Erro ao escrever o Caminho absoluto(path) pelo MAC OS X

Estou tendo problemas para digitar o caminho absoluto do meu arquivo (access) para conectar a base de dados.
Explicando melhor, eu estou tendo classes de java e o computador que utilizo no curso é um windows, daí quando vou estudar em casa eu estudo pelo mac os.
Então me está dando um erro quando tenho que digitar url do arquivo access.
Eu tenho modificado assim o caminho absoluto:

private String url="jdbc:Access:/MacintoshHD\\Users\\nomeUsuario\\NetBeansProjects\\BaseDatos\\dbej1.mdb"; private String accessDriver = "com.hxtt.sql.access.AccessDriver";

E o erro que me aparece é esse:

Exception in thread "main" java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc:/MacintoshHD\Users\nomeUsuario\NetBeansProjects\BaseDatos\dbej1.mdb at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:604) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:243) at capadatos.GestorBD.conectar(GestorBD.java:56) at capanegocio.GestorUsuarios.obtenerUsuarios(GestorUsuarios.java:29) at capanegocio.ControlUsuarios.main(ControlUsuarios.java:29)

Ele me diz que o driver não foi encontrado, mas eu tenho instalado em Bibliotecas do projeto o Access_JDBC30.jar, no qual eu copiei o que utilizei do pc Windows da classe.

Isso me esta passando por eu não ter bons conhecimentos de UNIX. Por que no windows colocaria /C:\\...\\dbej1.mdb";
Alguém que programa em JAVA no Mac OS X pode me ajudar ???

O formato para a url seria:

String url = “jdbc:mysql://” + serverName + “/” + mydatabase; // a JDBC url

vc está fazendo: url=“jdbc:Access:/MacintoshHD\Users\nomeUsuario\NetBeansProjects\BaseDatos\dbej1.mdb”;

Pergunta: É BaseDatos ou BaseDados ?

acho que deveria ser: url =“jdbc:Access:/MacintoshHD/Users/nomeUsuario/NetBeansProjects/BaseDatos/dbej1.mdb”;

ou url =“jdbc:Access://MacintoshHD//Users//nomeUsuario//NetBeansProjects//BaseDatos//dbej1.mdb”;

Espero q funcione…

1 [ ]

Eu fui testar faz pouco tempo a conexão no iReport e não funciona esse accessDriver:

com.hxtt.sql.access.AccessDriver 

Daí acho que agora o problema esta aí, será que no mac tem algo diferente do Windows nesse caso? POrque lá me funciona perfeitamente, ou então estou fazendo algo errado no iReport, mas isso do iReport verei lá que com certeza será igual que fiz no pc de lá…
e o correto é BaseDatos mesmo porque estou na Espanha e escrevo durante as classes em espanhol mesmo.

Eu tentei as duas maneiras que você me falou e não obtive sucesso, na 1º é o mesmo tipo de erro apresentado anteriormente e no 2º exemplo:
url =“jdbc:Access://MacintoshHD//Users//nomeUsuario//NetBeansProjects//BaseDatos//dbej1.mdb”;

me deu esse erro, que diz que é de permissao de seguridade:

Exception in thread "main" java.sql.SQLException: MacintoshHD//Users//romeniglimadamasio//NetBeansProjects//BaseDatos//dbej1.mdb doesn't exist or can't be accessed. If you're using mapped drives to access database files, you may need to check the security permissions. at com.hxtt.global.SQLState.SQLException(Unknown Source) at com.hxtt.sql.br.a(Unknown Source) at com.hxtt.sql.access.ae.<init>(Unknown Source) at com.hxtt.sql.access.EmbeddedDriver.connect(Unknown Source) at com.hxtt.global.SQLState.getConnection(Unknown Source) at com.hxtt.sql.HxttDriver.if(Unknown Source) at com.hxtt.sql.HxttDriver.connect(Unknown Source) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:579) at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:243) at capadatos.GestorBD.conectar(GestorBD.java:56) at capanegocio.GestorUsuarios.obtenerUsuarios(GestorUsuarios.java:29) at capanegocio.ControlUsuarios.main(ControlUsuarios.java:29)

O chato que o professor não utiliza Mac OS e não pode me ajudar, eu quero resolver isso para que possa terminar os exercicios que me falta em casa e assim acompanhar as classes, que estou perdendo tempo com esses erros.

