Erro ao tentar conectar no informix

8 respostas
jefersondr

Pessoal, bom dia!

Trabalho com cobol :oops: e agora estou tentando aprender e passar alguns programas da empresa para java so que a grande maioria dos nossos programas usam o banco informix.

Minha duvida é a seguinte estou fazendo um programa para ter um modelo de como faço a conexão e logo de cara estou tomando um erro :? , segue o erro:

[color=red]K:\java\testedb>java testebd
java.lang.ClassNotFoundException: com.informix.jdbc.IfxDriver[/color]

Segue o código:

import java.sql.*; import java.sql.Connection; import java.sql.Driver; import java.sql.DriverManager; public class testebd { public static void main(String args[]) { try { Class.forName( "com.informix.jdbc.IfxDriver"); Connection con = DriverManager.getConnection("jdbc:informix-sqli://<HOST>:<PORT>/<DB>:INFORMIXSERVER=<SERVER_NAME> ", "usuário", "senha"); Statement stmt = con.createStatement(); stmt.execute("SELECT * FROM nf_controle where cod_valautoriz <> 100"); ResultSet results = stmt.getResultSet(); con.close(); } catch(Exception e) { System.out.println(e); } } }

Alguém poderia ajudar?

8 Respostas

J

Já colocou o lib(driver do banco) na aplicação??? ele não achou a classe!

jefersondr

Como assim?
O codigo que postei e o completo, não coloquei nada alem disso. :oops:

J

http://www14.software.ibm.com/webapp/download/search.jsp?go=y&rs=ifxjdbc

Baixa(link ai em cima) o driver do seu banco e coloca na sua aplicação!

jefersondr

Até a instalação do drive ta dando erro:

K:\java\testedb\JDBC.3.50.JC9>java -cp setup.jar run -console
The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard
specified in /wizard.inf (104)

J

Vc não tem que instalar NADA!

http://javafree.uol.com.br/topic-3978-Como-apontar-um-jar-no-meu-projeto-do-Eclipse.html

Seu projeto vai usar o driver(o .jar) que vc baixou, dá uma olhada no link acima!!! Haaa da uma lida na apostila fj-21 da Caelum!

jefersondr

Eu não estou usando o eclipse estou usando o bloco de notas e compilando na mão.
vc quer dizer q tenho que importar o jar q baixei?

o que baixei foi um arquivo JDBC.3.50.JC9.tar com os seguintes arquivos/pastas dentro: setup.jar, quickstart e doc.

para incluir em meu projeto tenho q fazer como abaixo?
package setup
ou
import setup

Obs.: O que estou fazendo é apenas um batch

J

Sugiro vc a usar uma IDE(Ambiente de Desenvolvimento Integrado) como Eclipse, NetBeans, isso vai facilitar sua vida, além de ser PROFISSIONAL! Programar Java em bloco de notas é pré-histórico, além de nada produtivo!

jefersondr

Rs.

Valeu pela dica, vou instalar, so que posso fazer o download depois das 19:00, amanhã posto o resultado.

Criado 22 de setembro de 2011
Ultima resposta 22 de set. de 2011
Respostas 8
Participantes 2