Erro ao fazer upload - Caused by: java.io.FileNotFoundException:

bom dia… Estou desenvolvendo uma aplicação que precisa fazer um upload de arquivo e enviar para um repositório na internet, porém ao realizar o upload dos arquivos está gerando o seguinte erro:

Caused by: java.io.FileNotFoundException: /usr/local/apache-tomcat-9.0/work/Catalina/localhost/processoSeletivo/upload_8651bbe4_3a62_410c_9037_f635edde0e42_00003595.tmp (No such file or directory)

Tenho outra aplicação rodando nesse mesmo servidor e consegue fazer o upload normalmente, porém ao subir essa nova aplicação e tentar fazer a operação dispara esse erro…

nome do arquivo ta certo?

upload_8651bbe4_3a62_410c_9037_f635edde0e42_00003595.tmp

caminho ta certo?

/usr/local/apache-tomcat-9.0/work/Catalina/localhost

o erro ta falando q nao existe esse arquivo

Sim… o caminho ta certo e existe, porém não ta gravando o arquivo .tmp dentro da pasta em questão, já dei acesso completo a pasta, mesmo nao sendo uma boa prática, e mesmo assim nao grava o arquivo dentro da pasta…

Talvez possa ser problema de permissão.

Consegui solucionar o problema, não sei o motivo do sistema não conseguir salvar o arquivo temporário na pasta padrão, porém se alterar a pasta em que vai grava o arquivo funciona normalmente, basta configura o web.xml da seguinte forma

<context-param>
  <param-name>primefaces.UPLOADER</param-name>
  <param-value>commons</param-value>
</context-param>

<filter>
  <filter-name>FileUploadFilter</filter-name>
  <filter-class>org.primefaces.webapp.filter.FileUploadFilter</filter-class>
<init-param>
    <param-name>uploadDirectory</param-name>
    <param-value>/minhaPastaUpload</param-value>
  </init-param>
</filter>
 
<filter-mapping>
  <filter-name>FileUploadFilter</filter-name>
  <servlet-name>FacesServlet</servlet-name>
</filter-mapping>

desta forma irá funcionar no servidor.

Bom dia. Prezado, estou com o mesmo problema. O .jsp rodava direitinho com o Tomcat 7, mas quando instalei o Tomcat 9 no Debian 11 parou de funcionar, dizendo que o “sistema de arquivos é somente para leitura”. Todas as permissões estão corretas e, com o sistema feito em Java para Desktop funciona.
Já procurei o web.xml para fazer as alterações sugeridas mas não encontrei.
Alguém pode me ajudar. Agradeço antecipadamente.

Se seu sistema é desktop, não vai ter um web.xml.

De qualquer forma, recomendo criar um novo post para ele ter mais destaque para que outras pessoas consigam ver mais fácil (vc pode até referenciar esse post no novo que vc for criar se vc quiser).

Caro Lucas, o sistema foi desenvolvido inicialmente para desktop, em Java puro, dispensando portanto o web.xml. Esta versão funciona perfeitamente, inclusive uploads.
O problema é a versão em .jsp que compartilha várias coisas do sistema em desktop.
Fiz um “trace” e o sistema informa que o diretório foi criado e o arquivo colocado dentro dele, porém, nada acontece.
Agradeço sua atenção.