeço a ajuda de todos…

A proposito Eu sou programador a alguns anos só que em VisualBasic.

Faz o seguinte mano:

Reinstal o netbeans, estilo, um netbeans que é massa é o 3.6!

Reinstala, ok?

pode ser caso de instalação, que tava corrompido algum arquivo que compõe o NetBens, ok?

Blz vo tentar

Valew pela ajuda de todos ai

Valeu zabula

Olha cara, eu uso o JBuilder, portanto não manjo muito de NetBeans, mas pelo que eu percebi pelo erro é que vc não esta informando ao netbeans onde esta a classe que possue o método main.

No JBuilder se vc antes de compilar não dizer onde esta a classe que contém o método main ele da erro tb.

Falow!!