Pessoal estou tentando criar um método e dá o erro de:
Illegalstartoftype
Meu código:
publicbooleanabrirbanco(){try{conexao=DriverManager.getConnection(DB_BANCO,DB_USUARIO,DB_SENHA);stm=conexao.prepareStatement(getSelect());retorno_conexao=true;returntrue;}catch(SQLExceptionsqle){JOptionPane.showMessageDialog(this,"Impossível conectar com o Banco de Dados!","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}
poderia postar a classe inteira? To achando que é algo relacionado ao “public class Blablkabla”…
P
petter
Olha a classe aí:
packagebr.com.bwilson.conexao;importjava.io.FileInputStream;importjava.io.FileNotFoundException;importjava.io.IOException;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.PreparedStatement;importjava.sql.SQLException;importjava.util.Properties;importjavax.swing.JOptionPane;/** * * @author petter */publicclassConexao{privatePropertiesconfBanco=newProperties();privateStringINI="conexaoBanco.ini";privateStringDB_CLASS;privateStringDB_BANCO;privateStringDB_USUARIO;privateStringDB_SENHA;publicConnectionconexao;privatebooleanretornoConexao=false;privatePreparedStatementstm;publicStringselect;publicStringgetSelect(Stringselect){returnselect;}publicStringsetSelect(Stringselect){this.select=select;returnselect;}publicConexao()throwsFileNotFoundException,IOException,ClassNotFoundException,SQLException{try{confBanco.load(newFileInputStream(INI));DB_CLASS=confBanco.getProperty("driver");DB_BANCO=confBanco.getProperty("url")+(!confBanco.getProperty("porta").equals("")?":"+confBanco.getProperty("porta"):confBanco.getProperty("porta"))+confBanco.getProperty("banco");DB_USUARIO=confBanco.getProperty("usuario");DB_SENHA=confBanco.getProperty("senha");Class.forName(DB_CLASS);}catch(FileNotFoundExceptionfnfe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Arquivo do Banco de Dados não encontrado!","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}catch(IOExceptionioe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Exceção do tipo IOException gerada!","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}catch(ClassNotFoundExceptioncnfe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Exceção do tipo ClassNotFoundException gerada!","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}publicbooleanabrirbanco(){try{conexao=DriverManager.getConnection(DB_BANCO,DB_USUARIO,DB_SENHA);stm=conexao.prepareStatement(getSelect());retorno_conexao=true;returntrue;}catch(SQLExceptionsqle){JOptionPane.showMessageDialog(this,"Impossível conectar com o Banco de Dados!","Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}}}
thiago.correa
O teu método abrirbanco está dentro do contrutor.
P
petter
O meu método estava dentro de outro método. Retirei ele para fora e tudo está funcionando.
Só por curiosidade: um método não pode conter outro?
thiago.correa
Se pudesse você não estaria tendo esse problema
Leandro_BSB
Um método pode sim conter outro.
[]s
Leandro
Jaison
Leandro BSB:
Um método pode sim conter outro.
[]s
Leandro
então vc pode me da um exemplo?
P
petter
Pessoal muito obrigado pela ajuda de vcs, mas como ainda sou novato no Java, estou com alguns problemas entre criar e invocar um metodo. Vou passar abaixo um codigo que gerei para testar minhas “habilidades” de trabalhar com metodos. A classe Conexao tem metodos para gerenciar a conexao e a classe Select invoca os métodos da classe Conexao para fazer um select simples. Gostaria que vcs analisassem o meu código para ver se estou no caminho certo, se a lógica é essa mesma ou se estou fazendo alguma barbaridade.
Classe Conexao:
importjava.io.FileInputStream;importjava.io.FileNotFoundException;importjava.io.IOException;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.PreparedStatement;importjava.sql.SQLException;importjava.util.Properties;importjavax.swing.JOptionPane;/** * * @author petter */publicclassConexao{privatePropertiesconfBanco=newProperties();privateStringINI="conexaoBanco.ini";privateStringDB_CLASS;privateStringDB_BANCO;privateStringDB_USUARIO;privateStringDB_SENHA;publicConnectionconexao;privatebooleanretornoConexao=false;privatePreparedStatementstm;publicStringselect;publicStringgetSelect(){returnselect;}publicStringsetSelect(Stringselect){this.select=select;returnselect;}publicvoidconexao()throwsFileNotFoundException,IOException,ClassNotFoundException,SQLException{try{confBanco.load(newFileInputStream(INI));DB_CLASS=confBanco.getProperty("driver");DB_BANCO=confBanco.getProperty("url")+(!confBanco.getProperty("porta").equals("")?":"+confBanco.getProperty("porta"):confBanco.getProperty("porta"))+confBanco.getProperty("banco");DB_USUARIO=confBanco.getProperty("usuario");DB_SENHA=confBanco.getProperty("senha");Class.forName(DB_CLASS);}catch(FileNotFoundExceptionfnfe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Arquivo do Banco de Dados não encontrado! Código do erro: "+fnfe.toString(),"Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}catch(IOExceptionioe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Exceção do tipo IOException gerada! Código do erro: "+ioe.toString(),"Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}catch(ClassNotFoundExceptioncnfe){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Exceção do tipo ClassNotFoundException gerada! Código do erro: "+cnfe.toString(),"Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}publicvoidabrirbanco(){try{conexao=DriverManager.getConnection(DB_BANCO,DB_USUARIO,DB_SENHA);stm=conexao.prepareStatement(getSelect());}catch(SQLExceptionsqle){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Impossível conectar com o Banco de Dados! Código do erro: "+sqle.toString(),"Erro!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);}}}
Classe Select:
importjava.io.FileNotFoundException;importjava.io.IOException;importjava.sql.SQLException;/** * * @author petter */publicclassSelect{publicSelect(){Conexaoconexao2=newConexao();try{conexao2.conexao();conexao2.setSelect("select * from teste");conexao2.abrirbanco();}catch(FileNotFoundExceptionfnfe){}catch(IOExceptionioe){}catch(ClassNotFoundExceptioncnfe){}catch(SQLExceptionsqle){}}}