Erro ao tentar executar algum programa em java

4 respostas
R

Comecei a estudar java há uns 2 meses. Eu conseguia compilar e executar os programas normalmente, mas agora (do nada coisas do Windows hehe) recebo a seguinte mensagem:

exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Teste

nesse caso quero executar o aplicatico Teste.class (sim, existe uma definição de classe Teste no arquivo Teste.java, sim, eu estou digitando todos os comandos perfeitamente, mesmo porque já havia feito isso centenas de vezes).

O que pode ser esse problema??? Ouvi falar alguma coisa sobre definir CLASSPATH no autoexec.bat

A única coisa que defini no meu autoexec.bat foi:
SET path=C:jdk1.2.1in;"%Path%"

conforme a própria instalação pede.

Por favor, estou precisando mesmooooooo continuar meus estudos. Me Ajudemmmmmm. Obrigado!!!

4 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Tente isso:

java -classpath . Teste

Outra coisa: atualize seu SDK.

R

Legal funcionou com esse comando

java -classpath . Teste

Abusando um pouco mais da sua boa vontade, você saberia me explicar por que ocorre esse problema (antes, juro, não havia) e como corrigi-lo?

Muito Obrigado.

dsiviotti

Você pode ter instalado algum programa que detonou o seu autoexec.bat.
Pra não ter que digitar -classpath toda hora, você pode colocar isso em um arquivo .bat o diretório do seu .class.

set classpath=./;C:j2dk1.2.1lib
set path=C:j2dk1.2.1in;%path%

Você roda o .bat antes de chamar java/javac só uma vez.
Depois é como era antes: java Teste.

Cuidado com códigos no autoexec tipo: Path=Arquivos de Programas…
Arquivos de Programa e diretórios com mais de 8 caravteres devem ficar entre aspas senão o resto do path não é lido. Pode ter sido algo assim que aconteceu.

R

Obrigado Douglas, sua dica resolveu meu problema. Um programa mexeu no meu autoexec.bat e várias linhas ficaram inativas. O que faltava era o set classpath mesmo.

Valeu, tudo em ordem agora!!!

Criado 27 de janeiro de 2004
Ultima resposta 28 de jan. de 2004
Respostas 4
Participantes 3