Boa tarde, pessoal!!!
Estou tendo dificuldades para inserir uma imagem em um jLabel. Criei a função abaixo, e esta, quando chamada, deve inserir a imagem no jLabel, porém esta apresentando o seguindo erro:
java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.(ImageIcon.java:138 )
[code] public void FotoPrimeiraPosicao() {
ImageIcon imagem = new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("C:/Teste/f5.png")); // NOI18N;
jLabelFotoPrimeiroLugar.setIcon(imagem);
}[/code]
Poderiam me ajudar a solucionar?
Muito obrigada!
posta a exception completa e um pouco mais do seu código.
att,
Bom dia, a todos!!!
Bem, descobri que esta falha ocorre quando eu quero acessar um diretório fora do projeto, ou seja, se o imagem esta esta armazenada em uma pasta no C: apresenta o erro, já se eu insiro esta imagem dentro do projeto, nenhum erro esta sendo apresentado 
Vejam como fiz para acessar a imagem dentro do projeto:
public void FotoPrimeiraPosicao() {
jLabelFotoPrimeiroLugar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/br/com/inatel/imagens/f5.png"))); //dentro do projeto
// jLabelFotoPrimeiroLugar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/C:/Teste/f5.png"))); //Fora do projeto (ERRO)
}
Alguém pode me ajudar?
Ah, e quanto ao exception completo:
java.lang.NullPointerException
at javax.swing.ImageIcon.(ImageIcon.java:138 )
at br.com.inatel.view.Indicador.FotoPrimeiraPosicao(Indicador.java:4608 )
at br.com.inatel.control.Indicador.main(Indicadorl.java:1587 )
Galerinha, consegui resolver!!! A solução foi remover o acesso aa classe: getClass().getResource
Solução:
[code] public void FotoPrimeiraPosicao() throws FileNotFoundException {
try {
//jLabelFotoPrimeiroLugar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/br/com/inatel/imagens/f5.png")));
jLabelFotoPrimeiroLugar.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(("/C:/Users/vanessa/Desktop/f5.png"))); //SOLUÇÃO CORRETA
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}
}[/code]
Muito obrigada a todos!!!