Erro ao executar o eclipse

Bom dia Galera,

Estou iniciando em programação java e não consigo instalar nem a porrete o Eclipse Europa, instalei o jre e jdk 1.5.0_04 e ele dá um erro, falando a seguinte mensagem:

A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK) must be avaliable in order to run Eclipse. No Java virtual Machine was found after searching the following locations:
C:\Downloads\Leonardo\Java\eclipse\jre\bin\javaw.exe
javaw.exe in your current PATH

Pelo que entendi da mensagem, o eclipse não encontrou o javaw.exe, tenho q instalá-lo junto com a pasta do eclipse ou tenho que alterar o meu PATH?

Alguem por favor pode me ajudar

acho que alterando o path para “C:\Program Files\Java\jdk 1.5.0_04\bin” vai funcionar…
Esse endereço é padrao de instalação do java… veja o seu diretorio de instalação e altere.

Se tiver usando o Windows XP faça o seguinte:

É só incluir no Path o caminho onde foi instalado o JRE.

continua dando pau
fiz os dois procedimentos e não deu certo
o segundo procedimento eu nem tinha essa variavél abaixo
=[

É só colar o caminho do diretório bin do lugar onde vc instalou o java, C:\Program Files\Java\jdk 1.5.0_04\bin, sempre separando por virgula ponto ( ; ) entre os caminhos do Path. Manda um Print Screen da mensagem de erro.

Foi mal, lugar errado.

Vc descompactou o eclipse antes de instalar o j2sk ?
Caso seja isso primeiro instale o j2sdk e depois execute o eclipse que ele irá reconhecer tudo automáticamente, caso tenha instalado primeiro o pacote j2sdk, então verifique o path, provavelmente terá que localizá-lo no braço.

Atc,
Fernando.

[quote=santos.fernando]Vc descompactou o eclipse antes de instalar o j2sk ?
Caso seja isso primeiro instale o j2sdk e depois execute o eclipse que ele irá reconhecer tudo automáticamente, caso tenha instalado primeiro o pacote j2sdk, então verifique o path, provavelmente terá que localizá-lo no braço.

Atc,
Fernando.[/quote]

Amigo Fernando vc poderia me explicar como fazer isso “no braço”?
Pq eu instalei primeiro o J2sdk e depois descompactei o eclipse.

agradecido

1 curtida

Aki Leonardo augusto…
Aparada é a seguinte é só vc fazer isso aki

Wind + break
Ai vai em Variaveis de ambiente e muda o path do sistema…

coloca isso aki depois do ultimo ponto e virgula ; : “C:\Program Files\Java\jre1.6.0_16\bin”

ou algo parecido dependendo do seu JRE, vlw?

Olhaa eu estava com o mesmo problema aquii! Isso aconteceu porque não tinha a pasta JRE na pasta que descompactei o meu eclipse então eu fui no diretório de instalação do meu Java C:\Arquivos de programas\Java copiei a pasta Jre e colei no diretório do eclipse. No meu caso colei em D:\Rodivan- programas\FASP\eclipse Deu certoo! :smiley:

Nossa, nem estava botando fé…rs…mas não é que deu certo mesmo Rodivan…

vlw!

pessoal boa noite, fiz conforme o fórum, mas o erro continua…,

segue imagem com o erro, quem puder me ajudar ficarei grato!