Erro ao digitar $ java -version

Como arrumar esse errro?

Não tem esse $ no comando. O correto é apenas:

java -version

O $ costuma aparecer nos terminais do linux, mas não faz parte do comando. Veja como é na minha maquina:

image

Não digitei esse $, ele já aparece no terminal. No linux, é comum vc ver dois símbolos e cada um representa uma coisa, veja:

  • $: Significa que é um usuário normal que está logado no terminal.
  • #: Significa que quem está logado é um super usuário (root)

Ainda assim:

Agora o erro mudou, e significa que, ou o java não está instalado na sua máquina, ou não está devidamente configurado nas variáveis do sistema.

O que aparece qdo vc executa esse comando:

echo %JAVA_HOME%

E tb está no PATH?

Não, como é?

Nessa mesma janela, nas Variáveis do Sistema, tem a variável Path. Nela vc concatena o JAVA_HOME. Basta vc adicionar no final do Path assim:

;%JAVA_HOME%/bin

Deu certo. Desinstalando o java jdk ainda consigo entrar no eclipser. Antes dava errro, por que agora não?

Foi mal, por hábito (pq uso o linux) usei a barra / , mas como vc usa windows, a barra deve ser \.

;%JAVA_HOME%\bin

Talvez ainda tenha alguma JDK instalada na sua maquina q o eclipse, de alguma forma, esteja reconhecendo.

Será que a por causa disso:


?

Provavelmente. O instalador deve está baixando uma JRE exclusivo para o eclipse usar.

Tem como não instalar o jdk na instalação do Eclipse, pois quero usar a versão JDK 11?

Se me lembro, acho que dá para usar uma JDK existente usando o modo avançado do instalador.

Olha no canto superior direito da janela do instalador que vc irá achar o modo avançado.

Onde será que ele instala o java?

Sabe onde o Eclipse instala o Java JDK?

Não vou saber dizer onde é instalado.