Erro ao executar java pelo prompt do windows. [RESOLVIDO]

Boa noite pessoal, sou novo aqui no fórum e comecei a estudar java esta semana.
Estou estudando pela apostila da caelum de “Java e Orientação a Objetos”. Estou bem no ínicio onde ensina como compilar e executar um programa via prompt (na apostila está no linux),
Consegui compilar normalmente usando o javac MeuPrograma.java, após usar o javac é criado dentro do mesmo diretório um arquivo MeuPrograma.class porém ao tentar executar o mesmo usando java MeuPrograma.class o cmd do windows me retorna a seguinte msg conforme imagem:

(Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal MeuPrograma.class)

Procurei pelo fórum e até vi uma postagem parecida, porém como era uma postagem muito antiga e postada na área de desenvolvimento web, resolvi postar aqui para tentar sanar meu problema e de outras pessoas que estão começando agora.

Valeu ai galera!

você configurou as variáveis de ambiente no seu SO?

Mostre o seu fonte. Provavelmente você nomeou o arquivo diferente do nome da Classe.
:wink:

@Mayara, eu segui um tutorial na net ensinando a configurar as variáveis de ambiente e lá falava para colocar assim:
CLASSPATH = C:\Program Files\Java\jre7\bin
PATH = C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_02\bin
JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java
Inclusive, no CLASSPATH tava configurado coisas do windows live messenger lá, ai eu apaguei pra colocar isso e meu msn nem entrava mais, tive q reinstalar ele, depois vi q era so colocar " ; " entre os diretorios…

@gustavo, o code é esse q segue.

class MeuPrograma { public static void main(String[] args){ System.out.println("Minha primeira linha em Java!"); } }

Valeu a todos!

Cara… o codigo ta certo e aqui ta funcionando.

Minhas variaveis ficam assim:

CLASSPATH = C:\Program Files\Java[b]jdk1.7.0_02\lib;,;[/b]
PATH = C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_02\bin
JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.7.0_02

lembrando que a variavel PATH eh usada por muitos programas e nao pode ser substituida somente para indicar os binarios do Java, eh preciso fazer como vc disse, colocar ‘;’ e acrescentar…

Valeu gustavoe mayara, deu certinho…
Era o CLASSPATH = C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_02[b]lib;,;[/b]
que no meu estava com o final bin ao invés de lib…

Muito Obrigado! :smiley: