Erro ao tentar "executar" um arquivo JAR

6 respostas
C

Após criar o meu arquivo JAR no NetBeans, quando clico duas vezes no tal arquivo JAR, aparece a seguinte mensagem de erro:

Failed to load Main-Class manifest attribute from C:…\arquivo.jar

Observações: O programa é compilado e executado normalmente no NetBeans.

6 Respostas

bernardo.rafael

Verifique se, ao criar o arquivo “*.jar” vc especificou qual é a classe inicial “com o método main”. É esta classe que o arquivo “.jar” referencia para iniciar o aplicativo.

Essa classe deve deve especificada no arquivo manifest que está dentro do JAR

domingosbernardo

Olá bom dia a todos,

Um arquivo JAR é simplesmente um arquivo ZIP que contém classes, outros arquivos dos quais um porgrama pode precisar como imagens por exemplo, e um arquivo de “manifesto” que descreve recursos especiais do arquivo JAR.

O Arquivo de manisfeto é chamado MANIFEST.MF e fica localizado em um subdiretório especial META-INF do arquivo JAR.

Crie um arquivo, por exemplo “minhaclasse.mf”, na verdade um arquivo texto, contendo uma linha como essa :

Main-Class: nome_da_que_tem_o_metodo_main

por exemplo :

Main-Class: OlaMundo

obs: não precisa colocar o .class

em seguida para criar o JAR deve digitar:

jar cfm MeuArquivo.jar manifest.mf *.class

assim, será criado um arquivo JAR chamado MeuArquivo.JAR, com o manifest.mf e todos arquivos .class.

espero ter ajudado

C

Como assim “Especificar” minha classe principal? No NetBeans, eu crio o arquivo JAR através da opção BUILD MAIN PROJECT, o qual cria um JAR para o projeto em questão. É necessário dizer qual a classe principal? No BUILD MAIN PROJECT eu não vejo essa opção disponível.

C

O Problema ao criar o JAR do meu projeto tem alguma relação com o fato de já existir outro arquivo JAR em uma das pastas do projeto? Que no meu caso se trata do hsqldb.jar

Até mais.

domingosbernardo

Olá a todos, novamente por aqui,

Então, a classe principal, é a classe que tem um metodo :

public static void main( Strings[] args ){

}

ou seja a classe de inicialização da sua aplicação, logo quando vc executar o arquivo JAR, é lido o arquivo de manifest.mf, que indica por onde inicializar a aplicação.

para tentar ajudar passo essa referência para estudo :

no Livro JavaCore 7° edição, no capitulo 10 “Implantado mini-aplicativos”, na pagina 301, existe uma explicação detalhada sobre como criar arquivos JAR. A Revista JavaMagazine numero 9, também tem uma reportagem que ensina a utilizar arquivos JAR.

espero ter ajudado.

natanaeldf

Olha amigo,
Isso aconteceu comigo hoje e resolvi.

Eu clique com o botão direito em propriedades do meu projeto
clique em Executar e na Label Classe Principal clique no no botão Procurar
escolha qual é o arquivo principal do Projeto > clique Selecionar Classe Principal e OK.

Agora é para gerar o arquivo JAR
Clique com o botão direito no projeto e aperte Limpar e Construi observe a janela de Saída
caso não esteja aparecendo clique CTRL+4 e ela mostrar onde estar o arquivo jar.
por exemplo o arquivo jar do meu projeto ficar
nos meus documentos>NetBeansProjects>Nome do projeto>dist>Arquivo Jar

agora é aproveitar teu programa!

Abraços

Criado 2 de junho de 2006
Ultima resposta 15 de nov. de 2010
Respostas 6
Participantes 4