Erro ao rodar o JSP no Tomcat

12 respostas
V

Olá,

Estou usando o Eclipse, Lomboz e TomCat, mas está dando um erro ao executar a minha index.
O erro ocorre na linha do useBean.
Se eu tiro esta linha a página processa normalmente.

Não sei o que está acontecendo, pois o bean que estou usando existe.
O que será que está ocorrendo???

Mando o erro logo abaixo.

:roll:

HTTP Status 500 - 

--------------------------------------------------------------------------------

type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception 

[b]org.apache.jasper.JasperException: /Sisor/index.jsp(2,0) The value for the useBean class attribute br.unesp.util.Util is invalid.[/b]
	org.apache.jasper.compiler.DefaultErrorHandler.jspError(DefaultErrorHandler.java:39)
	org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.dispatch(ErrorDispatcher.java:405)
	org.apache.jasper.compiler.ErrorDispatcher.jspError(ErrorDispatcher.java:146)
	org.apache.jasper.compiler.Generator$GenerateVisitor.visit(Generator.java:1223)
	org.apache.jasper.compiler.Node$UseBean.accept(Node.java:1116)
	org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)
	org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visitBody(Node.java:2213)
	org.apache.jasper.compiler.Node$Visitor.visit(Node.java:2219)
	org.apache.jasper.compiler.Node$Root.accept(Node.java:456)
	org.apache.jasper.compiler.Node$Nodes.visit(Node.java:2163)
	org.apache.jasper.compiler.Generator.generate(Generator.java:3270)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.generateJava(Compiler.java:189)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:286)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:267)
	org.apache.jasper.compiler.Compiler.compile(Compiler.java:255)
	org.apache.jasper.JspCompilationContext.compile(JspCompilationContext.java:556)
	org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:293)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:291)
	org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:241)
	javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:802)

note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/5.5.9 logs.

12 Respostas

M

coloca ai pra gente a linha do teu useBean

V

Lá vai.

<%@ page contentType="text/html;charset=windows-1252"%> <jsp:useBean id="Util" class="br.empresa.util.Util" />

M

faltou o atributo value… :roll:

V

Não sei que atributo value seria esse???

Pois eu uso esta JSP e classes normalmente no JDeveloper, mas está dando este erro agora que estou migrando para o Eclipse com TomCat.

M

bah falha minha, esquece o meu post do value haehueauhea, cara, sei lá, se tu diz q ele funciona no JDev mas no Eclipse não, talvez a tua classe não esteja no classpath

V

Olha só o que tem nas minhas variáveis de ambiente.

JAVA_HOME

E:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_02

ECLIPSE_HOME

E:\eclipse;E:\eclipse\plugins\com.objectlearn.jdt.j2ee_3.0.1\servers\

CLASSPATH

. ;%JAVA_HOME%;%ECLIPSE_HOME%;E:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 5.5\common\lib\servlet-api.jar;E:\eclipse\API\servlet-2_3-fcs-classfiles.zip
M

Salve,

Quando você salva a página no eclipse aparece alguma mensagem de erro( uma imagem de x no canto esquerdo do código)?

Caso não, exclua o .war e sua pasta correspondente na pasta webapp do Tomcat porque geralmente ele não atualiza o arquivo .war.

Qualquer coisa post novamente.

até mais.

V

“marcossousa”:
Salve,

Quando você salva a página no eclipse aparece alguma mensagem de erro( uma imagem de x no canto esquerdo do código)?

Caso não, exclua o .war e sua pasta correspondente na pasta webapp do Tomcat porque geralmente ele não atualiza o arquivo .war.

Qualquer coisa post novamente.

até mais.

A página não contém nenhum erro. Não aparece nenhum x no canto esquerdo.
Eu não gerei nenhum .WAR.
Eu apenas startei o meu TomCat do Eclipse e digitei a URL da aplicação no Browser.

Se é uma página JSP simples que não tem useBean, então a página funciona corretamente, se coloco o useBean então aparece o erro mencionado.

M

Bem, você não havia dito que está utilizando o Lomboz??? Porque quando você faz o Deploy de seu webmodule ele cria um .war de seu projeto. E quando me referi se tinha erro era quando você chamava o Bean…

ok???

:okok:

V

Pessoal,

Ainda não consegui fazer funcionar.
Será que alguém poderia me ajudar?

M

o lomboz indica algum erro na linha onde tu esta usando o useBean? tem algum “x” ao lado dessa linha no código?

V

Não tem nenhum x marcado do lado da Tag.

Criado 29 de abril de 2005
Ultima resposta 6 de mai. de 2005
Respostas 12
Participantes 3