Erro classpath

Dei uma olhada no link q vc me indicou acima. Ele fala sobre o CLASSPATH e to achando nisso a minha maior dificuldade.
Eu até cheguei a pegar o arquivo .jar do driver do MySql e colocar dentro da pasta ext, porém não adiantou, minha aplicação continua dando erro Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”); do tipo NoClassDefFoundError, estou usando o BlueJ, pois tentei usar o Eclipse ou o NetBeans e não consegui fazer nada, a próposito se alguém tiver algum material sobre um dos dois, vou colar o Código q estou usando:

import java.sql.*; 

public class BDConexao { 
private static Connection con; 
private static Statement stmt; 
private static ResultSet resultado; 
private static boolean status = false; 

/** Creates a new instance of BDConexao */ 
public BDConexao() throws ClassNotFoundException, SQLException { 
inicializarConexaoBD(); 
} 

public static void inicializarConexaoBD() throws ClassNotFoundException, SQLException { 
status = true; 
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); 
con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/test", "root", ""); 
stmt = con.createStatement(); 
} 

public static void finalizarConexaoBD() { 
try { 
stmt.close(); 
con.close(); 
} 
catch (Exception e) { 
e.printStackTrace(); 
} 
} 


public static Statement getStatement() { 
return stmt; 
} 

public static boolean getStatus() { 
return status; 
} 

public static int obterUltimoCodigoGeradoTabela(String nomeTabela) { 
try { 
String csCodigoGerado = "SELECT LAST_INSERT_ID() from " + nomeTabela; 
resultado = stmt.executeQuery(csCodigoGerado); 
resultado.first(); 
return (resultado.getInt(1)); 
} 
catch (SQLException se) { 
return 0; 
} 
} 
}

Se alguém puder me ajudar!

Olá!
O problema é que sua aplicação não está encontrando o driver de conexão com o banco… edite o seu classpath e adicione a entrada “full” do driver por exemplo:

CLASSPATH=c:\foo\bar\driverjbdcbanco.jar

Deste modo ele é encontrado pelo sistema…
Uma dica muito interessante é você utilizar um mesmo tópico para postar suas dúvidas, mantendo assim um histórico de respostas evitando que elas sejam repetidas :wink:
[]s

No lugar do arquivo .jar tente usar as pastas. Copie a pasta com q esta nos fontes do driver para a sua classpath. Veja esse exemplo, coloquei num arquivo .bat e o executo. PrincipalFrame é minha classe inicial. Na pasta classes estao minhas classes compiladas.

@echo off 
c:\jdk1.5.0_01\bin\java.exe -classpath "C:\jdk1.5.0_01\jre\lib\rt.jar;C:\Wallace\Documentos\Java\Processo\classes" PrincipalFrame