Erro ao instalar java

colegas, segui ao pe da letra o tutorial de instalação de java

foi instalado em c:
pasta: jdk1.5.0_10

mas ao digitar no prompt o comando ‘javac’, aparece a seguinte mensagem:
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.
isso qd eu digito javac em C:\Documents and Settings\User>

mas entrando em C:\jdk1.5.0_10\bin e digitando javac.exe aparece todas
as linhas do tutorial que deveriam aparecer com o comando javac de inicial, mt estranho.
não tou conseguindo compilar. sempre que eu digito o caminho do programa.java e uso o javac, aparece a msg de q ele não é reconhecido, etc, etc…

o q posso fazer???

Adicione a pasta /bin do seu java na variável de ambiente PATH do seu sistema e tente novamente!

isso mesmo… ou então caminha até a pasta do jdk

olha se meu tuto de instalação de ajuda!!

galera, antes de tudo, deem uma olhada numa imagem q eu tirei das variáveis. eu salvei o arquivo direto na pasta c: conforme o tutorial q eu li. por isso, camilo, eu teria q começar de novo pra seguir seu tutorial. eu devo fazer isso mais tarde se for uma alternativa. eu acho q o path tá como vcs disseram.

http://img123.imageshack.us/img123/553/java1rl4.jpg

aki a imagem do q acontece

http://img515.imageshack.us/img515/7237/java2xg0.jpg

me avisem se a imagem não deu certo.

puxa, agora q eu postei as imagens, ninguem sabe? deem uma forcinha aí, galera. vale lembrar q estou usando o windows 2000

vc fez um D:\Java> ali… mas vc instalou o JDK onde exatamente? por default ele é instalado

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_10

com o javac.exe na pasta

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_10\bin

no meu caso esta instalado assim /\

entao configurei meu CLASSPATH, JAVA_HOME e PATH da seguinte maneira:

CLASSPATH .;JAVA_HOME PATH %JAVA_HOME%\bin JAVA_HOME C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_10

vc deve ta confundindo os diretórios… tente localizar onde esta o javac.exe e faça a variavel de ambiente PATH ter o caminho para ele…

espero ter ajudado

ludo darkness, desinstalei e instalei de novo o java, nesta pasta padrão e agora deu tudo certo. eu estava colocando o meu path errado, sem os ‘%’

muito obrigado pela ajuda :slight_smile: