Erro ao exibir mensagem em arquivo JSP com scriplet

Bom dia:

Estou desenvolvendo uma aplicação usando JSP, nela uso a tag <% %> para exibir uma mensagem exemplo: <% out.print(“Bom dia”) %>, em vez de aparecer somente a mensagem no navegador aparece a linha de comando por completo.
Obs:
1 Estou usando o eclipse photon, apache tomcat 9, java 1.8, S.O windows 10.
2 A tag <%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1” pageEncoding=“ISO-8859-1”%> não é reconhecida pelo JSP tenho que comentá-la com .
3 Para criar o arq(página) JSP, No projeto new -> Other -> Web -> JSP file.
4 Apache tomcat está setado no projeto na build path.
5 O projeto foi adicionado ao servidor Apache.

O mesmo erro ocorre quando uso o Linux.

Como eu poderia resolver o problema em questão?
Desde já fico grato.

Cara eu acho que isso é um problema de configuração

Veja se estes passos resolvem:

não seria assim:

<%= out.print("Bom dia") %>

Ola @Ofidomundo

a notação correta é <%= "Hello world" %> onde o = substitui o tedioso out.print

2 curtidas

@peczenyj isso, obrigado!

desde que comecei a usar as libs jps não tenho mais tido contato com jsp puro ^~^

De acordo com o livro Web Total Prático & Avançado, edição 2009, pág 163 a forma correta é: <%out.println(“mensagem”);%>.
É interessante que o eclipse compila.

Vamos la

Essa edição tem quase 10 anos. Muita coisa foi adicionada ao j2ee, jsp,java nesse meio tempo.

Sim, out.println ainda funciona mas a tendência é usar cada vez menos. Scriptlet é desnecessário com JSLT e outras tecnologias. Java Server Faces foi uma tentativa disso q é da época desse livro. Alias é bem comum vc fazer um serviço que retorna xml ou json pra ser renderizados via JavaScript no front-end. Então o q 9 anos atrás era correto, hoje pode ser visto como inadequado (mas compila)

1 curtida

Por gentileza. Você poderia indicar um livro que tenha algum exemplo de aplicativo com a tecnologia semelhante?