Muito Obrigado pela opnião airmigjr!

Acredito que vc possa estar com problemas de acesso à pasta onde está o arquivo.
Dê uma olhada no link: http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.4/pt/mh669.html

Eu começaria porae…

No que eu puder te ajudar, vou tentar, pois tenho mac tb… mas conheço mais de windows…

Acredito que você deva dar acesso total ao usuário que vc está logando. Ou para todos, se existir essa opção no mac.

1 [ ]

Eu tinha pensado nisso, mas eu vejo que as permissões já estão com privilégio de Leitura e Gravação, para todos usuários.

Ou você usa “/Volumes/Macintosh HD/Users/Nome do Usuario/diretorio/arquivo” ou “/Users/Nome do Usuario/diretorio/arquivo”.

Não se usa “MacintoshHD\Users\Nome do Usuario”.

Mac não é Windows, ele é bem mais parecido com o Linux.

A propósito, em alguns casos, você pode também usar a sintaxe antiga (pré-MacOSX), que separa os componentes do nome do arquivo por “:”. Se não me engano, seria algo como:

“Volumes:Macintosh HD:Users:Nome do Usuario:diretorio:arquivo”

mas não use isso - nem sei se isso funciona na nova versão do Java 7 que a Oracle, não a Apple, desenvolveu.

P.S. Eu tenho um Mac em casa e ele foi configurado com triple-book (Mac, Windows e Linux).
Como o pessoal diz, “quem instala um Windows em uma máquina Mac matou um golfinho”.
Não achei referências a essa piada em inglês, deve ser uma piada em português.
Acho que quem come atum ajudou a matar mais golfinhos que quem instalou um Windows em uma máquina Mac :slight_smile:

Eu tenho testado de todas essas maneiras que você me disse e já de antes tinha tentado com a barra invertida e etc… Cheguei a tentar por último até esse último exemplo que você me indicou e me disse para não utilizar, mas como não tinha mais opção tentei.
Realmente o diretorio, como mostra a figura é este: /Users/romeniglimadamasio/NetBeansProjects/BaseDatos/dbej1.mdb
Mas não me funciona de jeito nenhum me continua dando o mesmo erro, eu acho que é algum tipo de comando pelo terminal que não sei, para permitir o acesso…
Chegando a conclusão que vou aprender mais sobre comandos no Terminal, que realmente não quero mais ficar nessa de ficar me passando no Unix.
Alguém recomenda alguma apostila para o terminal?
E sabe da solução desse problema?
Vou ver como faço com MySQL então.

O erro foi esse:

run:
Exception in thread "main" java.sql.SQLException: Users/romeniglimadamasio/NetBeansProjects/BaseDatos/dbej1.mdb doesn't exist or can't be accessed. If you're using mapped drives to access database files, you may need to check the security permissions.
	at com.hxtt.global.SQLState.SQLException(Unknown Source)
	at com.hxtt.sql.br.a(Unknown Source)
	at com.hxtt.sql.access.ae.<init>(Unknown Source)
	at com.hxtt.sql.access.EmbeddedDriver.connect(Unknown Source)
	at com.hxtt.global.SQLState.getConnection(Unknown Source)
	at com.hxtt.sql.HxttDriver.if(Unknown Source)
	at com.hxtt.sql.HxttDriver.connect(Unknown Source)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:579)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:243)
	at capadatos.GestorBD.conectar(GestorBD.java:56)
	at capanegocio.GestorUsuarios.obtenerUsuarios(GestorUsuarios.java:29)
	at capanegocio.ControlUsuarios.main(ControlUsuarios.java:29)
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 23 segundos)

Muito Obrigado por sua ajuda entanglement!

Eu estou achando que não funciona porque não tenho access no meu mac.
Alguém pode comprovar isso? Se sim, existe algum Acces para instalar no mac?
Acabo de ver no link abaixo que existe algo para instalar, sendo que é pago, alguém pode indicar aonde consigo um free?
http://actual-odbc-driver-for-microsoft-access.en.softonic.com/mac