Erro ao executar fonte

Pessoal estou com um probleminha instalei o java no linux (Slackware 10.1) e to com problemas para configurar o class path, java_home e o path mas mesmo assim consegui fazer o famoso ola mundo para teste usando este fonte:

public class Ola
{
public static void main(String args [])
{
System.out.println(“Ola mundo”);
}
}

compilei de dentro da pasta bin do java q ficou em /usr/local/jsdk1.5.0_07/bin com o seguinte comando: ./javac /usuario/java/Ola.java e criou o arquivo Ola.class dentro da pasta /usuario/java, tentei executar tb de dentro da pasta bin do java ja que nao consegui configurar o path com o comando ./java /usuario/java/Ola e tb com o comando ./java -cp . /usuario/java/Ola
e das duas formas da o seguinte erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: /usuario/java/Ola

alguem pode me ajudar a resolver isto? nao consegui acertar a configuracao do arquivo /etc/profile acho q pode ser algo com isto que esta dando errado tb …

flow…

Tente:

./java -cp /usuario/java Ola

Não adianta você setar o classpath para . porque sua classe não está no diretorio atual… :wink:

ja tentei tb e quando uso o ./java -cp /usuario/java/Ola ele lista o help d comando java, como se eu so divesse digitado ./java entende? eu copiei o .class para dentroo do diretorio bin onde se encontra o java e eecutei ele com o./java Ola e deu tudo blz, eu preciso muito que alguem me ajude a configurar o path e as variaveis no /etc/profile como o JAVA_HOME e o CLASSPATH e tb o EXPORT

Acho que arrumando isto meu java no linux vai rodar certinho …

Veja que tem um espaço entre /usuario/java e Ola

./java -cp /usuario/java (espaço) Ola

pra configurar as variaveis, edite o arquivo /etc/profile e adicione as linhas:

[code]JAVA_HOME=/usr/local/jsdk1.5.0_07
export JAVA_HOME

CLASSPATH=.
export CLASSPATH

PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH[/code]

Acho que assim deve funcionar…

Eu estava pensando em fazer um video tutorial de como instalar o JDK e outras ferrramentas java no linux, mas não consegui nenhuma aplicação de captura de tela pra linux… :sad: mas qualquer hora eu ainda consigo!