Erro: "class" or "interface" expected

Estou fazendo um curso on-line no site aprendaemcasa de Java. Já enviei algumas dúvidas, mas não obtive resposta nenhuma. Gostaria de ajuda para solucionar alguns erros que aparecem nos meus programas.

Gerando alguns exemplos com acesso a BD, ao compilar o programa, surgiu o seguinte erro:Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Texte1. Isso foi gerado ao compilar utilizando o Jcreator. Utilizando o prompt, a mensagem é a seguinte: “class” or “interface” expected.

Alguém sabe o por que a mensagem? Está faltando alguma coisa?

Obrigada

o que diz a mensagem? que é esperada a palavra chave class or interface.

isso significa que vc esta declarando uma classe, ou interface, mas não colocou a palavra chave. ve a linha q ele esta reclamando e coloca ‘class’ no começo da linha :wink:

Olá Fabricia! Bem vinda ao GUJ!
Esse erro que vc mencionou, o java.lang.NoClassDefFoundError, indica o seguinte: Você mandou o java instanciar um objeto de uma classe (ou então acessar algum membre de uma classe) para a qual o java não conseguiu encontrar uma definição, ou seja, o java não conseguiu achar essa classe Texte1 em nenhum arquivo .class envolvido na execução da sua aplicação.
A priori, me parece que você deve ter aí uma classe chamada Teste1, mas no método main da sua aplicação, você deve ter tentado instanciar um objeto da classe Texte1. Verifique primeiramente se não é isso.
Caso o problema persista, faça-nos a gentileza de postar aqui o seu código fonte, para podermos analizar melhor.
Em tempo: Antes de postar código fonte aqui no fórum, dê uma lida no seguinte tópico:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java
Nele você vai aprender a como colocar código fonte aqui de forma indentada, bonitinha e tal.

Qualquer coisa, pergunte mais, ok?

Pessoal, tá aí o código…
Alguma sugestão?

Um abraço a todos…

import java.sql.*;
class Teste1{
public static void main (String args[ ]) {
try{
String fonte = “jdbc:odbc:ag”;
String user = “”;
String pass = “”;
Class.forName (“sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”);
Connection conecta;
conecta = DriverManager.getConnection (fonte, user, pass);
System.out.println (“Conexao realizada com sucesso”);
conecta.close( );
}
catch (Exception e)
{
System.out.println (“Conexao nao realizada”);
}
}
}

Perdão, pois ainda não havia lido de como formatar a mensagem e postei de qualquer forma. Vou tentar não erra da próxima vez…

Um abraço

Você poderia porfavor colar para nós o erro que está dando exatamente como aparece na tela, na íntegra? Se puder dar um print screen e mandar a figura, tanto melhor.

basta usar [code ] e [/code ] sem o espaço em branco :wink:

import java.sql.*; class Teste1{ public static void main (String args[ ]) { String fonte = "jdbc:odbc:ag"; String user = ""; String pass = ""; try{ Class.forName ("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver"); Connection conecta = DriverManager.getConnection (fonte, user, pass); System.out.println ("Conexao realizada com sucesso"); conecta.close( ); } catch (Exception e) { System.out.println ("Conexao nao realizada! \nMotivo: " + e.getMessage()); } } }

Aquela mensagem de erro, você recortou e colou? Pq na mensagem está escrito Texte1 e a classe chama-se Teste1.

Talvez a sua IDE esteja confundindo isso aí…

[quote=ViniGodoy]Aquela mensagem de erro, você recortou e colou? Pq na mensagem está escrito Texte1 e a classe chama-se Teste1.

Talvez a sua IDE esteja confundindo isso aí…[/quote]
Eu, aqui com meus botões, acho que a colega transcreveu errado a mensagem de erro alí no post dela. Acho que o “Texte1” não aparece na mensagem de erro original do programa dela. Por isso pedi que ela nos mandasse a íntegra da mensagem de erro ou um print da tela de erro

Vc salvou o arquivo com o mesmo nome da Classe?

public class Teste1
{

}

Arquivo Teste1.java

Boa tarde.

Espero que vocês não me xinguem muito, sejam bonzinhos. Esqueci de fechar a classe. Já pedi desculpas!!!

Bem ,mas ainda não consegui resultado com o programa.

Esses exemplos são muito mal formulados. Pelo que eu entendi até agora, user e pass precisam ser campos da minha tabela no BD do Access para eu fazer a conexão. Só que o BD que ele manda criar não tem esses campos. Estou no caminho certo ou não?

Acho que vou pegar umas apostilas no apostilando e estudar, pois esse curso tá meio bagunçado.

Aguardo sugestões, conselhos e cascudos pelo erro besta…

Um abraço

Boa tarde.

Espero que vocês não me xinguem muito, sejam bonzinhos. Esqueci de fechar a classe. Já pedi desculpas!!!

Bem ,mas ainda não consegui resultado com o programa.

Esses exemplos são muito mal formulados. Pelo que eu entendi até agora, user e pass precisam ser campos da minha tabela no BD do Access para eu fazer a conexão. Só que o BD que ele manda criar não tem esses campos. Estou no caminho certo ou não?

Acho que vou pegar umas apostilas no apostilando e estudar, pois esse curso tá meio bagunçado.

Aguardo sugestões, conselhos e cascudos pelo erro besta…

Um abraço

Relaxe, Fabrícia! Aqui é um forum para iniciantes. Aqui não existe “erro besta”. Toda questão aqui merece e tem a atenção da galera!

Só uma dica: Para colocar imagens no fórum, vc deve informa uma URL da internet. Abra uma conta, porexemplo, no www.photobucket.com, guarde lá suas imagens, e utilize os links de lá para por as imagens aqui, ok? ou então, mande a imagem como anexo aqui no fórum mesmo